Universidade de Illinois em Urbana-Champaign

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Fevereiro de 2008).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Universidade de Illinois em Urbana-Champaign
University of Illinois at Urbana–Champaign
Lema "Aprendizagem e Trabalho"
Fundação 1867
Tipo de instituição Pública
Localização Urbana e Champaign, Illinois, Estados Unidos
Campus Micro-Urban
Página oficial Illinois.edu
John Milton Gregory

Universidade de Illinois em Urbana e Champaign (também reconhecida como UIUC) é uma universidade pública estadunidense no estado de Illinois, fica localizada nas cidades gêmeas de Urbana e Champaign.

Foi fundada em 1867 é a segunda mais antiga do estado, é uma universidade de grande porte[1] , em muitos modos. Há mais de 150 cursos de graduação e mais de 100 cursos de pós-graduação em dezesseis escolas. Os estudantes podem escolher quase quatro mil especialidades, que variam de retórica e matemática a terra e água e engenharia nuclear. Há também nove programas pre-profissionais nas áreas de odontologia, direito, medicina, enfermagem, terapia ocupacional, optometria, farmácia, terapia física, e medicina veterinária.

A universidade é atualmente classificada como a 42ª do mundo e 11ª dos Estados Unidos de acordo com o jornais US News e World Report, e mais de oitenta programas de graduação e de pós-graduação classificados como Top 25 nos EUA. É muito reconhecida nos programas de engenharia, informática, publicidade, psicologia, agricultura e contabilidade.

Há também muitos estudantes na UIUC. Atualmente, 29.632 estudantes estudam na graduação e mais que 11.000 na pós-graduação. Os estudantes vêm de todos os cinquenta estados e de mais de cem outros países. Também, a cidade universitária é mesmo grande. Há 272 prédios importantes acadêmicos e de pesquisa construídos em 1.458 acres[2] .

A universidade dispõe de 17 faculdades que oferecem mais de 150 programas de estudo. Além disso, a universidade opera uma extensão, que serve 2,7 milhões de inscritos por ano em todo o estado de Illinois e além[3] . O campus possui 286 prédios em 1.468 acres (594 ha) nas cidades gêmeas de Champaign e Urbana; seu orçamento operacional anual em 2011 foi de US $ 1,7 bilhão.

O programa de português[editar | editar código-fonte]

A universidade tem um programa de português. As pessoas podem estudar português como um curso de graduação ou um curso de pós-graduação. É oferecido uma área de concentração primária (major) ou secondária (minor). O programa inclui uns cursos: básicos de linguagem (101 a 104); de composição e de conversação; dos filmes brasileiros; a cultura luso-brasileira; a literatura brasileira e portuguesa; etc. É possível com esse esquema ter um “minor” em português. O corpo docente é muito dinâmico e faz programas que envolvem os estudantes na linguagem e na cultura do Brasil, como a Associação Acadêmica Luso-Brasileira, composta por estudantes de português, que convida os interessados a participarem de diferentes programas a cada semana.

A cidade universitária[editar | editar código-fonte]

Os prédios acadêmicos e de pesquisa são divididos igualmente entre Champaign e Urbana. Há quatro quadras importantes. No norte, há duas destas quadras: a quadra de Beckman e a quadra de John Bardeen (conhecido na UIUC como a quadra da engenharia). Estas quadras compõem o campus da engenharia. A quadra de Beckman tem muitos prédios de pesquisa e muitos laboratórios, incluindo o Instituto Beckman, um dos maiores institutos de ciência e de tecnologia no mundo. A quadra da engenharia tem uma das maiores bibliotecas da engenharia do país, Grainger. Imediatamente ao sul da quadra da engenharia fica a quadra principal e, ao sul desta, a quadra do sul. O anterior tem principalmente prédios da escola de LAS (letras e ciências liberais), e o último tem prédios da escola de ACES (ciências agrícolas, de consumidor, e do ambiente). Nestas quadras, há muitas bibliotecas, como a Biblioteca de Graduação; a Biblioteca de ACES; e a Biblioteca de Pós-Graduação, que é a maior biblioteca acadêmica pública do mundo. Os campos da pesquisa da escola de ACES estendem-se muito ao sul na cidade vizinha de Savoy. Também em Savoy fica o Aeroporto de Williard que pertence à universidade. Foi nomeado segundo um ex-presidente da universidade, Arthur Cutts Willard. Foi construído em 1945 e começou a operar em 1954. A universidade faz muitos projetos de pesquisa lá, e o Instituto da Aviação o usa para os cursos. Os voos nacionais de American, Delta, e Northwest Airlines chegam e partem também aqui.

