Ambiente de desktop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um ambiente de desktop inclui uma interface gráfica, e.g. GNOME Shell ou Plasma

Na área de interfaces com o usuário, um ambiente de desktop é um sistema que oferece soluções com interface gráfica com o usuário (GUI) para operar um computador. O nome é derivado da metáfora de desktop, ou "tampo de mesa", hoje usado por essas interfaces. Um ambiente de desktop fornece ícones, pastas, barra de ferramentas, papéis de parede e habilidades como arrastar e soltar.

Exemplos de ambiente de desktop[editar | editar código-fonte]

Um ambiente de desktop muito comum em computadores pessoais é aquele provido pelo Microsoft Windows; outro ambiente comum é aquele provido pelo Mac OS X.

Importantes ambientes de desktop para sistemas Unix-like que utilizam o X Window System ou Wayland (como o sistema GNU/Linux) includem KDE, GNOME, Xfce e CDE.