Pentatlo moderno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pentatlo moderno
Prova de esgrima do pentatlo moderno
Olímpico desde 1912 H / 2000 S
Desporto Pentatlo moderno
Praticado por Ambos os sexos
Campeão olímpico
Homens David Svoboda
 República Checa
Mulheres Laura Asadauskaitė
 Lituânia
Campeão mundial
Homens Viktor Horvath
 Hungria
Mulheres A. Caze
 França

Pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.

O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C., tendo Lampis de Esparta como seu primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade, passando a ser aclamado quase como um semideus.

No início do século XX, o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno. O pentatlo estreou nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia.

A Hungria, a Suécia e a Rússia são as nações mais vitoriosas do esporte em Jogos Olímpicos. A única medalha olímpica do Brasil, da América Latina e do Hemisfério Sul no pentatlo moderno é um bronze conquistado por Yane Marques nas Olimpíadas de 2012, em Londres, Reino Unido, no ano em que o esporte completou 100 anos de programa olímpico.

O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.

História[editar | editar código-fonte]

O pentatlo moderno é uma prova inventada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, baseada na filosofia por detrás do pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos antigos. Na Grécia Antigamente, o pentatlo era constituído por provas que pretendiam demonstrar todas as aptidões físicas. Aquando da invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.

O pentatlo moderno estreou-se nos Jogos de 1912 em Estocolmo. Os lugares do pódio foram para três suecos, mas o quinto lugar foi para o futuro general George S. Patton. O evento para mulheres foi introduzido nos Jogos de Sydney 2000.

Apesar da longa tradição nos Jogos, o estatuto olímpico do pentatlo moderno tem sido posto em causa nos últimos anos, principalmente devido à fraca popularidade do desporto fora da Europa. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional decidiu que permanecerá no programa olímpico pelo menos até 2020.

Provas[editar | editar código-fonte]

Prova de hipismo do pentatlo moderno.

O pentatlo moderno consiste em cinco provas:

  • Esgrima: Espada - uma competição round robin
  • Natação: 200 metros livres
  • Hipismo: Concurso de saltos - percurso de 350 a 450 metros, com 12 a 15 obstáculos. Os cavalos são fornecidos pela organização e atribuídos por sorteio a cada atleta 20 minutos antes da competição.
  • Evento Combinado: O evento combinado é a última prova do pentatlo moderno e consiste na junção do tiro esportivo com a corrida. O atleta parte da linha de chegada e corre cerca de 30 metros até o estande de tiro onde terá que executar 5 tiros certeiros no alvo correspondente ao "7" no tiro esportivo de pistola de ar a 10 metros. Ele tem 1 minuto e 10 seguntos para acertar os 5 tiros e caso faça isso em menos tempo pode sair para correr a distância de 1000 metros. Isso é feito 3 vezes, ou seja, 5 tiros certos mais um percurso de 1000 metros. Os atletas são escalonados de acordo com as pontuações adquiridas nos quatro eventos anteriores. O atleta mais pontuado sai primeiro, seguindo do segundo (após um intervalo de tempo proporcional à diferença de pontos que os separa), depois do terceiro e assim por diante. Desta forma, quem ganha a prova de combinado (que chega primeiro após o último percurso de 1000 metros), é o vencedor do pentatlo moderno, no seu conjunto.

Quadro Geral de Medalhas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Em 2012, apenas 18 países possuíam alguma medalha olímpica no pentatlo moderno. As extintas União Soviética e Checoslováquia e a Equipe Unificada também conquistaram medalhas em Olimpíadas. Estados Unidos e China, as duas maiores potências olímpicas do mundo na atualidade, ainda não obtiveram medalha de ouro, e o Brasil é o único país da América Latina que subiu ao pódio no esporte. A China e o Brasil obtiveram suas primeiras medalhas olímpicas do pentatlo moderno nas Olimpíadas de 2012.

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 HungriaHUN Hungria 9 8 5 22
2 SuéciaSWE Suécia 9 7 5 21
3 União SoviéticaURS União Soviética 5 5 5 15
4 RússiaRUS Rússia 3 1   4
5 PolôniaPOL Polônia 3     3
6 ItáliaITA Itália 2 2 3 7
7 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 2 2 3 7
8 AlemanhaGER Alemanha 2   1 3
9 LituâniaLTU Lituânia 1 2 1 4
10 República ChecaCZE República Checa 1   1 2
11 CazaquistãoKAZ Cazaquistão 1     1
12 Estados UnidosUSA Estados Unidos   6 3 9
13 FinlândiaFIN Finlândia   1 4 5
14 ChecoslováquiaTCH Checoslováquia   1 1 2
14 Equipa UnificadaEUN Equipa Unificada   1 1 2
16 ChinaCHN China   1   1
16 LetôniaLAT Letônia   1   1
18 FrançaFRA França     2 2
19 BielorrússiaBLR Bielorrússia     1 1
19 BrasilBRA Brasil     1 1
19 UcrâniaUKR Ucrânia     1 1
TOTAL 38 38 38 114

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]