Newton Faller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Newton Faller
Ciência da computação
Nascimento 25 de janeiro de 1947
Morte 9 de outubro de 1996 (49 anos)
Atividade
Campo(s) Ciência da computação

Newton Faller (25 de janeiro de 19479 de outubro de 1996) foi um engenheiro elétrico e cientista da computação brasileiro.

Filho de Kurt Faller e Ada Faller, natural do Rio Grande do Sul. A ele é creditada a descoberta de algoritmos de Huffman adaptativos, enquanto empregado da IBM, no Rio de Janeiro.

Começou sua carreira trabalhando com compressão de dados, estudando o algoritmo clássico de Codificação de Huffman, e foi o primeiro a propor os "Algoritmos de Huffman adaptativos". Essa descoberta foi sua tese de mestrado. Mais tarde, Robert G. Gallager (1978) e Donald Knuth (1985) propuseram alguns complementos e o algoritmo ficou conhecido como FGK (as iniciais de cada um dos pesquisadores).

De 1976 a 1981, Faller fez seu doutorado em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação, na Universidade da Califórnia, Berkeley, com a tese "Design and Analysis of Program Behavior Models for the Reproduction of Working-Set Characteristics", orientado por Domenico Ferrari[1] [2]

Foi também pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderando os projetos Pegasus/Plurix[3] e o atual projeto Tropix é mantido como uma homenagem póstuma a ele.[4]

Newton Faller morreu em 9 de Outubro de 1996, em um evento de Computação em São Paulo,[5] deixando viúva sua mulher, Maria Ester Kremer Faller, e duas filhas: Maria Clara Kremer Faller e Ana Luisa Kremer Faller.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) possui um prêmio em seu nome, o Prêmio Newton Faller, destinado a pesquisadores da área ou com contribuição relevante à área no país.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Newton Faller, "An Adaptive System for Data Compression," Record of the 7th Asilomar Conference on Circuits, Systems and Computers, pp. 593-597, 1973.
  • Newton Faller, "Plurix, Unix e Sistemas Abertos", http://equipe.nce.ufrj.br/gabriel/sofix.html
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.