The Cheetah Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Cheetah Girls
The-Cheetah-Girls 2009-11.jpg
The Cheetah Girls no The Magnificent Mile 2008.
Informação geral
Origem Nova Iorque
Nova Jérsei
Virgínia
Orange County, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, R&B, Dance-Pop, Hip-hop
Período em atividade 2003 - 2009
Gravadora(s) Walt Disney Records(2003-2007)
Hollywood Records(2007-2009)
Página oficial TCG.com ou TCGDisney.com
Integrantes Adrienne Bailon
Kiely Williams
Sabrina Bryan
Ex-integrantes Raven-Symoné

The Cheetah Girls foi um girl group americano criado pela Walt Disney Company, que protaginizou o bem-sucedido filme The Cheetah Girls, e suas sequências, The Cheetah Girls 2 e The Cheetah Girls: One World, cujas trilhas sonoras já venderem mais de 3 milhões de cópias.

Mesmo cantando juntas desde 2003, em seu primeiro musical, o grupo só veio a se tornar oficial em 2005.

O trio, formado pelas atrizes e cantoras Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan, arrecadou cerca de 36 milhões de dólares com uma turnê entre 2006 e 2007,[1] que ficou entre as 10 melhores do ano e até os dias atuais é uma das mais bem sucedidas na Disney.

Em 2007, o grupo assinou contrato com a Hollywood Records, onde gravaram seu primeiro álbum oficial, TCG, que estreou já entre os 50 mais bem colocados do Billboard 200.

Nos seus 6 anos de carreira, as Cheetah Girls ganharam sete prêmios da Radio Disney e um prêmio da Associação Nacional da Comunicação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formação[editar | editar código-fonte]

Em 1999, Deborah Gregory começou a escrever uma série de livros contando a história de um grupo de meninas de diferentes origens que lutavam para chegar ao topo das paradas musicais. Elas eram as "Cheetah Girls" e em 2002 o Disney Channel quis adaptar as histórias dos livros para um telefilme. A famosa Raven-Symoné foi convidada para viver Galleria, estrela principal do filme, pelo seu destaque no seriado As Visões da Raven. Depois de passarem nos testes, as integrantes do grupo de hip-hop e R&B 3LW Adrienne Bailon e Kiely Williams também ganharam papéis no filme e deram vida, respectivamente, a Chanel e Aqua. E a dançarina Sabrina Bryan ficou como Dorinda. O filme, lançado em agosto de 2003, rendeu 6,5 milhões de espectadores só na estréia e mesmo sem turnê ou performances de divulgação, sua trilha sonora vendeu mais de 2 milhões de cópias, se tornando a 2ª trilha sonora mais bem-sucedida de 2004 (Perdendo apenas para a trilha do filme "Shrek"). Com o notável sucesso, a Disney investiu nas Cheetah Girls e resolveu trazer o grupo para a vida real. Raven preferiu investir em sua carreira solo e de atriz, por isso, apenas Adrienne, Kiely e Sabrina seguiram como Cheetah Girls.

2005: Cheetah-Licious Christmas[editar | editar código-fonte]

O grupo começou, oficialmente, em 2005. O primeiro trabalho das garotas foi no CD "DisneyMania 3", onde participaram com sua primeira música, I Won't Say (I'm in Love). Em dezembro, as Cheetah Girls, se apresentando ainda como Aqua, Chanel e Dorinda, lançaram seu primeiro álbum, "Cheetah-licious Christmas". O CD natalino trazia músicas tradicionais e novas, todas com tema natalino, em um ritmo bem pop. No mês de dezembro, as Cheetah Girls fizeram sua primeira turnê de shows, nomeada Cheetah-Licious Christmas, assim como o CD e a canção. Os shows tinham cenários enfeitados com objetos relcionados ao natal, como caixas de presentes, neve artificial e bengalas doces enormes.

2006: The Party's Just Begun[editar | editar código-fonte]

As Cheetah Girls foram, junto com Raven-Symoné e Belinda, para Espanha gravar o filme The Cheetah Girls 2, que na época da estréia foi o DCOM mais assistido, ultrapassando High School Musical. O filme foi um sucesso e gerou uma turnê muito bem-sucedida, a The Party's Just Begun Tour, que durou cerca de 5 meses. Em um show no Texas as Cheetah Girls bateram recorde de lotação do estádio Relliant,em 3 minutos de show mais de 80 mil ingressos foram vendidos, anteriorment de Elvis Presley, e arrecadou cerca de 36 milhões com pouco mais de 80 shows e produtos relacionados. A turnê também rendeu o segundo CD das Cheetah, In Concert: The Party's Just Begun Tour, onde as três começaram a se impor como Kiely, Adrienne e Sabrina.

