Yakir Aharonov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yakir Aharonov
Física
Nacionalidade Israel Israelense
Residência  Estados Unidos
Nascimento 1932 (82 anos)
Local Haifa
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Instituto Perimeter de Física Teórica, Universidade Chapman, Universidade de Tel Aviv, Universidade da Carolina do Sul, Universidade George Mason, Universidade Brandeis, Universidade Yeshiva
Alma mater Technion, Universidade de Bristol
Orientador(es) David Bohm
Orientado(s) David Albert, Avshalom Elitzur, Lev Vaidman
Prêmio(s) Medalha Elliott Cresson (1991), Prêmio Wolf de Física (1998), Medalha Nacional de Ciências (2009)

Yakir Aharonov (em hebraico: יקיר אהרונוב; Haifa, Israel, 1932) é um físico de Israel, especialista em física quântica, que tem uma cátedra na Universidade de Tel Aviv em Israel e na Universidade da Carolina do Sul nos Estados Unidos desde 1973.

Yakir Aharonov é graduado pelo Technion em Haifa, em 1956. Continuou os seus estudos na Universidade de Bristol com David Bohm, recebendo o seu doutoramento em 1960.

No outono de 2006, passou a fazer parte do recém-formado Centro de Estudos Quânticos da Universidade George Mason em Fairfax (Virgínia). Em honra da sua chegada a Mason, a Série de Conferências Aharonov foi criada. Durante o período 2006-2007, a série contou com a presença de William D. Phillips do NIST, Roger Penrose, e Paul Davies.

Os seus interesses de investigação científica centram-se nos efeitos não-locais e topológicos em mecânica quântica, teoria quântica de campos e na interpretação da mecânica quântica. Em 1959, Aharonov e David Bohm propuseram o efeito Aharonov-Bohm por cuja descoberta em 1998 foi atribuído o Prêmio Wolf de Física.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
John Archibald Wheeler
Prêmio Wolf de Física
1998
com Michael Berry
Sucedido por
Dan Shechtman