Jack Kilby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jack Kilby Medalha Nobel
Física, engenharia elétrica
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 8 de Novembro de 1923
Local Jefferson City
Morte 20 de Junho de 2005 (81 anos)
Local Dallas
Atividade
Campo(s) Física, engenharia elétrica
Instituições Texas Instruments
Alma mater Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Universidade de Wisconsin–Milwaukee
Prêmio(s) Medalha Nacional de Ciências (1969), Prêmio Cledo Brunetti IEEE (1978), National Inventors Hall of Fame (1982), Medalha de Honra IEEE (1986), Prêmio Charles Stark Draper (1989), Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1990), Prêmio Pioneiro da Computação (1993), Prêmio Kyoto (1993), Nobel prize medal.svg Nobel de Física (2000)

Jack St. Claire Kilby (Jefferson City, 8 de Novembro de 1923Dallas, 20 de Junho de 2005) foi um físico e engenheiro eletricista estadunidense.

No final dos anos 50, ao ser contratado pela Texas Instruments, produziu um chip de cristal que reunia componentes antes separados, como transístores, resistores e capacitores.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Kilby trabalhou para o Office of Strategic Services (OSS). Dois anos depois, em 1947, terminou a sua formação na Universidade de Illinois e, em 1950, graduou-se novamente, desta feita pela Universidade de Wisconsin, em engenharia electrónica.

Mudou-se então para Milwaukee, no Wisconsin, para trabalhar na Centralab, uma divisão da empresa Globe-Union Corporation, uma das primeiras a fabricar transístores.

Em 1958 aceitou um lugar na empresa Texas Instruments, Inc., onde se tornou responsável pela pesquisa no campo da miniaturização de circuitos eléctricos. Neste mesmo ano, Kilby projectou o primeiro circuito integrado, que demonstrou em laboratório no dia 12 de setembro.

No entanto, ao mesmo tempo mas numa outra empresa, a Fairchild Corporation, Robert Noyce desenvolvia um projecto similar, pelo que Jack Kilby é considerado "co-inventor" do circuito integrado.

À medida que a investigação prosseguia, o circuito integrado tornava-se cada vez menor, permitindo o processamento mais rápido de dados e requerendo menos energia. Em meados da década de 1960, Kilby criou circuitos integrados para um míssil balístico intercontinental, chamado Minuteman, mas a primeira aplicação em que foram mais largamente usados foi na construção das calculadoras de bolso, desenvolvidas no princípio dos anos 70.

Em 1970, Jack Kilby foi promovido ao lugar de consultor da Texas Instruments, Inc. e, em 1978, começou a ensinar na Texas A&M University. Mas Kilby nunca abandonou o seu trabalho inventivo, pelo que tem mais de 60 patentes registadas para tecnologias ligadas a fins militares, industriais e comerciais.

Em outubro de 2000 foi-lhe atribuído, juntamente com Zhores Alferov e Herbert Kroemer, o Nobel de Física, pelo seu contributo no desenvolvimento das tecnologias da informação, tendo sido considerado o precursor das novas tecnologias da informação.

Kilby, acometido por um câncer, viria a falecer aos 81 anos, na cidade de Dallas.

Circuito integrado[editar | editar código-fonte]

Kilby pensava em maneiras de miniaturizar os componentes e simplificar sua fabricação, possivelmente construindo todos eles sobre uma mesma lâmina de silício. Em julho de 1958, ele escreveu em seu caderno de pesquisa: A miniaturização extrema de muitos circuitos elétricos pode ser alcançada fazendo-se resistores, capacitores, transistores e diodos em uma única lâmina de silício.

Em seguida, ele ocupou-se em mostrar nas cinco páginas seguintes como isso poderia ser feito. No final de agosto, uma versão simplificada de seu circuito já estava disponível, mostrando que era possível produzir transistores, diodos, capacitores e resistores em um único bloco de semicondutor e interconectá-los para criar circuitos funcionais.

Patentes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
John Roy Whinnery
Medalha de Honra IEEE
1986
Sucedido por
Paul Christian Lauterbur
Precedido por
Gerardus 't Hooft e Martinus J. G. Veltman
Nobel de Física
2000
com Zhores Alferov e Herbert Kroemer
Sucedido por
Eric Allin Cornell, Carl Wieman e Wolfgang Ketterle