Blogger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Blogger
Google, Inc.
Blogger.svg
Slogan Create your free Blog USA
Crie seu blog gratuito BR
Requer pagamento? Não
Gênero Blogs
Cadastro Público
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Inglês, português, etc.
Lançamento Agosto de 1999
Posição no Alexa
Desenvolvedor Pyra Labs
Proprietário Google
Página oficial www.blogger.com

Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço do Google, que oferece ferramentas para edição e gerenciamento de blogs, de forma semelhantemente ao WordPress, mas indicado para usuários que nunca tenham criado um blog, ou que não tenham muito familiaridade com a tecnologia.

O Blogger permite a hospedagem de um número ilimitado de blogs nos servidores do Google, que adotam o endereço .blogspot.com. Anteriormente, era possível hospedar os blogs em um servidor próprio do usuário, mas atualmente, o Blogger deixou de suportar publicação via FTP. Os blogs hospedados no Blogspot incluem uma barra de navegação do Blogger, que agora pode ser removida apenas selecionando a opção Desativar Barra de Ferramenta no Menu de Gadgets do Blogger.

História[editar | editar código-fonte]

Lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e frequentemente fazer o upload de novos posts, o usuário poderia criar posts para o blog através do site do Blogger. Isto era possível com qualquer navegador, e o texto imediatamente aparece no site.

O Blogger foi criado pelo Pyra Labs e, em 2003, foi comprado pelo Google. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas tornaram-se grátis com a entrada do Google.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail. No mesmo ano, o Google comprou a Picasa e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em agosto de 2009, em comemoração ao 10º aniversário do Blogger, foram adicionados novos recursos ao sistema, como o "Jump Break", que serve para a página inicial dos blogs exibirem apenas um trecho das postagens. Antes, para fazer isso, era necessária edição do código HTML.

Em fevereiro de 2010, foram adicionados a funcionalidade Páginas estáticas e o Gadget de Páginas, semelhante ao do WordPress, facilitando a postagem para os criadores e leitores. A Navbar está disponível em várias cores e é configurada na guia Layout da interface do Blogger. Basta clicar no link "Editar" no elemento da página cujo nome é Navbar.[1]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]