Dennis Ritchie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dennis Ritchie
Física, matemática aplicada, ciência da computação
Dennis Ritchie em 1998
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano(a)
Nascimento 9 de Setembro de 1941
Local Bronxville, Nova Iorque
 Estados Unidos
Morte 12 de Outubro de 2011 (70 anos)
Local Berkeley Heights, Nova Jersey
 Estados Unidos
Atividade
Campo(s) Física, matemática aplicada, ciência da computação
Instituições Lucent Technologies
Bell Labs
Alma mater Universidade de Harvard
Conhecido(a) por Linguagem de programação B
Linguagem de programação C
Multics
Unix
Prêmio(s)

Dennis MacAlistair Ritchie (Bronxville, 9 de Setembro de 1941Berkeley Heights, 12 de Outubro de 2011)[1] [2] foi um cientista da computação estadunidense, notável pela sua influência em linguagens de programação como ALTRAN, B, BCPL e C, e em sistemas operacionais como o Multics e o UNIX.

Nascido em Bronxville, Nova Iorque, Ritchie formou-se em física e matemática aplicada pela Universidade de Harvard. Em 1967 começou a trabalhar no Centro de Investigação de Ciências Computacionais dos laboratórios Bell. Foi chefe do Departamento de Investigação de Software de Sistemas da Lucent Technologies. Em 1983, ele e Ken Thompson receberam o Prémio Turing "pelo seu desenvolvimento de teoria de sistemas operativos genéricos e especialmente pela sua implementação do sistema operativo UNIX."

C e UNIX[editar | editar código-fonte]

Ao perguntarem-lhe sobre o que lhe influenciou a desenvolver a linguagem C da maneira que ele a fez, Ritchie teria respondido que "parecia a coisa certa a ser feita" e que qualquer pessoa que se encontrasse na mesma altura e no mesmo lugar que ele teria feito a mesma coisa. Um dos seus colegas dos laboratórios Bell, Bjarne Stroustrup, que desenvolveu e projectou a linguagem C++, uma versão da linguagem C mais vocacionada para a programação orientada a objetos, supostamente disse que "se o Dennis tivesse optado por dedicar-se naquela década à matemática esotérica, o UNIX teria sido um natimorto." Certamente, sendo o inventor da linguagem de programação C e o co-inventor (juntamente com Ken Thompson) do sistema operativo UNIX, Ritchie ganhou um lugar importante na história da indústria informática. A linguagem C continua a ser largamente utilizada no desenvolvimento de aplicações e sistemas operativos e a sua influência pode ser vista em linguagens de programação mais recentes, tais como C++, Java, C#, PHP e JavaScript.

No mundo dos sistemas operativos, o UNIX é também muito influente. A partir da linguagem C foram desenvolvidos vários sistemas operativos inspirados do UNIX sistemas ditos unix-like . Até a Microsoft, cujo sistema operativo Windows compete com o UNIX, desenvolveu ferramentas de compatibilidade de UNIX e compiladores de C para desenvolvedores dos seus produtos.

Ken Thompson e Dennis Ritchie em 1984

Alcunhas[editar | editar código-fonte]

Dennis Ritchie era frequentemente referido como "DMR" em vários grupos de discussão da Usenet (tais como comp.lang.c); ele era o "R" do K&R.

Morte e legado[editar | editar código-fonte]

Dennis Ritchie foi encontrado morto em 12 de outubro de 2011, aos 70 anos, em sua casa em Berkeley Heights, Nova Jersey, onde ele vivia sozinho.[1] A primeira notícia de sua morte veio de seu ex-colega, Rob Pike.[2] [3] A causa e a hora exata da morte não foram divulgados.[4] Ele tinha uma saúde frágil após vários anos de tratamento para câncer de próstata e doenças cardíacas.[1] [5] [2] [6] Sua morte, que veio uma semana depois da morte de Steve Jobs, não recebeu tanta cobertura da mídia.[7]

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • "The C Programming Language", Dennis Ritchie, Brian Kernighan, (1978) (No Brasil: C - A Linguagem de Programação - Ed. Campus, 1986)
  • "Unix Programmer's Manual", Dennis Ritchie (1971)

Referências

  1. a b c Steve Lohr (13 de outubro de 2011). Dennis Ritchie, Trailblazer in Digital Era, Dies at 70 (em inglês) New York Times. Visitado em 15 de outubro de 2011.
  2. a b c Unix creator Dennis Ritchie dies aged 70 (em inglês) BBC News (13 de outubro de 2011). Visitado em 15 de outubro de 2011.
  3. Rob Pike (12 de outubro de 2011). Postagem sem título no Google+ (em inglês). Visitado em 15 de outubro de 2011.
  4. Summary Box: Dennis Ritchie, pioneer in computer programming at Bell Labs, dies at 70 (em inglês) The Washington Post (13 de outubro de 2011). Visitado em 15 de outubro de 2011.
  5. Gallagher, Sean (13 de outubro de 2011). Dennis Ritchie, Father of C and Co-Developer of Unix, Dies (em inglês) Wired. Visitado em 15 de outubro de 2011.
  6. Andrew Binstock (13 de outubro de 2011). Dennis Ritchie, in Memoriam (em inglês) drdobbs.com. Visitado em 15 de outubro de 2011.
  7. Michael Humphrey (14 de outubro de 2011). The Inevitable Steve Jobs Vs. Dennis Ritchie Discussion (em inglês) Forbes. Visitado em 15 de outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Stephen Cook
Prêmio Turing
1983
com Ken Thompson
Sucedido por
Niklaus Wirth