Portal:Eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo(a) ao Portal Eletrônica,
que faz parte da Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
Ajuda - Perguntas frequentes - Políticas da Wikipédia - Portais
Hoje é sábado, 27 de abril de 2024 - 15h26min (UTC)
Eletrônica

A Eletrônica (português brasileiro) ou Eletrónica (português europeu) é o ramo da Física em que se estudam os fenômenos que ocorrem com cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento dos elétrons (português brasileiro) ou eletrões (português europeu), dos fótons (português brasileiro) ou fotões (português europeu), das partículas elementares e das ondas eletromagnéticas

Este portal pretende reunir informações relacionadas à Eletrônica e suas ramificações.
Eletrônica Mídia
Mostrar novas seleções(Atualiza o cache)
Artigo selecionado Biografia selecionada
Uma fotografia do detalhe interno de um minidisjuntor termomagnético projetado para atender as Normas Internacionais (IEC), de corrente nominal de 10 ampères e montagem em trilho DIN.

Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.

Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade de poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.

Existem diversos tipos de disjuntores, que podem ser desde pequenos dispositivos que protegem a instalação elétrica de uma única habitação até grandes dispositivos que protegem os circuitos de alta tensão que alimentam uma cidade inteira.

Michael Faraday

Michael Faraday (Newington, Surrey, 22 de setembro de 1791Hampton Court, 25 de agosto de 1867) foi um físico e químico inglês. É considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. As suas contribuições mais importantes e os seus trabalhos mais conhecidos tratam dos fenômenos da eletricidade, da eletroquímica e do magnetismo, mas Faraday fez também diversas outras contribuições muito importantes na física e na química.

Faraday foi principalmente um experimentalista, tendo sido descrito como o "melhor experimentalista na história da ciência", mesmo não conhecendo matemática avançada, como cálculo infinitesimal. Suas grandes contribuições para a ciência tiveram grande impacto sobre o entendimento do mundo natural. As descobertas de Faraday cobrem áreas significativas das modernas física e química, e a tecnologia desenvolvida baseada no seu trabalho está ainda mais presente. Suas descobertas em eletromagnetismo forneceram a base para os trabalhos de engenharia no fim do século XIX para que Edison, Siemens, Tesla e Westinghouse tornassem possível a eletrificação das sociedades industrializadas. Seus trabalhos em eletroquímica são amplamente usados em química industrial.

Imagem selecionada Você sabia que...

→ O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética? Quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, nele aparece uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético e do tempo das variações.

→ O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos, sendo composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resístores?

Temas

Subtemas
Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Eletrônica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Deixe sua crítica ou sugestão na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados aos transportes dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Eletrônica}} em artigos relacionados.
Veja também

 

Onde posso ajudar

Com problemas

Predefinições

Portais relacionados e projetos

Engenharia

Robótica

Tecnologia

WikiProjetos
Projeto CiênciaProjeto Ciência da Computação