Enlightenment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o conceito do século XVIII, veja Iluminismo.


Enlightenment
An Enlightenment DR 17 desktop

Enlightenment DR17
Desenvolvedor Carsten Haitzler e sua equipe [1][2][3]
Versão estável E16 1.0.4 (8 de agosto de 2010; há 13 anos)
Versão em teste E17 0.16.999.49898 (27 de junho de 2010; há 13 anos)
Sistema operacional GNU/Linux
FreeBSD
UNIX
Gênero(s) Gerenciador de janelas
Licença Licença BSD
Página oficial enlightenment.org

O enlightenment é um ambiente de trabalho (desktop environment) completamente open-source e independente que tem sido desenvolvido desde 1997.

Embora seja à primeira vista só um "gestor de janelas", por ter um vasto leque de aplicações, bibliotecas e serviços, pode ser considerado de fato um DE independente.

A última versão "estável" do enlightenment (também às vezes chamado só de E) é a 0.16 (E16).

Depois de finalizado o desenvolvimento dessa versão, os autores do enlightenment começaram a trabalhar no atual E17. Este é atualizado todos os dias.

Por ser totalmente independente de distribuição e por não usar nem bibliotecas do QT (KDE) ou GTK (Gnome, Xfce) tem utilizadores em qualquer distro.

Estas comunidades geralmente mantêm um repositório de binários para este desktop mas é preferível, devido ao grau de periodicidade de atualização deste, instalar e atualizar sempre a partir da source no CVS oficial.

Voltando ao E propriamente dito, este desktop tem uma estrutura de composição do ambiente de trabalho feita por modules (módulos) e shelves (barras). Depois de ser instalado, ele corre uma série de módulos e de serviços considerados básicos como o módulo pager (desktops virtuais), o ibar (uma espécie de quick launch bar) ou a ibox (aplicações minimizadas). Todos estes módulos são inseridos como gadgets nas shelves.

Como há um desenvolvimento constante do código-fonte, existem muitas aplicações/módulos/bibliotecas que deixam de ser desenvolvidas e algumas que são adicionadas.

Para manter a sua independência de qualquer outro sistema de desktop à partida o E17 faz virtualmente tudo, entre as suas próprias aplicações e as do X11 (xterm, xmms, etc); no entanto, a experiência prova que as eapps (aplicações do sistema E) ainda têm muitos erros e são extremamente difíceis de domesticar, de modo que muitas coisas são substituídas, na maior parte dos casos, por aplicações de sistemas GTK.

O E além de ter o seu completo sistema de bibliotecas gráficas (EFL) tem o chamado entrance, que é uma alternativa ao GDM (Gnome, Xfce) ou KDM (KDE).

História[editar | editar código-fonte]

Enlightenment DR17

A primeira versão do Enlightenment foi desenvolvida por Rasterman (Carsten Haitzler) em 1997.

Enlightenment está em desenvolvido por uma década; sua última versão é a E16 1.0.1.

Depois de mais de 10 anos em desenvolvimento, no dia 21 de Dezembro de 2012 foi lançada oficialmente a versão 0.17, mais conhecida com E17.

Desenvolvedores[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Carsten "Rasterman" Haitzler – Desenvolvedor inicial
  • Kim "kwo" Woelders – Mantenedor do E16
  • Hisham "CodeWarrior" Mardam Bey[1]
  • Christopher "devilhorns" Michael

Inativos[editar | editar código-fonte]

  • Geoff "Mandrake" Harrison[2]

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Elivecd - Uma distribuição Linux baseada no Debian que usa o gerenciador de janelas Enlightenment.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Hisham Mardam Bey. «About Me». CodeWarrior's Cruft. Consultado em 22 de outubro de 2009. Arquivado do original em 31 de maio de 2012 
  2. «About Mandrake». mandrake.net 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.