Tinker Bell (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tinker Bell
Sininho (PT)
Tinker Bell - Uma Aventura no Mundo das Fadas (BR)
 Estados Unidos
2008 • cor • 78 min 
Direção Bradley Raymond
Produção Jeannine Roussel
Roteiro Jeffrey M. Howard
Baseado em Peter and Wendy, de James Matthew Barrie
Elenco Mae Whitman
Kristin Chenoweth
Raven-Symoné
Lucy Liu
America Ferrera
Idioma Inglês
Música Joel McNeely
Estúdio DisneyToon Studios
Distribuição Walt Disney Pictures
Lançamento Estados Unidos 18 de setembro de 2008
Cronologia
Último
Último
Tinker Bell and the Lost Treasure (2009)
Próximo
Próximo
Site oficial

Tinker Bell (Tinker Bell - Uma Aventura no Mundo das Fadas, no Brasil; Sininho, em Portugal) é um filme de animação produzido pela DisneyToon Studios e lançado em DVD e Blu-ray em 2008. A história gira em torno de Tinker Bell (Sininho), uma fada criada por James Matthew Barrie em sua peça Peter and Wendy, e apresentada no filme de 1953 da Walt Disney Animation Studios, Peter Pan.

Tinker Bell é o primeiro de uma série de filmes inspirados na personagem, e faz parte da franquia Disney Fadas. Uma sequência direta, chamada Tinker Bell and the Lost Treasure, foi lançada no ano seguinte. A cantora e atriz Selena Gomez interpretou a música Fly to Your Heart para o filme.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Tinker Bell nasce no Refúgio das Fadas a partir da primeira risada de um bebê. Ela descobre que seu talento é ser uma artesã, uma fada que faz e conserta as coisas. Ela aprende sobre como as fadas visitam o continente para trazer cada estação do ano e fica ansiosa para levar a primavera ao mundo. Entretanto, para sua grande decepção, Rainha Clarion explica que apenas as fadas dos talentos da natureza podem sair da Terra do Nunca.

Na praia, Tinker Bell encontra partes de uma caixa de música e descobre como consertá-la. De volta ao Refúgio das Fadas, Tink passa a acreditar que, se mudar seu talento, conseguirá ir até o continente. Ela faz várias tentativas, mas falha miseravelmente em todas elas. Em uma última tentativa, Tink pede ajuda a Vidia para tentar mudar de talento. Vidia astuciosamente diz a ela que, se ela capturar os cardos andantes, irá provar o seu valor perante a Rainha. No entanto, uma vez que ela vê o bem sucedido progresso de Tink na tarefa, ela permite que os cardos capturados sejam soltos, e na tentativa de recapturá-los, Tink destrói todos os preparativos para levar a primavera ao continente.

Sentido-se culpada, Tinker Bell decide fugir do Refúgio das Fadas. Antes de partir, porém, ela tem uma conversa com Terence, um guardião da Árvore do Pozinho Mágico, sobre o quão importante é o seu trabalho, e acaba por perceber a importância de ser uma artesã. Tink acaba por se redimir ao inventar máquinas que aceleram o processo de decoração das flores, joaninhas etc. Isso permite que os preparativos para levar a primavera ao continente, anteriormente destruídos, sejam novamente recuperados. Vidia é punida por ter levado Tink a provocar o caos, e Rainha Clarion permite a Tinker Bell para se juntar as fadas dos talentos da natureza em sua viagem ao continente. Tink decide levar consigo a caixa de música e entregá-la a seu proprietário original. Na última cena, é revelado que a proprietária é Wendy Darling.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem Estados Unidos Dublagem Brasil
Tinker Bell Mae Whitman Juliana "Jullie" Vasconcellos
Rosetta Kristin Chenoweth Iara Riça
Iridessa Raven-Symone Raquel Marinho
Silvermist Lucy Liu Christiane Monteiro
Fawn America Ferrera Érika Menezes
Fada Mary Jane Horrocks Nádia Carvalho
Terence Jesse McCartney Gustavo Pereira
Clank Jeff Bennett Anderson Coutinho
Bobble Rob Paulsen Charles Emmanuel
Vidia Pamela Adlon Priscila Amorim
Queijo Bob Bergen Bob Bergen
Rainha Clarion Anjelica Huston Geisa Vidal
Ministro do Outono Ricard Potnow Reginaldo Primo
Wendy Darling America Young Bruna Laynes
Sra. Darling Kathryn Cressida Carmem Sheila
Vagalumes Bob Bergen Bob Bergen
Narradora Loreena McKennitt Aline Ghezzi

Vozes Adicionais: Carla Pompílio, Hannah Buttel, Márcia Morelli, Phillip Maia.

Produção[editar | editar código-fonte]

Inúmeros problemas afetaram a produção do filme, incluindo um orçamento que se expandiu para quase US$ 50 milhões, e quase duas dezenas de versões do roteiro e uma dúzia de diferentes diretores.[1] John Lasseter, diretor criativo da Pixar, foi colocado para orientar a produção do filme após ver uma versão preliminar da história, afirmando que ela era "inassistível".[2] Eventualmente, o sucesso de Lasseter em corrigir os problemas de produção e história do filme o levaram a se tornar o diretor criativo de toda a DisneyToon Studios.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Tinker Bell recebeu críticas positivas da crítica profissional. No Rotten Tomatoes o Tomatometer é de 89% em base de 9 críticas.

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha-sonora de Tinker Bell foi composta por Joel McNeely. A cantora e atriz Selena Gomez interpretou uma música chamada Fly to Your Heart para o filme. A música foi lançada como um single, recebendo um videoclipe.

  1. "To the Fairies They Draw Near" - Loreena McKennitt
  2. "Fly to Your Heart" - Selena Gomez
  3. "How to Believe" - Ruby Summer
  4. "Let Your Heart Sing" - Katharine McPhee
  5. "Be True" - Jonatha Brooke
  6. "To the Fairies They Draw Near, Part II" - Loreena McKennitt
  7. "Shine" - Tiffany Giardina
  8. "Fly With Me" - Kari Kimmel
  9. "Wonder of It All" - Scottie Haskell
  10. "End Credit Score Suite" - Joel McNeely

Continuações[editar | editar código-fonte]

Foram lançadas 4 continuações:Tinker Bell e o Tesouro Perdido em 2009,Tinker Bell e o resgate da fada em 2010,Tinker Bell-O segredo das fadas em 2012,Tinker Bell:fadas e piratas em 2014. O sexto filme da franquia,intitulado Legend of the Neverbeast está previsto para ser lançado em 2015.Ainda não se sabe se a Disney lançará o sétimo e o oitavo filme da franquia,já que os dois haviam sido cancelados.

Referências