Portal:Paleontologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal em construção
Anning Plesiosaur.png
Portal da Paleontologia
 ver·editar Introdução


Kolihapeltis 01 Pengo.jpg
Trilobita (Kolihapeltis sp.), Devoniano Inferior (c. 400 milhões de anos atrás), Marrocos.

Paleontologia (do grego: παλαιό (palaio), "velho, antigo"; όν (on), "ser", e λόγος (logos), "estudo, pensamento") é o estudo das formas de vida pré-históricas na Terra por meio do exame dos fósseis. Isto inclui o estudo dos fósseis, traços (icnofósseis), tocas, fezes fossilizadas (coprólitos), palinomorfos e resíduos químicos.

A paleontologia moderna põe a vida antiga em seu contexto estudando como ao longo do tempo as mudanças físicas da geografia global (paleogeografia) e clima (paleoclima) afetaram a evolução da vida, como os ecossistemas têm respondido a essas mudanças e se adaptaram ao ambiente planetário, por sua vez, e como essas respostas mútuas afetam o padrão atual de biodiversidade. Por isso, a paleontologia se sobrepõe com geologia, bem como com a botânica, biologia, zoologia e ecologia - disciplinas que lidam com as formas de vida e suas interações.

As principais subdivisões da paleontologia incluem paleozoologia (animais), paleobotânica (plantas) e micropaleontologia (microfósseis). Paleozoólogos podem se especializar em paleontologia de invertebrados ou de vertebrados, incluindo os hominídeos fósseis (paleoantropologia). Micropaleontólogos estudam fósseis microscópicos, inclusive microfósseis com paredes orgânicas, cujo estudo se chama palinologia.

Há muitas especialidades em desenvolvimento, como paleobiologia, paleoecologia, icnologia (o estudo de trilhas e tocas) e tafonomia (estudo do que acontece com os organismos depois da morte). As principais áreas de estudo incluem a correlação de estratos de rochas com suas idades geológicas e o estudo da evolução das formas de vida.
(ver mais...)


 ver·editar Artigo em destaque


A rivalidade entre Othniel Charles Marsh (esquerda) e Edward Drinker Cope (direita) deflagrou a guerra dos ossos.

A guerra dos ossos refere-se a um período de intensa especulação e descoberta de fósseis durante a Idade Dourada na história dos Estados Unidos, marcada por uma acalorada rivalidade entre Edward Drinker Cope (da Academy of Natural Sciences da Filadélfia) e Othniel Charles Marsh (Museu Peabody de História Natural na Universidade de Yale). Os dois paleontólogos usaram métodos desonestos para se destacar em sua disciplina, usando de roubo, suborno e destruição de ossos. Os cientistas também atacaram-se em trabalhos científicos, tentando arruinar a credibilidade um do outro e deixá-lo sem financiamento para suas pesquisas.

Suas buscas por fósseis os levaram para o oeste em direção dos ricos depósitos de ossos no Colorado, Nebraska e Wyoming. Entre 1877 e 1892, ambos usaram a sua riqueza e influência para financiar suas próprias expedições e obter serviços e ossos de dinossauros de caçadores de fósseis. No final da guerra dos ossos, ambos haviam esgotado seus recursos em busca da supremacia paleontológica.

Cope e Marsh foram economicamente e socialmente arruinados por seus esforços em desonrar um ao outro, mas as suas contribuições para a ciência e para a disciplina da paleontologia foram imensas, e proveram material substancial para trabalhos futuros – ambos os cientistas deixaram muitas caixas fechadas de fósseis após suas mortes. A disputa entre os dois levou à descoberta e descrição de mais de 142 novas espécies de dinossauros. As consequências da guerra dos osso resultaram em uma melhor compreensão da vida pré-histórica e despertou o interesse público nos dinossauros, levando a uma investigação mais aprofundada dos fósseis na América do Norte durante as décadas seguintes. Diversos livros históricos e adaptações de ficção foram publicadas sobre este período de intensa atividade paleontológica.
(ver mais...)


Purgar clique aqui para alterar o artigo.

 ver·editar Imagem do dia


[[Ficheiro:|thumb|center|200px|]]


 ver·editar Você sabia?
 ver·editar News
 ver·editar Como posso colaborar?




Artigos para revisar/reciclar: Artigos a revisar sobre Zoologia