Google Talk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Google Talk
Google talk logo.png
Desenvolvedor Google
Lançamento 24 de agosto de 2005
Versão estável 1.0.0.105 (18 de dezembro de 2007; há 354 semanas e 1 dia)
Idioma(s) 14 Idiomas
Sistema operacional Windows, Web
Gênero(s) Mensageiro instantâneo Jabber e VoIP
Licença proprietário, gratuito
Página oficial talk.google.com

Google Talk (GTalk ou Gtalk) é um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP desenvolvido pela empresa Google, baseado no protocolo aberto Jabber (também conhecido por XMPP). A versão beta do Google Talk foi lançada no dia 24 de Agosto de 2005.

Com uma interface simples, o Google Talk traz o básico dos recursos de mensagens instantâneas de texto e papo por voz. Tornando-se conhecido por sua versão de lançamento pesar menos de um MB. O programa também funciona como notificador de novos e-mails em contas do GMail. Para utilizar o Google Talk é preciso ter uma Conta Google.

Podcast Papo BJPnet, número 28
Episódio de podcast com explicação básica sobre VoIP, Skype e Google Talk, com 8min19s.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Integração ao Gmail[editar | editar código-fonte]

O Gtalk é incorporado ao Gmail. É possível utilizar o comunicador pelo navegador enquanto se está na página do Gmail, onde poderá integrar as opções de áudio e video, desde que se instale um plugin fornecido pela própria empresa.

Google Talk Gadget[editar | editar código-fonte]

A partir de 14 de Março de 2007, o Google Talk deixou de ser desenvolvido e foi criado o Google Talk Gadget. O Google Talk Gadget é o Google Talk no browser, podendo ser adicionado à sua própria webpage ou à sua página personalizada do Google. O Google Talk Gadget tem as mesmas funcionalidades do que o Google Talk.

Mensagem de voz e envio de arquivos[editar | editar código-fonte]

O Google Talk possui um sistema de mensagem de voz que permite envio de mensagens de voz por e-mail num arquivo MP3 de até dez minutos. Junto dele, o Google também inseriu no programa uma funcionalidade há muito tempo esperada: o envio de arquivos de usuário para usuário.

Integração ao Orkut[editar | editar código-fonte]

Em 8 de Novembro de 2006, o Google disponibilizou integração do Gtalk com o Orkut com um projeto muito elogiado pela comunidade mundial de desenvolvedores. A partir desta data os membros da rede de relacionamento podem ver quando seus amigos estão on-line e conversar em tempo real de forma privada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Não-oficiais