Calculadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma calculadora aritmética básica


Calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Este tipo é considerado distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, no sentido de que a calculadora é um dispositivo voltado para um fim específico e que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing.

Embora muitas calculadoras modernas incorporem com frequência um computador genérico, o dispositivo como um todo foi projectado para facilitar a realização de operações específicas, e não visando flexibilidade de tarefas. Também, calculadoras modernas são muito mais portáteis do que a maioria dos outros dispositivos chamados computadores, embora muitos PDAs sejam compatíveis em tamanho com calculadoras portáteis.

Calculadoras eletrônicas[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

Hewlett-Packard HP-48, capaz de lidar com gráficos tridimensionais, cálculo diferencial e integral, matrizes, e muitas outras funções avançadas

As calculadoras de hoje são eletrônicas e são construídas por vários fabricantes, em diversas formas e tamanhos variando em preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. Somente poucas companhias desenvolvem calculadoras profissionais para a área financeira e engenharia; as mais conhecidas são Sharp, Casio, Procalc, Hewlett-Packard (HP) e Texas Instruments (TI), estas duas últimas empresas, os mais tradicionais fabricantes de calculadoras.

A capacidade de uma calculadora varia conforme o modelo, desde possibilidades de cálculo limitados à aritmética básica, passando por outras que oferecem funções trigonométricas, até outras funções matemáticas mais avançadas. As mais modernas e avançadas são programáveis e podem apresentar gráficos.

No passado, com a ajuda de dispositivos como o ábaco, régua de cálculo e outros, pessoas, normalmente mulheres, denominadas "calculadores" faziam o sério trabalho de cálculo numérico com a ajuda de caneta e papel. Não é necessário dizer que este trabalho semi-manual era tedioso, extremamente lento e sujeito a erros.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Calculadoras Gráficas são aquelas que podem plotar gráficos 2D ou 3D em seu display. Exemplos de calculadoras gráficas são HP 49G+, HP 48, HP 50g, etc.

Calculadoras Científicas não plotam gráficos, mas calculam funções como seno, cosseno, etc. Exemplos são as da marca Casio, Hewlett-Packard, Texas, Sharp e outras.

As calculadoras Financeiras são calculadoras voltadas para o meio financeiro, com muitas funções já prontas. Um exemplo é a HP12C.

E temos também as calculadoras simples que não possuem nem as funções trigonométricas básicas, como seno, cosseno e tangente.

Calculadoras e programas do cálculo no computador[editar | editar código-fonte]

Computadores pessoais e assistentes digitais pessoais podem executar cálculos gerais em uma variedade de modos:

  • A maioria dos sistemas operacionais de computador, incluem um programa "Calculadora" (Calculadora de Mac OS, Calculadora de Microsoft, KCalc, Grapher, ATCalc).
  • A maioria, entretanto não todos, imitam a interface de uma calculadora física. Algumas concha programa e também interpretou linguagens de programação proveem funções de cálculo interativas.
  • Para cálculos mais complexos que requerem quantias grandes de dados organizados, os programas de planilha eletrônica como Excel ou OpenOffice.org Calc proveem cálculo e às vezes informam funções.
  • Programas de Álgebra de computador como Mathematica, e outros podem controlar cálculos avançados.
  • Calculadoras no navegador de internet.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Calculadora