Portal:Eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal de Eletrônica (Electrónica)

ChipScaleClock2 HR.jpg

A Eletrônica (português brasileiro) ou Eletrónica (português europeu) é o ramo da Física em que se estudam os fenômenos que ocorrem com cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento dos elétrons (português brasileiro) ou eletrões (português europeu), dos fótons (português brasileiro) ou fotões (português europeu), das partículas elementares e das ondas eletromagnéticas

Este portal pretende reunir informações relacionadas à Eletrônica e suas ramificações.
Eletrônica Mídia

Destaque do mês[editar | editar código-fonte]

LM317

O CI LM317 é regulador de tensão em corrente contínua. Ao aplicar-lhe uma tensão Vi (0<Vi<40V), sua tensão de saída pode ser regulada entre 1,2V e 37,7V. Para conseguir uma boa regulação na tensão de saída deve-se ligar um potenciômetro no pino 1 para o terra, e um resistor entre os pinos 1 e 2. No terminal 3, aplica-se a tensão de entrada Vi (DC), e no terminal 2 obtém-se a tensão de saída Vo. A tensão de saída se dá através da fórmula: Vo = 1,2(1+Rp/R), sendo R a resistência fixa, e Rp a resistência variável. Suas condições de operação podem variar dependendo do fabricante, mas em geral são:

Você sabia que...[editar | editar código-fonte]

→ O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética? Quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, nele aparece uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.

→ O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos, sendo composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resístores?


Subtemas



Navegação por categorias

Onde posso ajudar

Com problemas[editar | editar código-fonte]

Predefinições[editar | editar código-fonte]