Arnold Sommerfeld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arnold Sommerfeld
Física
Arnold Sommerfeld em 1897
Nacionalidade Alemanha Alemão
Residência  Alemanha
Nascimento 5 de dezembro de 1868
Local Königsberg
Morte 26 de abril de 1951 (82 anos)
Local Munique
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Universidade de Göttingen, Universidade Técnica de Clausthal, Universidade Técnica de Aachen, Universidade de Munique
Alma mater Universidade de Königsberg
Tese 1891: Die willkürlichen Functionen in der mathematischen Physik
Orientador(es) Ferdinand von Lindemann[1]
Orientado(s) Hans Bethe, Peter Debye, Paul Sophus Epstein, Paul Peter Ewald, Herbert Fröhlich, Erwin Fues, Ernst Guillemin, Werner Heisenberg, Walter Heitler, Karl Herzfeld, Helmut Hönl, Ludwig Hopf, Alfred Landé, Otto Laporte, Wilhelm Lenz, Wolfgang Pauli, Wojciech Rubinowicz, Rudolf Seeliger, Ludwig Waldmann, Heinrich Welker, Gregor Wentzel
Conhecido(a) por Constante de estrutura fina, Identidade de Sommerfeld, modelo do elétron livre, antiga teoria quântica
Prêmio(s) Medalha Matteucci (1924), Medalha Max Planck (1931), Medalha Lorentz (1939), Medalha Oersted (1949)

Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld (Königsberg, 5 de dezembro de 1868Munique, 26 de abril de 1951) foi um físico alemão que introduziu a constante de estrutura fina em 1916. Foi indicado 81 vezes para o Nobel de Física.[2]

Arnold Sommerfeld nasceu em Königsberg, onde estudou matemática e ciências físicas na Universidade de Königsberg.

Após obter o doutorado em 1891, trabalhou na Universidade de Göttingen, onde recebeu um professorado em 1896. Tornou-se professor de matemática na Universidade Clausthal-Zellerfeld em 1897, e de engenharia técnica na Universidade de Aix-la-Chapelle, em 1900, onde desenvolveu a teoria da lubrificação hidrodinâmica. Em 1897, começou uma colaboração de treze anos com Felix Klein, em um tratado de quatro volumes sobre o giroscópio.

Entre 1906 e 1931 estabeleceu-se como professor de física na Universidade de Munique. Lá teve contato com a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein. Suas contribuições matemáticas à teoria ajudaram seu reconhecimento pelos mais céticos.

Walther Nernst Robert Goldschmidt Max Planck Marcel Brillouin Heinrich Rubens Ernest Solvay Arnold Sommerfeld Hendrik Antoon Lorentz Frederick Lindemann Maurice de Broglie Martin Knudsen Emil Warburg Friedrich Hasenöhrl Jean Baptiste Perrin Georges Hostelet Edouard Herzen James Hopwood Jeans Wilhelm Wien Marie Curie Ernest Rutherford Henri Poincaré Heike Kamerlingh Onnes Albert Einstein Paul Langevin
Primeira Conferência de Solvay, em 1911. Sommerfeld é o quarto de pé, a partir da esquerda

Em 1914 estudou com Léon Brillouin a propagação de ondas eletromagnéticas em meios dispersivos. Posteriormente foi um dos fundadores da mecânica quântica e co-descobridor da lei de quantização de Sommerfeld-Wilson, uma generalização do modelo atômico de Niels Bohr, que foi substituída pela equação de Erwin Schrödinger.

Seu livro Estrutura atômica e linhas espectrais (1919) tornou-se um clássico.

Teve vários alunos famosos, especialmente Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, Hans Bethe e Peter Debye.

Em 1927 aplicou as estatísticas de Fermi-Dirac ao modelo de Drude dos elétrons em metais. A nova teoria resolveu boa parte dos problemas de predição das propriedades térmicas do modelo.

Sommerfeld foi um grande teórico e, além de suas valiosas contribuições à teoria quântica, trabalhou em outros campos da física, tais como a teoria clássica do eletromagnetismo.

Propôs uma solução para o problema de radiação hertziana de um dipolo aterrado, que por anos conduziu a muitas aplicações. A identidade de Sommerfeld e as integrais de Sommerfeld são ainda hoje a maneira mais comum de se resolver este tipo do problema.

Recebeu a medalha Lorentz em 1939. Sommerfeld morreu em 1951 em Munique, devido a ferimentos após um acidente de trânsito.

Participou da 1ª, 2ª e 6ª Conferência de Solvay.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Max Wien
Presidente da Deutsche Physikalische Gesellschaft
1919 — 1920
Sucedido por
Wilhelm Wien
Precedido por
Niels Bohr
Medalha Matteucci
1924
Sucedido por
Robert Andrews Millikan
Precedido por
Niels Bohr
Medalha Max Planck
1931
Sucedido por
Max von Laue
Precedido por
Peter Debye
Medalha Lorentz
1939
Sucedido por
Hendrik Anthony Kramers-->


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.