A vida dos estudantes[editar | editar código-fonte]

Na cidade universitária tem muitos barzinhos e discotecas. No centro comercial de Champaign, há um shopping grande, dois cinemas, e muitos, muitos restaurantes onde os estudantes podem comer. Se não tiver um carro, pode-se pegar o ônibus. O sistema MTD (Mass Transit District) fornece muitas rotas de ônibus aos estudantes na cidade universitária e fora dela. Há também mais de mil clubes e associações fundados pelos estudantes. Quase cada atividade imaginável tem uma associação na universidade. Os estudantes que não achararem uma associação para se inscrever, podem formar um novo clube.

As residências[editar | editar código-fonte]

A universidade exige que todos os calouros que não comutam vivam numa residência universitária (URH) ou numa residência privada-certificada universitária (UPCH) durante um semestre. Depois deste semestre, a gente pode morar numa residência, num apartamento, numa casa, ou numa casa de um clube de estudantes. Para os estudantes de graduação, há vinte e duas residências que ficam por todos os lados na universidade. Há duas residências para os estudantes de pós-graduação (Sherman Hall e Daniels Hall), restringidos às pessoas que têm vinte anos ou mais, mas hoje Sherman Hall é disponível aos estudantes de graduação também.

A universidade tem uma rede de apartamentos onde a gente pode morar depois do primeiro semestre. Apartamentos públicos são disponíveis também. As pessoas que moram em Champaign e em Urbana arrendam, às vezes, as próprias casas aos estudantes para o ano escolar. Se um estudante uniu-se com um clube de estudantes (um fraternity ou uma sorority), pode morar na casa deste clube também. No oeste da cidade universitária, há muitas casas dos clubes de estudantes. Quase 20% dos estudantes na universidade participam na vida grega, que é composta de 45 fraternities e 20 sororities. Muitos clubes são nomeados de “alpha,” que significa que é o primeiro clube de estudantes com esse interesse no país.

A pesquisa[editar | editar código-fonte]

A universidade é bem reconhecida nacionalmente para a pesquisa. O corpo docente faz uma nova pesquisa todos os dias. Faz pesquisa em todas as áreas imagináveis, das personalidades dos estudantes a novas fontes de poder nuclear. Recentemente, a universidade construiu o Siebel Center da Informática, a facilidade acadêmica mais tecnologicamente avançada no presente. Também a UIUC construiu o primeiro computador possuído por uma faculdade, o ILLIAC (Illinois Automatic Computer), em 1952. O primeiro web browser gráfico, Mosaic, sobre qual Microsoft Internet Explorer é baseado, foi criado pelo Centro Nacional para Aplicações de Supercomputing (NCSA), fundado na Universidade de Illinois. A excelência continua hoje, com novos avanços todos os dias.

O atletismo[editar | editar código-fonte]

A universidade tem dez clubes atléticos para os homens e onze para as mulheres. Competem na Divisão 1-A do NCAA e na conferência atlética “Big Ten.” Os “Fighting Illini” jogam nas várias instalações atléticas, como Memorial Stadium para o futebol americano e Assembly Hall para o basquete. Em 2005, o Fighting Illini de basquete de homens jogaram uma das melhores temporadas deles, acabando com um recorde de 37-2, perdendo ao North Carolina Tar Heels no campeonato nacional.

Bacharéis e atletas notáveis[editar | editar código-fonte]

Onze bacharéis e nove professores ganharam o Prêmio Nobel. Algumas áreas em qual eles o ganharam incluem a medicina, a química, a psicologia, e a física. John Bardeen foi a única pessoa que ganhou o Prêmio Nobel duas vezes para a física (em 1956 e em 1972). Dezoito bacharéis e dois professores ganharam o Prêmio Pulitzer. Muitos bacharéis fundaram companhias famosas nos Estados Unidos e por todos os lados no mundo. Também muitos atletas famosos e bem sucedidos vieram da UIUC e gozaram (ou gozam hoje!) as carreiras atléticas profissionais.

As escolas e os institutos[editar | editar código-fonte]

Segue uma lista das dezesseis escolas e institutos da universidade:

Referências

  1. "Address of Dr. Newton Bateman" in "Some Founding Papers of the University of Illinois" (Urbana, 1967). p.17 Página visitada em 21 de junho de 2012
  2. American Library Association, "ALA Library Fact Sheet 22 – The Nation's Largest Libraries: A Listing by Volumes Held". (em inglês) Página visitada em 21 de junho de 2012.
  3. What we do.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade de Illinois em Urbana-Champaign