Jogos Olímpicos de Verão de 1980

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jogos da XXII Olimpíada
Moscou 1980
RIAN archive 488710 Emblem of XXII Olympic Games.jpg
Emblema dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980
Dados
Países participantes 80
Atletas 5179
Eventos 203 em 21 esportes
Cerimônia de abertura 19 de julho
Cerimônia de encerramento 3 de agosto
Abertura oficial Presidente Leonid Brejnev
Juramento do atleta Nikolay Andrianov
Juramento do árbitro Aleksandr Medved
Tocha Sergei Belov
Estádio principal Estádio Luzhniki
◄◄ Montreal 1976 {{{evento}}} Los Angeles 1984 ►►

Jogos Olímpicos de Verão de 1980 oficialmente Jogos da XXII Olímpiada foram os Jogos Olímpicos realizados em Moscou, União Soviética entre 19 de julho e 3 de agosto de 1980, e que contaram com a participação de 5.179 atletas de 80 nações. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência da política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo.

No final de 1979, como protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente norte-americano Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou no ano seguinte, convocando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 países, um número três vezes maior do que as nações africanas que se recusaram a participar dos Jogos anteriores em Montreal por questões raciais, seguiram o caminho dos Estados Unidos, levando estes Jogos a um esvaziamento que afetou bastante o nível técnico de diversas modalidades. Mesmo assim, algumas marcas e desempenhos excepcionais foram realizados e até atletas de países que apoiaram a ação americana acabaram participando individualmente sob a bandeira olímpica.

Este início dos anos 80 representou o pior momento vivido pelos Jogos Olímpicos e pelo Comitê Olímpico Internacional em toda a sua existência com o esperado boicote a ser feito em troca pela URSS e seus aliados aos Jogos seguintes em Los Angeles, fazendo com que seus dirigentes temessem pela própria extinção das Olimpíadas.

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

As duas únicas cidades que se candidataram para sediar os XXII Jogos Olímpicos foram as cidades que perderam os Jogos de 1976 para Montreal: Moscou e Los Angeles. A escolha entre elas se deu em 23 de outubro de 1974, na 75ª sessão do Comitê Olímpico Internacional em Viena, na Áustria.

Resultados da eleição da cidade-sede dos Jogos da XXII Olimpíada[1]
Cidade CON Rodada única
Moscou  União Soviética 39
Los Angeles  Estados Unidos 20

Boicote[editar | editar código-fonte]

Mapa dos boicotes olímpicos

Dado a invasão soviética ao Afeganistão, em 1979, os Estados Unidos decidiram boicotar os Jogos Olímpicos de 1980, o presidente americano Jimmy Carter deu um ultimato aos soviéticos, em 20 de fevereiro de 1980, para a completa remoção das tropas militares no Afeganistão. O boicote foi anunciado em 21 de março.

Carter pressionou outros países a também boicotar os Jogos, em que 69 nações aderiram, incluindo a Alemanha Ocidental, o Canadá e o Japão. Alguns países ocidentais apoiaram, como a França, Portugal e o Reino Unido, mas deram livre arbítrio para os atletas irem a União Soviética ou não. Porém, esses países mandaram uma delegação de atletas reduzida. Por estas questões, a Itália e a Grã-Bretanha foram as principais representantes da Europa Ocidental nos jogos de 1980. O boicote afetou severamente o nível de muitos eventos

De uma maneira ou outra, os jogos foram bem organizados, e mais recordes olímpicos foram quebrados nos jogos de 1980 do que nos Jogos de 1976, realizados em Montreal.

A União Soviética não ignorou o fato, e durante as cerimônias de abertura e encerramento foram apresentadas várias indiretas ao boicote ocidental.

Na cerimônia de abertura dos jogos, o presidente soviético Leonid Brejnev lamentou a interferência política em eventos criados para sustentar a paz, enquanto isso, durante o discurso, os painéis espelhados formavam uma mensagem pacífica О спорт, ты - мир!, em português: "Ó, esporte, tu és a paz!"

Na cerimônia de encerramento, a audiência esperava pelo hasteamento das bandeiras soviética (país sede), grega (país olímpico) e a americana (próximo país sede), mas pelo fato de a delegação dos Estados Unidos não ter comparecido, a bandeira da cidade de Los Angeles foi hasteada no lugar da bandeira americana e no lugar do hino americano, foi tocado o hino olímpico.[2]

A famosa cena do choro do mascote Misha também foi uma das indiretas, já que o ursinho lamentava a ausência das delegações que participavam do boicote.[3]

Fatos e destaques[editar | editar código-fonte]

