Jean Baptiste Perrin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jean Baptiste Perrin Medalha Nobel
Física
Nacionalidade França Francês
Nascimento 30 de Setembro de 1870
Local Lille
Morte 17 de Abril de 1942 (71 anos)
Local Nova Iorque
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Escola Normal Superior de Paris, Universidade de Paris
Alma mater Escola Normal Superior de Paris
Prêmio(s) Medalha Matteucci (1911), Nobel prize medal.svg Nobel de Física (1926)

Jean Baptiste Perrin ForMemRS[1] (Lille, 30 de OutubroNova Iorque, 17 de Abril de 1942) foi um físico francês.

Recebeu em 1926 o Nobel de Física, por estudos sobre a estrutura descontínua da matéria e, em especial, pela descoberta do equilíbrio na sedimentação.

Walther Nernst Robert Goldschmidt Max Planck Marcel Brillouin Heinrich Rubens Ernest Solvay Arnold Sommerfeld Hendrik Antoon Lorentz Frederick Lindemann Maurice de Broglie Martin Knudsen Emil Warburg Friedrich Hasenöhrl Jean Baptiste Perrin Georges Hostelet Edouard Herzen James Hopwood Jeans Wilhelm Wien Marie Curie Ernest Rutherford Henri Poincaré Heike Kamerlingh Onnes Albert Einstein Paul Langevin
Primeira Conferência de Solvay, em 1911. Perrin é o sexto sentado, a partir da esquerda

Participou da 1ª, 3ª e 7ª Conferência de Solvay.

Os primeiros trabalhos de Perrin estava no campo de desenvolvimento de raios catódicos e raios-x. Em 1895, ele estabeleceu o resultado importante que os raios catódicos são desviados por um campo magnético e, portanto, carregam uma carga negativa. Ele começou a calcular a proporção da carga para a massa dessas partículas, mas foi antecipado por J. J. Thomson. Em 1901, ele produziu um trabalho sobre físico-química, Les Principes (Princípios).

Sua obra mais importante, porém, foi em movimento browniano ea hipótese molecular. Em 1828, Robert Brown relatou que o pólen granulado imerso na água mudou de forma contínua e irregular. No entanto, ele foi deixado para Albert Einstein para fornecer algumas explicações quantitativas para o movimento em 1905. Supondo que o pólen estava sendo movido por moléculas de água, mostrou que a distância média percorrida por uma partícula aumenta com o quadrado do tempo decorrido. Efetuar as correcções necessárias para a temperatura, o tamanho das partículas e da natureza do líquido envolvido, Einstein fez previsões precisas sobre o quanto uma partícula deve viajar em um dado momento.

Em 1908, Perrin foi finalmente capaz de confirmar as predições de Einstein experimentalmente. Sua obra foi possível graças ao desenvolvimento da ultramicroscopia por Richard Zsigmondy e Henry Siedentopf em 1903. Ele era capaz de trabalhar fora de seus resultados experimentais e fórmula de Einstein, o tamanho da molécula de água e um valor exacto para o número de Avogadro.

A importância fundamental deste trabalho foi estabelecido que o atomismo como algo mais do que uma hipótese útil. Foi, principalmente como resultado do trabalho de Perrin, de que o cético mais eminentes, Wilhelm Ostwald, finalmente cedeu. Perrin foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1926 por seu trabalho em browniano movimento e sedimentação .

Em 1913 ele publicou Les Atomes (átomos), que reunidos não só o seu próprio trabalho, sobre as moléculas, mas novo material a partir de radioquímica , a radiação do corpo negro, e muitos outros campos, para demonstrar a realidade das moléculas. Foi um trabalho extremamente influente, passando por quatro edições em seu primeiro ano e ser traduzido em muitas línguas.

Referências

  1. J. S., Townsend (1943). "Jean Baptiste Perrin. 1870-1942" (em inglês). Obituary Notices of Fellows of the Royal Society 4 (12): 301–326 pp.. DOI:10.1098/rsbm.1943.0004. Página visitada em 27 de dezembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jean Baptiste Perrin


Precedido por
Heike Kamerlingh Onnes
Medalha Matteucci
1911
Sucedido por
Pieter Zeeman
Precedido por
James Franck e Gustav Ludwig Hertz
Nobel de Física
1926
Sucedido por
Arthur Holly Compton e Charles Thomson Rees Wilson


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.