Portal:URSS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo: Союз Советских Социалистических Республик, transl. Saiúz Saviétskikh Satsialistítcheskikh Riespúblik), também conhecida pela sigla URSS, foi um país de proporções continentais, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia. O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. A União Soviética (nome mais curto pelo qual era habitualmente conhecida) foi uma das duas superpotências durante a Guerra Fria. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.

Leia Mais...


Artigo em destaque

Domingo Sangrendo, o que era um manifestação pacifica, virou o estopim de uma Revolução

A Revolução Russa de 1905 foi um movimento espontâneo, anti-governamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Geralmente é considerada como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução de 1917.

Leia o artigo completo


Imagem em destaque


Como colaborareditar

Pedidos:


Reciclar:


Expandir:


Revisar:


Sem imagem:



Você sabia que...editar

... A que a União Soviética foi o primeiro país socialista do mundo.

... O lema da nacional da União Soviética é: Пролетарии всех стран, соединяйтесь!, em russo, em português: Trabalhadores do mundo, uni-vos!.

... Enquanto existia, a União Soviética foi o maior país do mundo em proporções continentais, 22.402.200 km² ao todo.