A famosa cena do choro do urso Misha, ocorrida durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 3 de agosto de 1980.
  • Pela primeira e única vez os Jogos não foram transmitidos exclusivamente por uma rede de TV americana. A NBC abriu mão das transmissões das competições em virtude do boicote americano, limitando-se a transmitir flashes em videotape das competições em sua programação diária, e um pool televisivo formado pela Radio e TV estatal da URSS, a Univision, Eurovision, Televisa mexicana e a canadense CTV foi o responsável pelas imagens ao vivo para todo o planeta.
  • Apesar do boicote de muitos países do Ocidente, uma imagem dos jogos rodou bastante em todos eles: após conseguir o ouro no salto com vara, o polonês Władysław Kozakiewicz, farto das vaias da plateia soviética, que torcia pelo atleta local Konstantin Volkov, mandou para ela um gesto obsceno internacionalmente difundido, conhecido no Brasil como "banana". O ato agradou à opinião pública polonesa, também cansada da forte influência da URSS sobre o país. No ocidente, foi visto como um protesto político.
  • Misha, o ursinho símbolo dos Jogos de Moscou, tornou-se o mais popular mascote olímpico da história. Sua imagem derramando uma lágrima na cerimônia de encerramento do evento, formada por placas movimentadas por participantes nas arquibancadas do estádio, é uma das mais ternas e emocionantes imagens destes Jogos.
  • O nadador Wladimir Salnikov entrou para a história ao ser o primeiro homem a nadar os 1.500m livres, a maratona da natação, em menos de 15 minutos. Em 1988, oito anos mais velho, ele faria um espetacular retorno às Olimpíadas em Seul, ganhando novamente os 1500m.
  • Na disputa do remo, modalidade dois sem, um observador distraído que olhasse para o pódio da premiação imaginaria que estivesse vendo a vida em dobro. Numa coincidência extraordinária e num fato único, as duas duplas ganhadoras das medalhas de ouro e de prata, da Alemanha Oriental e da União Soviética, eram formadas por gêmeos univitelinos idênticos.
  • O grande boxeador cubano Teófilo Stevenson marcou seu lugar na história como maior boxeador amador de todas as épocas ao conquistar sua terceira medalha de ouro seguida na categoria super-pesados.
  • Participando sob a bandeira olímpica, graças ao boicote também promovido por seu país, os britânicos Sebastian Coe e Steve Owett dividiram em corridas dramáticas as medalhas de ouro dos 800 e dos 1500m no atletismo.
  • A Alemanha Oriental dominou completamente as provas do remo, ganhando onze das quatorze modalidades do esporte.
  • Por outro lado, a esperança brasileira João Carlos de Oliveira, ainda recordista mundial do salto triplo, teve que se contentar novamente com o bronze, numa final polêmica em que os juízes da prova, todos russos, foram acusados de anular um salto perfeito do brasileiro, que lhe daria o ouro, com a intenção de fazer o compatriota Viktor Saneyev conquistar sua quarta vitória olímpica na modalidade, o que ironicamente acabou não acontecendo.

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Um dos Emblemas/Broche dos Jogos

Países participantes[editar | editar código-fonte]

No total, 81 Comitês Olímpicos Nacionais, competiram nos Jogos de 1980, o número mais baixo desde Melbourne 1956. Atletas da Libéria desistiram da competição após desfilarem na cerimônia de abertura, restando 80 nações participantes. Apesar do boicote que afetou a presença de diversas nações, seis países fizeram sua primeira aparição em Jogos Olímpicos: Angola, Botsuana, Jordânia, Laos, Moçambique e Seychelles. O Chipre fez sua estréia em Jogos Olímpicos de Verão, mas já havia participado seis meses nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980, em Lake Placid. O Sri Lanka competiu pela primeira vez com o seu novo nome (anteriormente como Ceilão) assim como o Zimbábue (antiga Rodésia).

Na lista abaixo, o número entre parênteses indica o número de atletas por cada nação nos Jogos de Moscou. Países em itálico representam as nações que competiram nos Jogos sob a bandeira olímpica:

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

Quadro de Medalhas / Moscou-Moscovo 1980 Olympic rings with transparent rims.svg
Posição País Ouro Prata Bronze Total
1 União SoviéticaURS União Soviética 80 69 46 195
2 Alemanha OrientalGDR Alemanha Oriental 47 37 42 126
3 BulgáriaBUL Bulgária 8 16 17 41
4 CubaCUB Cuba 8 7 5 20
5 ItáliaITA Itália 8 3 4 15
6 HungriaHUN Hungria 7 10 15 32
7 RomêniaROM Romênia 6 6 13 25
8 FrançaFRA França 6 5 3 14
9 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 5 7 9 21
10 PolôniaPOL Polônia 3 14 15 32
11 SuéciaSWE Suécia 3 3 6 12
12 FinlândiaFIN Finlândia 3 1 4 8
13 ChecoslováquiaTCH Checoslováquia 2 3 9 14
14 IugosláviaYUG Iugoslávia 2 3 4 9
15 AustráliaAUS Austrália 2 2 5 9
16 DinamarcaDEN Dinamarca 2 1 2 5
17 BrasilBRA Brasil 2 2 4
EtiópiaETH Etiópia 2 2 4
19 SuíçaSUI Suíça 2 2
20 EspanhaESP Espanha 1 3 2 6
21 ÁustriaAUT Áustria 1 2 1 4
22 GréciaGRE Grécia 1 2 4
23 BélgicaBEL Bélgica 1 1
ÍndiaIND Índia 1 1
ZimbabweZIM Zimbabwe 1 1
26 Coreia do NortePRK Coreia do Norte 3 2 5
27 MongóliaMGL Mongólia 2 2 4
28 TanzâniaTAN Tanzânia 2 2
29 MéxicoMEX México 1 3 4
30 Países BaixosNED Países Baixos 1 2 3
31 IrlandaIRL Irlanda 1 1 2
32 UgandaUGA Uganda 1 1
VenezuelaVEN Venezuela 1 1
34 JamaicaJAM Jamaica 3 3
35 GuianaGUY Guiana 1 1
LíbanoLIB Líbano 1 1

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. aldaver.com. INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE VOTE HISTORY (em inglês). Página visitada em 5 de outubro de 2009.
  2. http://www.la84foundation.org/6oic/OfficialReports/1980/or1980v2pt1.pdf
  3. http://rutube.ru/tracks/1295516.html Олимпиада 1980 - РуТубе
Commons
O Commons possui multimídias sobre Jogos Olímpicos de Verão de 1980