Pentatlo moderno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pentatlo moderno
Modern Pentathlon World Cup Series 2012.jpg
Prova de esgrima do pentatlo moderno
Olímpico desde 1912 H / 2000 S
Praticado por Ambos os sexos
Campeão olímpico
Homens David Svoboda
 República Checa
Mulheres Laura Asadauskaitė
 Lituânia
Campeão mundial
Homens Aleksander Lesun
 Rússia
Mulheres Samantha Murray
 Reino Unido

Pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipes. Compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.

O esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C., tendo Lampis de Esparta como seu primeiro campeão. Era a modalidade mais nobre dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, que premiava o atleta mais completo. Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, os dois melhores colocados se enfrentavam em uma luta, e o vencedor ganhava não apenas o título, mas, também, prestígio na sociedade, passando a ser aclamado quase como um semideus. Aclamado pelo público, era chamado de "Victor Ludorum" ou "O Vencedor dos Jogos".[1]

No início do século XX, o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, decidiu estimular a realização do pentatlo moderno. O pentatlo estreou nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Suécia.[1]

A Hungria, a Suécia e a Rússia são as nações mais vitoriosas do esporte em Jogos Olímpicos. A única medalha olímpica do Brasil, da América Latina e do Hemisfério Sul no pentatlo moderno é um bronze conquistado por Yane Marques nas Olimpíadas de 2012, em Londres, Reino Unido, no ano em que o esporte completou 100 anos de programa olímpico.

O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um esporte que exige do atleta um excelente preparo físico e técnico, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e sua experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efetuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.

História[editar | editar código-fonte]

O pentatlo moderno é uma prova criada pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna, baseada na filosofia por detrás do pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos antigos. Na Grécia Antigamente, o pentatlo era constituído por provas que pretendiam demonstrar todas as aptidões físicas. Aquando da invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do século XIX, que deveriam saber montar um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar.

O pentatlo moderno estreou-se nos Jogos de 1912 em Estocolmo. Os lugares do pódio foram para três suecos, mas o quinto lugar foi para o futuro general George S. Patton. O evento para mulheres foi introduzido nos Jogos de Sydney 2000.

Apesar da longa tradição nos Jogos, o estatuto olímpico do pentatlo moderno tem sido posto em causa nos últimos anos, principalmente devido à fraca popularidade do desporto fora da Europa. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional decidiu que permanecerá no programa olímpico pelo menos até 2020.

Provas[editar | editar código-fonte]

Prova de hipismo do pentatlo moderno.

O pentatlo moderno consiste em cinco provas:

  • Esgrima: Espada - uma competição round robin
  • Natação: 200 metros livres
  • Hipismo: Concurso de saltos - percurso de 350 a 450 metros, com 12 a 15 obstáculos. Os cavalos são fornecidos pela organização e atribuídos por sorteio a cada atleta 20 minutos antes da competição.
  • Evento Combinado: O evento combinado é a última prova do pentatlo moderno e consiste na junção do tiro esportivo com a corrida. O atleta parte da linha de chegada e corre cerca de 30 metros até o estande de tiro onde terá que executar 5 tiros certeiros no alvo correspondente ao "7" no tiro esportivo de pistola de ar a 10 metros. Ele tem 1 minuto e 10 seguntos para acertar os 5 tiros e caso faça isso em menos tempo pode sair para correr a distância de 1000 metros. Isso é feito 3 vezes, ou seja, 5 tiros certos mais um percurso de 1000 metros. Os atletas são escalonados de acordo com as pontuações adquiridas nos quatro eventos anteriores. O atleta mais pontuado sai primeiro, seguindo do segundo (após um intervalo de tempo proporcional à diferença de pontos que os separa), depois do terceiro e assim por diante. Desta forma, quem ganha a prova de combinado (que chega primeiro após o último percurso de 1000 metros), é o vencedor do pentatlo moderno, no seu conjunto.

Quadro Geral de Medalhas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

Em 2012, apenas 18 países possuíam alguma medalha olímpica no pentatlo moderno. As extintas União Soviética e Checoslováquia e a Equipe Unificada também conquistaram medalhas em Olimpíadas. Estados Unidos e China, as duas maiores potências olímpicas do mundo na atualidade, ainda não obtiveram medalha de ouro, e o Brasil é o único país da América Latina que subiu ao pódio no esporte. A China e o Brasil obtiveram suas primeiras medalhas olímpicas do pentatlo moderno nas Olimpíadas de 2012.

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 HungriaHUN Hungria 9 8 5 22
2 SuéciaSWE Suécia 9 7 5 21
3 União SoviéticaURS União Soviética 5 5 5 15
4 RússiaRUS Rússia 3 1   4
5 PolôniaPOL Polônia 3     3
6 ItáliaITA Itália 2 2 3 7
7 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 2 2 3 7
8 AlemanhaGER Alemanha 2   1 3
9 LituâniaLTU Lituânia 1 2 1 4
10 República ChecaCZE República Checa 1   1 2
11 CazaquistãoKAZ Cazaquistão 1     1
12 Estados UnidosUSA Estados Unidos   6 3 9
13 FinlândiaFIN Finlândia   1 4 5
14 ChecoslováquiaTCH Checoslováquia   1 1 2
14 Equipa UnificadaEUN Equipa Unificada   1 1 2
16 ChinaCHN China   1   1
16 LetôniaLAT Letônia   1   1
18 FrançaFRA França     2 2
19 BielorrússiaBLR Bielorrússia     1 1
19 BrasilBRA Brasil     1 1
19 UcrâniaUKR Ucrânia     1 1
TOTAL 38 38 38 114

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Pentatlo Moderno COB - Rio 2016. Visitado em 08/12/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]