2007: TCG[editar | editar código-fonte]

No início do ano, as Cheetah Girls anunciaram um novo CD, que não seria trilha sonora, nem um CD de música natalina, e sim o primeiro (e único) CD oficial. A gravação do CD foi feita na Hollywood Records, o que não rompeu o ligamento delas com a Walt Disney Records. Elas ainda voltariam a esta para gravar trilhas de filmes e fazer participações em álbuns, como Disneymania. Ao participarem do Disney Channel Games 2007, elas lançaram a primeira música, So Bring it On, um pop-rock bem agitado que virou tema de Twitches Too. Em setembro foi lançado o tão esperado álbum, TCG, que trouxe composições das próprias Cheetah, músicas mais maduras e as apresentou como as artistas, e não as personagens. O trabalho com o CD foi interrompido por causa das gravações do filme The Cheetah Girls: One World, que começaram menos de quatro meses depois.

2008: One World[editar | editar código-fonte]

As Cheetah foram para Índia, onde seu terceiro filme, The Cheetah Girls: One World, dessa vez sem Raven-Symoné, que estava ocupada com outros projetos e por isso sua personagem, Galleria, seguiu para a faculdade e não está presente no filme. O filme gerou bastante promoção e contou com o seriado "Road to The Cheetah Girls: One World", que mostrava os bastidores do filme, mas mesmo assim foi a pior audiência dos três filmes das Cheetah Girls. Em outubro as Cheetahs seguiram com mais uma turnê, a One World Tour, a mais grandiosa e mais bem produzida de todas, e ficaram em turnê até o fim do ano. Nesse ano, as meninas também começaram a se dedicar a projetos solo, Sabrina gravou "Byou 2" e lançou o livro "Princess of Gossip", Kiely atuou na comédia "The House Bunny" e todas se dedicam a álbuns solo.

2009: O Fim[editar | editar código-fonte]

A Cheetah Kiely Williams deu uma entrevista dizendo que a turnê "One World" foi, provavelmente, a última das meninas,[2] já que todas se dedicariam a projetos solo em 2009. Adrienne também disse que ainda tinha esperanças de que a Disney fizesse mais um filme com elas, se por acaso a Disney o fizesse seria gravado no Brasil, "Adoraria que o quarto filme fosse gravado no Brasil" Disse Kiely na entrevista.[3] Mais tarde, Adrienne alegou que elas e as Cheetah Girls se separaram,[4] porque a Disney não renovou contrato delas.

Carreiras Solo[editar | editar código-fonte]

Atualmente, as três estão se decicando a projeto solo.

A ex-Cheetah Girl Adrienne Bailon no período posterior ao fim do grupo.

Adrienne Bailon: Depois das Cheetah Girls, Adrienne assinou contrato com a Island/Def Jam e está gravando seu álbum solo desde o ano de 2009. Explorando os talentos de apresentadora, Adrienne trabalhou como VJ/Apresentadora de vários programas e eventos da MTV norte-americana e comandou o webshow "Ready. Set. Dance!" da Yahoo!. Veja mais no artigo principal: Adrienne Bailon.

Kiely Williams: Além de gravar vários filmes desde o fim das Cheetah Girls, Kiely tem gravado faixas na gravadora de sua família para seu primeiro disco solo. Ela ganhou notoriedade em 2010 com a polêmica que causou com a canção "Spectacular". Veja mais no artigo principal: Kiely Williams.

Sabrina Bryan: Com o fim do grupo, Sabrina, que tinha sido destaque da 5ª temporada de Dancing With the Stars mesmo sem ter ganho, começou a trabalhar como repórter do programa cobrindo os bastidores semanalmente. Sabrina também participou de uma produção independente chamada "If It Ain't Broke, Break It". Veja mais no artigo principal: Sabrina Bryan.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Trilhas Sonoras[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

  • 2005 - DisneyMania 3 In Concert: Performance de "I Won't Say (I'm In Love)" ao vivo.
  • 2006 - California Adventures: (incluso na edição especial da trilha sonora de The Cheetah Girls 2)
  • 2006 - Radio Disney's Totally 15th Birthday: Performance de "The Party's Just Begun", "Cinderella" and "Shake A Tail Feather" ao vivo.
  • 2007 - In Concert: The Party's Just Begun Tour (incluso no CD de mesmo nome).

