Portal:Tecnologias de informação/Biografia selecionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

VerEditar

Claude Shannon (c.1963).

Claude Elwood Shannon (30 de abril de 191624 de fevereiro de 2001) foi um matemático, engenheiro eletrônico e criptógrafo estadunidense, conhecido como "o pai da teoria da informação".

De 1932 a 1936, estudou matemática e engenharia elétrica na Universidade de Michigan.

Em 1948, publicou o importante artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication enfocando o problema de qual é a melhor forma para codificar a informação que um emissor queira transmitir para um receptor. Neste artigo, trabalhando inclusive com as ferramentas teóricas utilizadas por Norbert Wiener, Claude Shannon propôs com sucesso uma medida de informação própria para medir incerteza sobre espaços desordenados (mais tarde complementada por Ronald Fisher, que criou uma medida alternativa de informação apropriada para medir incerteza sobre espaços ordenados).


VerEditar

Newton Faller.

Newton Faller (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1947São Paulo, 9 de outubro de 1996) foi um engenheiro eletricista e cientista da computação brasileiro.

Filho de Kurt Faller e Ada Faller. A ele é creditada a descoberta de algoritmos de Huffman adaptativos, enquanto empregado da IBM, no Rio de Janeiro.

Começou sua carreira trabalhando com compressão de dados, estudando o algoritmo clássico de Codificação de Huffman, e foi o primeiro a propor os "Algoritmos de Huffman adaptativos". Essa descoberta foi sua tese de mestrado. Mais tarde, Robert G. Gallager (1978) e Donald Knuth (1985) propuseram alguns complementos e o algoritmo ficou conhecido como FGK (as iniciais de cada um dos pesquisadores).


VerEditar

Bill Gates em Berlim (janeiro de 2013)

William Henry Gates III KBEGCIH (Seattle, 28 de outubro de 1955) mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo e autor norte-americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.

Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, 2009, e de 2014 a 2017. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.

Microsoft
Foi fundada em 1975 por Bill Gates, então com 19 anos, em parceria com Paul Allen. O primeiro produto comercial da empresa foi o Altair BASIC para o MITS Altair (Micro Instrumentation Tlemetry System), produzido no mesmo ano. Em 1980 a empresa deu um passo decisivo ao adquirir da Seattle Computer Products o sistema operativo 86-DOS.

Em 1998 Gates promoveu Steve Ballmer, um amigo de longa data, ao posto de presidente da Microsoft e publicamente passou a ter uma participação menos ativa nos processos decisórios da empresa.


VerEditar

Steve Wozniak c.2017.

Stephen Gary Wozniak, mais conhecido como Steve Wozniak (São José, 11 de agosto de 1950), é um Engenheiro Eletrotécnico e programador de computadores, co-fundador da Apple, Inc., junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum. A engenhosidade de Stephen Wozniak, sua persistência e sua criatividade permitiram-lhe iniciar a revolução do computador pessoal.

O começo da Apple
Em 1975, Woz deixou a Universidade da Califórnia e construiu um computador que eventualmente se tornaria bem sucedido em todo o seu país. Entretanto, ele estava intensamente envolvido no trabalho do Homebrew Computer Club em Palo Alto, um grupo local de hobistas de eletrônica. Seu projeto não tinha ambições maiores.

No clube de Palo Alto ele encontrou Steve Jobs, cinco anos mais novo que Woz, que tinha saído do Reed College em 1972. Jobs e Wozniak concluíram que um computador completamente montado e barato estava a caminho. Eles venderam alguns de seus bens (e.g. a calculadora científica da HP de Woz e a mini-van Volkswagen de Jobs), obtendo 1300 dólares, na história contada e recontada por todos eles montaram o primeiro protótipo na (entre aspas) "garagem de Jobs", pois em 2014 Wozniak acabou revelando que a garagem de Jobs era uma farsa em nome do marketing da Apple e que ela nunca serviu como ponto de partida para o início da Apple.