Portal:Cosmologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Portal da Cosmologia
 ver · editar Sobre
Mapa do céu em micro-ondas

Cosmologia é o estudo das leis gerais do Universo e da sua constituição de conjunto, tanto do ponto de vista positivo (cosmologia científica) como metafísico (cosmologia racional)

A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da Física teórica. A confusão ocorre porque ambas ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes, embora não o sejam.

 ver · editar Artigo aleatório

O Big Bang', ou a Grande Expansão, é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram por volta de 13,3 a 13,9 bilhões de anos atrás.

 ver · editar Trivia

Você sabia...

  • ... que o espaço é flexível, e vem se expandindo?
  • ... que a maior parte dos átomos do corpo humano foi criada nas estrelas pela fusão nuclear?
  • ... que, baseado na teoria da relatividade de Einstein, há três possibilidades de formas para o espaço: aberto, fechado e plano?
  • ... que a densidade média da matéria visível no Universo é do 10-30 g/cm3? Isso equivale a apenas 6 prótons em 1m³ de vácuo.
  • ... que considerando só a grande estrutura do universo, o Universo é feito de filamentos, Superaglomerados, grupos de galáxias e aglomerados menores?


 ver · editar Cientistas

Edwin Powell Hubble (Marshfield, 20 de novembro de 1889San Marino, 28 de setembro de 1953) foi um astrônomo estadunidense.

Famoso por ter descoberto que as até então chamadas nebulosas eram na verdade galáxias fora da Via Láctea, e que estas afastam-se umas das outras a uma velocidade proporcional à distância que as separa.

Seu nome foi dado ao primeiro telescópio espacial, posto em órbita em 1990, para estudar o espaço sem as distorções causadas pela atmosfera.

 ver · editar Projetos relacionados
 ver · editar Lista de artigos
 ver · editar Portais relacionados


.