GAZ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GAZ ou Gorkovski Avtomobilny Zavod.
Tipo Automobilística
Fundação 1929
Sede Níjni Novgorod,  União Soviética na  Rússia
Produtos Automóveis
Página oficial www.gazgroup.ru ou eng.gazgroup.ru

Gaz ou Gorkovsky Avtomobilny Zavod (em português: Fábrica de Automóveis Gorky).

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 1929 na cidade de Níjni Novgorod com o nome de NNAZ, menção as iniciais da cidade e que em russo se escreve Nizhny Novgorod Avtomobilny Zavod, é uma empresa das antigas federações da União Soviética, que junto com o Grupo Ford criaram esta empresa. Após a mudança de nome da cidade para Maxim Gorky, a empresa mudou seu nome para GAZ e de 1935 até 1956 o nome oficial da empresa era Molotova (literalmente Molotov).

O primeiro modelo produzido foi uma réplica do Ford Modelo Ade preço acessível, vendido na União Soviética como NAZ A, também foi comercializado uma réplica do Ford Modelo AA sob o nome de GAZ AA. Os modelos "A" começaram a ser produzidos em 1932 e encerrados em 1936 com um total de 100,000 unidades produzidas. Os modelos A foram então substituídos por um mais moderno o GAZ M1 (baseado totalmente no Ford V8), foi produzido do ano de 1936 até o ano de 1942. O M de Molotovets (derivado da fama de Molotov um cientista russo), teve o apelido originado do carro como Emka.

As experiências com os modelos "A" e "M1" fizeram com que os engenheiros da GAZ desenvolvessem carros próprios independentes da Ford. E o seu primeiro projeto independente foi batizado de GAZ M2, este modelo tinha um tamanho maior que o seu antecessor o M1, ele entrou em produção em 1942 e durante 1946 foi produzido em menor quantidade por causa da Segunda Guerra Mundial.

A carroceria começou a ser desenvolvida em meados de 1941, montada sobre um chassis com tração integral (4x4) e vendido em pequenas quantidades como GAZ-61 (possivelmente o primeiro carro de tração integral de passageiros civis do mundo). Durante os anos de guerra, os engenheiros da GAZ trabalharam no desenvolvimento de todo novo modelo para que fosse produzido assim que as hostilidades da guerra acabassem. Chamado de GAZ-M20 Pobeda (Vitória), este sedã de preço acessível com linhas arrojadas e estilo clássico, entrou em produção em 1946 e foi produzido pela GAZ até o ano de 1958 (posteriormente licenciado para a Polish FSO que o produziu até o ano de 1970).

Um outro veículo produzido pela GAZ foi o GAZ-72 só que em menor volume, a GAZ também fez o GAZ-12 ZIM, o GAZ-21 e o grande sucesso GAZ-24 Volga e os luxuosos carros GAZ-13 e GAZ-14 Chaika. A GAZ hoje também produz caminhões e jipes todo-terreno como o GAZel e o famoso GAZ-69.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]