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Singles das trilhas sonoras
Ano Single Disco
2003 Cinderella*(com Raven-Symoné) Cheetah Girls Soundtrack
Girl Power*(com Raven-Symoné)
Cheetah Sisters*(com Raven-Symoné)
2005 I Won't Say (I'm In Love) DisneyMania 3
Cheetah-Licious Christmas Cheetah-licious Christmas
5 More Days 'Til Christmas
Shake a Tail Feather O Galinho Chicken Little
2006 If I Never Knew You DisneyMania 4
The Party's Just Begun*(com Raven-Symoné) Cheetah Girls 2 Soundtrack
Strut*(com Raven-Symoné)
Step Up*(com Raven-Symoné)
Amigas Cheetahs*(com Raven-Symoné)
Route 66 The Cheetah Girls 2 Soundtrack: Edição Especial
2007 So This is Love DisneyMania 5
So Bring It On TCG
Fuego
2008 One World* The Cheetah Girls: One World Soundtrack
Dance Me If You Can*
Cheetah Love*

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título Original Sinopse (Resumo) Notas
2003 The Cheetah Girls The Cheetah Girls 4 amigas,que moram em Nova York, mas são de várias origens, lutam para alcançar a fama com seu grupo musical, The Cheetah Girls. Estrelado pela atriz e cantora Raven-Symoné e filmado no final de 2002, antes do grupo.
2006 The Cheetah Girls 2 The Cheetah Girls 2: When In Spain As 4 melhores amigas (Galleria, Chanel, Dorinda e Aqua) vão para Espanha competir no Festival de Música de Barcelona, mas ao chegar lá suas pesperctivas individuais as levam para caminhos diferentes. Com participação de Raven Symoné e Belinda.
2008 The Cheetah Girls: Um Mundo The Cheetah Girls: One World As amigas, Aqua, Chanel e Dorinda, vão para a Índia gravar um filme em Bollywood, mas ao chegar lá terão de competir entre si pelo papel, o que pode abalar a amizade das meninas. O primeiro com apenas as três Cheetah Girls e o priméiro DCOM gravado na Índia.

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • Vídeos dos filmes lançados como clipe para divulgar os filmes e as trilhas sonoras
Ano Vídeo Diretor
2005 Cheetah-Licious Christmas -
2006 Shake a Tail Feather
If I Never Knew You
The Party's Just Begun* Kenny Ortega
Strut*
Amigas Cheetahs*
Route 66 -
Cherish The Moment* Kenny Ortega
2007 So This is Love Shane Drake
So Bring It On (Ao Vivo) -
Fuego Marcus Raboy
Fuego (Versão em Espanhol)
2008 One World* Paulo Hoen
Dance Me If You Can*
Cheetah Love*
Feels Like Love*

Turnês[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Turnês de The Cheetah Girls

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Rádio Disney Awards - Música do Ano (Cinderella), (2003)
  • National Association for Multi-ethnicity in Communications Awards - Melhor Vídeo(Strut), (2007)
  • Rádio Disney Awards - Melhor Estilo de Dança, (2007)
  • Rádio Disney Awards - Melhor grupo, (2007)
  • Rádio Disney Awards - Melhor música para acordar(Step Up), (2007)
  • Rádio Disney Awards - Melhor música para dançar (Strut), (2007).

Aparições na TV[editar | editar código-fonte]

