Morfologia (biologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morfologia externa de uma ave da espécie Vanellus indicus

Morfologia é o estudo da forma dos seres vivos, ou de parte dele.[1] Este estudo pode ser dividido em duas partes: Anatomia (visão macroscópica) e Histologia (visão microscópica).[2] É uma ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies. A descrição morfológica baseia-se na observação das estruturas presentes no corpo dos seres, o que direciona o estudo das organizações estruturais dos organismos, possibilitando comparações entre os diferentes tipos de organizações estruturais, ou seja, a anatomia comparativa.

Morfologia é o tratado das formas que a matéria pode tomar. Do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo).[3] Morfologia vegetal é a parte da Botânica que estuda as formas e estruturas dos organismos vegetais. A Morfologia animal é o estudo das formas e estruturas nos seres que são pertencentes ao reino Animal.

Em Biologia, morfologia é o estudo da forma do organismo ou de partes dele. Morfologia social é a parte da Sociologia que estuda e classifica as estruturas ou as formas de vida social.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Morfologia - Conceito, Definição e O que é Morfologia». www.significadosbr.com.br. Consultado em 31 de maio de 2019 
  2. «Conceito de Morfologia, definição e o que é». queconceito.com.br. Consultado em 31 de maio de 2019 
  3. Abrantes, Beatriz (12 de setembro de 2018). «Morfologia: tudo sobre classificação de palavras!». Stoodi. Consultado em 31 de maio de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.