Portal Discussão:Eletrônica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para quem é iniciante ou leigo no assunto esse conteúdo não serve pra nada pra esse pessoal que é assim então vocês poderiam tornar o conteúdo mais popular e não para só de nível técnico ou superior.


reclamação---------------

porque vocês não ensinam a fabricar componentes eletrônicos porque o resto é só montagem ou sistema.

tá igual o ensino básico tem que ser detalhado e mostrar mais informação e mostrar tudo é isso que tá faltando

O que quer dizer Eletrônica embarcada ? -- Nuno Tavares 10:02, 11 Outubro 2005 (UTC)

Eletrônica embarcada (On-boad electronics, em inglês), é a eletrônica desenvolvida para uma aplicação móvel, como automóveis, aviões, etc.--Giro720 18:02, 15 Outubro 2005 (UTC)
  • Embora eu não seja formado em eletrônica, meus conhecimentos técnicos e de língua inglesa estão instintivamente me dizendo que uma tradução mais adequada para On-board electronics seria Eletrônica de bordo, já que se refere a toda aplicação da Eletrônica em que dispositivos eletrônicos móveis são utilizados a bordo de algum equipamento que se movimente (o que não deixa de significar que os dispositivos estarão embarcados no equipamento que os utilize).

→ Exemplos:

    • Equipamento de bordo de aeronaves (airborne equipment, tais como radares móveis de bordo);
    • Equipamento de bordo de automóveis (aparelhos GPS utilizados em carro, por exemplo);
    • Equipamento de bordo de navios (novamente pode-se mencionar, por exemplo, os radares móveis de bordo).

Trabalho na aviação e costumamos diferenciar os radares de acordo com a aplicação e mobilidade deles, da seguinte forma:

    • Radares de terra: podem ser fixos ou móveis, mas em ambos os casos eles não são "embarcáveis";
    • Radares de aeronavegação: também podem ser fixos ou móveis. Se forem fixos, dizemos que eles fazem parte da aeronave, portanto eles não são airborne (não são embarcados); já os radares móveis são denominados airborne, porque eles são transportados a bordo a aeronave, quando em uso.

Abraços. Sampayu msg 22h18min de 18 de Dezembro de 2008 (UTC)

Aviso que é necessário inclui este portal na predef {{portais}}. Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 12:23, 11 Outubro 2005 (UTC)

OK--Giro720 18:02, 15 Outubro 2005 (UTC)

Bem... Electrônica embarcada realmente não faz parte do meu vocabulário(Não estou a dizer que está mal!), penso que o que lhe está mais proximo será electrônica de veiculos! Mas depois entro e falam por exemplo dos airbags... tudo bem, têm bastante electrônica mas o conceito será mais de uma tecnologia, pois tambem tem parte mecanicas e quimicas (acho).


Predefinição:Portal de Eletrônica[editar código-fonte]

Não seria prepotência demais exagerado colocar aquela predefinição Portal de Eletrônica' em arquivos como em Hertz e Frequência e demais termos que se referem a eletricidade geral?? Não seria melhor utilizá-lo apenas em artigos específicos de eletrônica, evitando assim uma generalização das outras áreas da eletricidade, que embora sejam utilizadas na eletrônica, também são estudadas a parte, sem a influência desta?--Giro720 03:39, 22 Outubro 2005 (UTC)

O termo prepotência é um pouco forte, pois o objetivo de colocar a predefinição nestes artigos não é arrogantemente assumir estes termos como fazendo parte unicamente da eletrônica. O termo eletrônica é muito vasto como pode ser visto na sua definição, e as vezes, o que não é encarado como eletrônica por alguns, na verdade é. Realmente os artigos citados acima pertencem a física, mas também são estudados pela eletrônica, pois são grandezas físicas básicas para esta ciência, como tensão e Volt. A predefinição foi colocada nos mais diversos artigos relacionados com eletrônica para que os que tenham interesse na área possam saber da existência do mesmo e, assim, encontrar outros assuntos relacionados com o tema. Tem o objetivo apenas de ajudar, e ajudar não é prepotência. --Majtec 18:59, 22 Outubro 2005 (UTC)

Peço desculpas pelo uso de da palavra prepotência... a afirmação acabou ficando rude e grosseira demais. Eu queria apenas era evitar o "efeito árvore de Natal nos artigos". --Giro720 01:10, 4 Outubro 2006 (UTC)

No artigo Resistência elétrica eu deixei um recado com relação a isso. Há muitos estudantes de eletrônica que ignoram estes fatos. Eu concordo que devemos ajudar, mas, desta forma, eles acabam sendo mal informados. Deveríamos achar uma saída mais elegante para isto. --Flavio Maia (discussão) 14h28min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Bem, além deste artigo, temos outros artigos de eletricidade e física que estão bastante relacionados com a eletronica. Uma possível solução para isto seria mudar o nome do portal para Portal de Eletricidade e Eletrônica, assim englobariamos estes artigos também. Severino666 (discussão) 03h17min de 3 de Janeiro de 2008 (UTC)

O que acham de colocar uma página em destaque no portal a cada mês?

Severino666 00:18, 15 Dezembro 2005 (UTC)

Bem, como ninguem se manifestou, estou colocando uma lista de candidatos para irem de destaque no portal:

Navegação por categorias[editar código-fonte]

Achei bastante interessante a inserção da seção Navegação por categorias no nosso portal, porém sinto que o visual não ficou muito atraente. Sugiro reformular. o que acham????Alguém tem alguma sugestão?

Destaque 2007[editar código-fonte]

Estou colocando uma lista de candidatos para irem de destaque no portal em 2007. Caso queiram alguma mudança, comentem abaixo. Severino666 02:18, 30 Dezembro 2006 (UTC)

Infocaixa para componentes eletrônicos[editar código-fonte]

Informo que criei a caixa de informações para componentes eletrônicos, {{Info/Componente eletrônico}}. Se tiverem alguma sugestão, usem a discussão da predefinição. G‾|‾ D 22h18min de 23 de julho de 2012 (UTC)[responder]

wikidata konflict[editar código-fonte]

d:Q477208, d:Q2666306 please leave comment on https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Interwiki_conflicts/Unresolved/2014, thanks--Giftzwerg 88 (discussão) 16h30min de 9 de setembro de 2014 (UTC)[responder]

Bom dia, Estava tentando melhorar os artigos em eletrônica mas estou vendo que estão muito ruins. Sem fontes, escritos de forma rebuscada e/ou errada. Agora me deparei com os artigos de motores e vi que o negócio está sério. Será que tem um time de forma tarefa para arrumar estes artigos?

  • Motor de corrente alternada
  • Motor elétrico
  • Motor de corrente contínua sem escovas
  • Máquina de corrente contínua (era para ser motor)
  • e muitos outros.

Mvdiogoce (discussão) 15h45min de 20 de março de 2015 (UTC)[responder]