Universidade Brandeis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Village Residence Hall, Brandeis University, Waltham MA.jpg

A Universidade Brandeis (Brandeis University, pron. ˈbrændaɪs) é uma instituição universitária privada americana, cujas atividades de ensino e pesquisa são prioritariamente voltadas para as artes liberais.[1] Está situada em Waltham, no Condado de Middlesex (Massachusetts), 14 km a oeste de Boston.

Fundada em 1948 no local da antiga Middlesex University, seu nome homenageia Louis Dembitz Brandeis (1856–1941), o primeiro juiz judeu da Suprema Corte dos Estados Unidos. A princípio, seria denominada Universidade Albert Einstein, mas o físico declinou.

Brandeis é a primeira universidade financiada pela comunidade judaica dos Estados Unidos. Embora multiconfessional, a instituição conta, desde os seus primórdios, com uma forte proporção de estudantes e professores judeus (80% durante os anos 1950 e cerca de 50% atualmente).

Seu corpo discente é constituído por aproximadamente 3.200 alunos de graduação e 2.100 de pós-graduação.[2] Em 2010, foi classificada pelo U.S. News and World Report como a 34ª melhor universidade dos Estados Unidos.[3]

Referências

  1. Fast Facts Brandeis University.
  2. Schools and Enrollment Brandeis University.
  3. "America's Best Colleges 2008: National Universities: Top Schools", U.S. News & World Report.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Brandeis
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.