Andrei Gromiko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Andrei Gromiko.

Andrei Gromiko (18 de Julho de 1909 - 2 de Julho de 1989) foi um diplomata e político da União Soviética e Presidente do país entre 1985 e 1988. Foi Ministro das Relações Exteriores da URSS durante três décadas. Leonid Brejnev presidente nos anos 60, 70 e 80 era muito apegado a Gromyko.

Em 1985, substituiu a Konstantin Chernenko como Presidente do Soviete Supremo da União Soviética, cargo, que mais tarde, em 1987, dois anos antes de sua morte, abandonaria e seria assumido por Gorbatchov, que por sua vez, daria um novo nome à posição: Presidente da União Soviética, suprimindo o Soviete Supremo.
No ocidente, ficou conhecido como Mr. Niet, ou Sr. Não, por somente negar as opiniões dos representantes ocidentais para o bem de seu país.

Morreu em 1989 e foi sepultado no cemitério Novodevitchi, em Moscou, anos mais tarde, Lídia Gromiko, sua esposa, foi enterrada ao lado do marido.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Andrei Gromiko