Edgar Frank Codd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Edgar Frank Codd
Edgar F Codd.jpg
Nacionalidade  Reino Unido
Nascimento 23 de agosto de 1923
Local Dorset
Morte 18 de abril de 2003 (79 anos)
Local Flórida
Conhecido(a) por Modelo relacional
Prêmio(s) Prêmio Turing (1981), Prêmio Pioneiro da Computação (1996)

Edgar Frank Codd (Dorset, 23 de agosto de 1923Flórida, 18 de abril de 2003) foi um matemático britânico.

Desenvolveu o modelo de banco de dados relacional, quando era pesquisador no laboratório da IBM em San José.

Em junho de 1970 publicou um artigo chamado "Relational Model of Data for Large Shared Data Banks" ("Modelo de dados relacional para grandes bancos de dados compartilhados") que foi publicado na Revista ACM ("Association for Computing Machinery") Vol. 13, No. 6, pp. 377–387. Este artigo, um desenvolvimento de um artigo interno da IBM publicado no ano anterior, demonstrou os fundamentos da teoria dos bancos de dados relacionais, usando tabelas ("linhas" e "colunas") e operações matemáticas para recuperá-las destas tabelas (UNION, SELECT, SUM etc…).

Devido ao interesse da IBM em preservar o faturamento trazido por produtos pré-relacionais tais como o IMS/DB, não quis inicialmente implementar as idéias de Codd. Este então buscou grandes clientes da IBM para mostrar-lhes as novas potencialidades de uma eventual implementação do modelo relacional. A pressão desses clientes sobre a IBM forçou-a a incluir, em seu projeto FS, o subprojeto System R com sua linguagem SEQUEL. Entretanto, entregou o projeto a um grupo de desenvolvedores que não compreendera perfeitamente as idéias de Codd, e isolou o mesmo do projeto. Assim, o produto final do projeto System R foi o SQL, linguagem de programação de dados que não é relacional, embora seja suficientemente próxima do modelo para, tendo várias vantagens sobre sistemas pré-relacionais, ter alcançado grande sucesso.

Em desgosto pela rejeição a suas idéias, Codd uniu-se a seu colega Christopher J. Date da IBM para deixar a mesma, fundando uma consultoria chamada Codd & Date. Logo após adoeceu e teve de encerrar sua carreira, vindo a falecer no começo do III milênio. Date continuou a obra de Codd, tornando-se autor de vários livros e co-autor, com Hugh Darwen, da proposta de linguagem relacional Tutorial D.

O modelo relacional chegou a ser implementado ainda em vida de Codd, pela própria IBM, num sistema de uso restrito chamado BS12, e por versões iniciais do Ingres, que implementavam a linguagem QUEL, baseada numa proposta de linguagem relacional Alpha de autoria de Codd. Mais recentemente, a empresa de Utah Alphora criou o Dataphor, implementando a linguagem quase-relacional D4, e um pesquisador inglês criou Rel, uma implementação Java do Tutorial D.


Precedido por
Charles Antony Richard Hoare
Prêmio Turing
1981
Sucedido por
Stephen Cook


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.