Ralph Alpher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ralph Asher Alpher
Física, cosmologia
Nacionalidade Estados Unidos Estados Unidos
Nascimento 3 de fevereiro de 1921
Local Estados UnidosWashington, Distrito de Colúmbia, EUA
Morte 12 de agosto de 2007 (86 anos)
Local Estados UnidosAustin, Texas, EUA
Atividade
Campo(s) Física, cosmologia
Instituições Universidade Johns Hopkins
Prêmio(s) Medalha Henry Draper (1993), Medalha Nacional de Ciências (2005)

Ralph Asher Alpher (Washington, D.C., 3 de fevereiro de 1921Austin, 12 de agosto de 2007) foi um físico e cosmólogo estadunidense.

Alpher era considerado um prodígio, e com dezesseis anos foi-lhe oferecida uma bolsa de estudos no MIT, que lhe foi posteriormente retirada, possivelmente pela descoberta de que era judeu. Em vez disso, freqüentou a Universidade George Washington, onde encontrou George Gamov, na época professor da universidade, que o acolheu como estudante de doutorado.

Alpher é mais conhecido pela sua predição da radiação cósmica de fundo em micro-ondas em 1948, juntamente com George Gamov e Robert Herman, e pela Teoria Alpher-Bethe-Gamov que ele desenvolveu com Gamov e publicou em um importante artigo em 1948. Acredita-se que Alpher forneceu grande parte da habilidade matemática para apoiar a teorização de Gamov. Hans Bethe não teve nenhum envolvimento no desenvolvimento da teoria (embora tenha trabalhado em tópicos correlatos mais tarde); Gamov acrescentou o nome de Bethe no artigo pra tornar o título um trocadilho com "Alpha-Beta-Gamma", as três primeiras letras do alfabeto grego. Conta-se que Alpher ficou bastante aborrecido com a adição do nome de Bethe ao artigo - e com razão. O fato de os dois famosos físicos constarem como autores do artigo resultou em pouco caso dado à importante colaboração de Alpher à teoria. Os cientistas que leram o artigo pensaram que Bethe e Gamov tivessem sido os principais autores da teoria e, apesar da sua importante contribuição à teoria do Big Bang, Alpher continua imensamente desconhecido.

Alpher e Robert Herman foram laureados com a Medalha Henry Draper, em 1993.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Artigo jornalístico de livro sobre o Big Bang que cita Alpher como contribuinte maior para a teoria do Big Bang.


Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.