Emoticon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Face-smile.svg Face-sad.svg

Face-wink.svg Face-surprise.svg
Face-crying.svg Face-grin.svg
Face-devil-grin.svg Emblem-cool.svg
Face-kiss.svg Face-angel.svg

Forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma sequência de caracteres tipográficos, tais como: :), :( , ^-^, :3 e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Exemplos: Alegre (isto é, sorrindo, estou alegre); Tristeza (estou triste, chorando), etc. Normalmente é usado nas comunicações escritas de programas mensageiros, como o MSN Messenger ou pelo Skype e outros meios de mensagens rápidas.

Também costuma-se usar um emoticon em demonstração de ironia ou descontentamento com alguma atitude, tal como ciúmes ou sentimentos semelhantes. O mais usado nesse sentido é o emoticon (;, principalmente em situações de ciúmes.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro registro do uso de caracteres de texto para representar, lateralmente, uma expressão facial, ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de Março de 1953, página 20, colunas 4-6. Tratou-se de uma propaganda do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. Esta foi a sequência:

Original em Inglês Tradução

Today

You'll laugh :)

You'll cry :( yes

You'll love S2 (heart-shaped face)

Hoje

Você vai rir :)

Você vai chorar :( sim

Você vai amar S2 (formato de coração)

Utilizada nos meios eletrônicos, como emails e redes sociais, os emoticon foram utilizados pela primeira vez às 11h e 44m de 19 de setembro de 1982 pelo professor Scott Fahlman (Pittsburgh, EUA) em um fórum virtual da Universidade Carnegie Mellon1 .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Emoticon

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.