Rosalynn Carter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia oficial da Casa Branca, 1977

Eleanor Rosalynn Smith Carter (Plains, Geórgia, 18 de agosto de 1927) é a esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e foi a primeira-dama entre 1977 e 1981.

Órfã de pai desde a adolescência, ajudou a sua mãe para poder afrontar a situação familiar. Conseguiu terminar seus estudos elementares e matriculou-se na Universidade de Georgia Southwestern State.

Casou-se com Jimmy Carter em 1946 em sua cidade natal. Tiveram quatro filhos e desde que Carter abandonou a Marinha dos Estados Unidos colaborou com a empresa familiar de cultivo e comercialização de amendoim e no departamento de contabilidade.

Quando em 1962, Jimmy Carter foi eleito senador pelo Estado da Georgia, Rosalynn se dedicou a apoiar a carreira política do seu marido. Mais tarde fez campanha para a candidatura de Carter a Presidência da República. Ao final do mandato se incorporou ao projeto do Carter Center onde é co-diretora. Participou ativamente das tarefas preparatórias para a assistência do Referendo presidencial da Venezuela de 2004 para a petição de todas as partes.