Peter Ustinov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Se procura pelo marechal da União Soviética, consulte Dmitri Ustinov


Peter Alexander Freiherr von Ustinov
Sir Peter Ustinov
Nascimento 16 de abril de 1921
Londres, Inglaterra
Morte 28 de março de 2004 (82 anos)
Ocupação Ator, diretor, roteirista
Oscares da Academia
1964 - Spartacus (melhor ator coadjuvante)
1964 Topkapi (melhor ator coadjuvante)
Emmy Awards
1952 - Omnibus (melhor ator (tv)
1970 - Tempestade de Verão (melhor ator (tv)
Prêmios Globo de Ouro
1951 - Quo Vadis (melho ator coadjuvante)
Outros prêmios
2001 Câmera de Ouro (prêmio honorário)
IMDb: (inglês)

Sir Peter Alexander Freiherr von Ustinov, CBE (Londres, Inglaterra, 16 de abril de 1921 - Genolier, Suíça, 28 de março de 2004) - foi um ator e escritor inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Jona von Ustinov, um jornalista de origem russa e de Nadezhda Leontievna "Nadia" Benoisuma, pintora descendente de franceses, Peter Ustinov queria escrever peças de teatro e por isso foi estudar artes dramáticas. Aos 17 anos ele estreou como ator interpretando um personagem muitos anos mais velho.

Comediante nato ele logo chamou a atenção de diretores e do público e, em 1951, recebeu sua primeira indicação ao Óscar pelo papel de Nero em Quo Vadis. Recebeu duas vezes o Oscar de melhor ator coadjuvante, a primeira em 1960 como o diretor de uma escola de gladiadores em Spartacus e a segunda em 1965 por Topkapi.

Além de atuar em mais de 60 filmes ele se destacou também como dramaturgo e escritor, tendo publicado 20 livros. Em 1990 ele recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico e pôde usar Sir antes do seu nome. Foi também, durante muitos anos, embaixador da Unicef.

Um dos seus papéis mais brilhantes foi interpretando Hercule Poirot, personagem dos romances de mistério de Agatha Christie. Também teve destaque ao interpretar o rei Herodes no filme Jesus de Nazaré.

Em 2002, Ustinov foi, pela primeira vez, a Berlim numa missão da UNICEF para visitar o círculo dos United Buddy Bears que promove um mundo mais pacífico entre as nações, culturas e religiões. Estava determinado a garantir que o Iraque também seria representado neste círculo de cerca de 140 países. Em 2003, patrocinou e abriu a segunda exposição dos United Buddy Bears em Berlim.[1] Faleceu aos 82 anos e foi sepultado no Cemitério Bursins, Nyon, Vaud na Suíça.[2]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Peter Ustinov
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.