Boicote aos Jogos Olímpicos de Verão de 1980

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os países em azul boicotaram os jogos.

O boicote aos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, realizados em Moscou, na União Soviética, fez parte de um conjunto de ações das nações ocidentais destinadas a protestar contra a invasão soviética do Afeganistão ocorrida um ano antes.

O boicote foi liderado pelos Estados Unidos da América e seguido por mais de sessenta países.

Algumas das nações que se incluíam do boicote permitiram que suas delegações disputassem os jogos, porém não permitiram fazê-lo sob a bandeira nacional do respectivo país, mas sim abaixo da bandeira olímpica, com o símbolo olímpico dos cinco continentes sobre a bandeira.

No discurso de abertura dos jogos, o presidente soviético, Leonid Brezhnev, lamentou a interferência de interesses políticos no esporte, e no painel de espelhos, apresentou-se uma mensagem de paz.

A bandeira olímpica foi hasteada em vez da bandeira norte-americana.

Todos os países do bloco socialista, no entanto, estiveram presentes, assim como, ironicamente, o próprio Afeganistão, além de muitos países do continente africano, que haviam boicotado os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, em Montreal, Canadá, no evento anterior.

A presença da delegação do Afeganistão nos jogos foi motivo de críticas e deboche por parte dos soviéticos, que condenaram o boicote do ocidente como não justificado.

O mascote e símbolo mundialmente conhecido desses jogos, ursinho Misha, chorou na cerimônia de encerramento, lamentando a falta que muitas delegações fizeram no evento.

Ainda na cerimônia de encerramento, a tradição de se reproduzir o hino nacional do país que sediaria os jogos seguintes não foi rompida nestes jogos, uma versão curta, porém bem executada, do hino nacional dos Estados Unidos da América foi reproduzida, o que também aconteceu com o hino soviético no encerramento da olimpíada anterior, no Canadá.

Delegações Não-Participantes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre os Jogos Olímpicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.