Ano Programa Notas
2005 Macy's Thanksgiving Day Parade 2005 Apareceram cantando Five More Days 'Til Christmas.
2005 ABC Christmas Day Parade 2005 Apareceram cantando Cheetah-Licious Christmas.
2006 Teen Choice Awards 2006 Apresentaram um prêmio pro Fall Out Boy.
2006 Arthur Ashe Kids' Day Cantaram The Party's Just Begun, introduzido por um trecho de Cheetah Sisters à capela.
2006 Good Day LA Convidadas, comunicação via satélite.
2006 Good Morning America Convidadas, cantaram The Party's Just Begun, ao vivo, junto com Raven-Symoné.
2006 Live With Regis and Kelly Convidadas, cantaram The Party's Just Begun, no especial de Halloween.
2006 The Cheetah Girls: In Concert Especial da Disney Channel que amostrava um pequeno concerto das Cheetah na California.
2006 Martha Convidadas, cantaram The Party's Just Begun.
2006 The View Convidadas, cantaram o hit Strut.
2006 American Music Awards 2006 Apresentaram um prêmio pro Nickelback.
2006 Tonight Show with Jay Leno Convidadas, cantaram Step Up ao vivo.
2006 The Today Show Convidadas e entrevistadas.
2007 Blue Peter Cantaram The Party's Just Begun.
2007 GMTV Convidadas, cantaram So Bring It On.
2007 Disney Channel Games 2007 Adrienne jogou pelo time vermelho,Kiely pelo time azul e Sabrina pelo time amarelo.
Cantaram Strut, Girl Power/Growl Power e So Bring It On na cerimônia de encerramento,mas só Strut foi exibida na TV.
2007 The Cheetah Girls Chit Chat Pequenos comerciais exibidos no Disney Channel dos Estados Unidos amostrando as Cheetah Girls falando sobre vários assuntos.
2007 Good Day LA Entrevista da divulgação do CD TCG.
2007 Good Morning America Cantaram Fuego ao vivo.
2007 The Early Show Cantaram,ao vivo, Fuego e Break Out This Box.
2007 KTLA Morning Show Convidadas.
2007 Kristi Yamaguchi Friends & Family Cantaram, Fuego, Step Up, Homesick e So Bring It On, enquanto patinadores de gelo faziam perfomances
2007 A Hollywood Christmas Celebration Cantaram Break Out This Box e Cheetah-licious Christmas.
2008 Zack e Cody: Gêmeos em Ação Participaram do episódio "Doin' Time in Suite 2330", junto com Chris Brown.
2008 Extra Convidadas.
2008 American Idol Assistiram da platéia a apresentação de Fantasia e a eliminação de Syesha Mercado,no dia 14 de maio (exibido no Brasil 8 dias depois).
2008 Road to The Cheetah Girls: One World Micro-série com os bastidores de The Cheetah Girls: One World.
2008 Disney Channel Games 2008 Jogaram nas mesmas equipes do ano enterior. Cantaram Cheetah Love, Dance Me If You Can e One World na cerimônia de encerramento.
2008 The Cheetah Girls: One World - Playback Comerciais do Disney Channel de divulgação da trilha sonora do terceiro filme das Cheetah Girls.
2008 CW 11 Morning News Convidadas; Deram entrevista sobre o filme The Cheetah Girls: One World.
2008 Mi TRL Convidadas; Deram entrevista sobre o filme The Cheetah Girls: One World.
2008 Good Morning America Fizeram performance ao vivo de One World e Dance Me If You Can para promover "The Cheetah Girls: One World" e sua trilha sonora.
2008 TRL Convidadas; Deram entrevista sobre o filme The Cheetah Girls: One World.
2008 ALMA Awards Performance ao vivo de One World durante a premiação.
2008 Studio DC: Almost Live Especial do Disney Channel. Apareceram cantando Dance Me If You Can com a Miss Piggy.
2008 Disney Channel live: El concierto Especial do Disney Channel da Espanha, onde as Cheetah Girls cantaram as músicas "The Party's Just Begun", "Fuego", "Amigas Cheetahs", "Dance Me If You Can" e "One World".
2008 Detroit Pistons vs. Portland Trail Blazers Convidadas para cantar o Hino Nacional dos Estados Unidos no início da partida.

Gírias[editar | editar código-fonte]

  • Cheetah-Licious (Cheetah-Licioso/a): Gíria principal usada desde o primeiro filme. Usada como um adjetivo bom, um elogio ao objeto ou pessoa. Virou o nome do primeiro CD (Cheetah-licious Christmas) e de uma canção exclusiva para segunda turnê (Cheetah-Licious).
  • Growl Power (Poder do Rosnado): Gíria usada desde o primeiro filme, usada para mostrar força, capacidade. Para tornar a música "Girl Power" de gosto universal (meninos e meninas), as Cheetah mudaram os trechos da música para "Growl Power" (desde 2007).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre The Cheetah Girls