Girl group

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Girl group
Spice Girls - uma das girl groups mais bem sucedidas mundialmente.
Origens estilísticas 1930s-1965: Dança de salão, Swing, Jump blues, Rhythm and Blues, Rock and roll, Soul music, Gospel, Pop tradicional

1965-2000s: Disco, R&B, Power pop, Pop rock, Dance music 2000s: Pop punk, Indie rock, Indie pop, Garage rock, Dance-punk, Pop Rap, Emo/Post-hardcore, New rave, Electropop, EDM

Contexto cultural 1930s Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocal, violão, sampler, sequenciador, guitarra elétrica, baixo, bateria, teclado.
Popularidade Mundial
Formas derivadas Boy bands, Twee pop, Riot grrrl, Indie pop, Bubblegum pop, Yé-yé
Subgêneros
J-Pop, K-Pop
Gêneros de fusão
Pop rock, Pop punk, Indie rock, Indie pop, Dance-punk
Outros tópicos
Motown Records, Cultura popular, Pós-modernidade, Consumismo

Girl group é um grupo vocal só de mulheres ou garotas que geralmente cantam e dançam juntas ou que também tocam instrumentos. Nos Estados Unidos eles denominam girl group como um grupo de garotas que somente cantam e dançam e girl band de garotas que tocam instrumentos e cantam.

História[editar | editar código-fonte]

As girl groups emergiram no final da década de 1950 como um grupo de cantoras que cantavam músicas escritas por um grande time de compositores, em 1959, The Primettes um quarteto americano, formado por Diana Ross, Florence Ballard, Betty McGlown e Mary Wilson, que ficou trio em 1962 e viraram The Supremes, formado por Ballard, Ross (cantora líder) e Wilson que foi um dos grupos de garotas mais famoso mundialmente até 1977, e esse foi um grupo com muitas substituições, como McGlown por Barbara Martin, Ballard ser substituída por Cindy Birdsong, Ross por Jean Terrell e etc. Mary Wilson foi a única a ficar até o final sendo cantora original desde 1959.[1]

Nos anos 70 e início dos anos 80 teve uma profusão de grupos de disco, new wave e pop dance.

No final dos anos 80 e também nos anos 90 surgiram os grupos de estilo pop manufaturado e às vezes fabricado (escolhiam as garotas para fazer parte de um grupo como por exemplo as Spice Girls) e os gêneros mais conhecidos nessa época eram o teen pop e o R&B. Um dos grupos mais populares da época foi o TLC que se tornou o grupo feminino que mais vendeu na história da música nos E.U.A.

Nos anos 2000, as girl groups mudaram de estilo de música e passaram para o bubblegum pop (pop chiclete), R&B/Hip Hop, música urbana e pop rock. Um bom exemplo são as Destiny's Child, consideradas em 2006 pelo World Music Awards, o grupo feminino que mais vendeu discos de todos os tempos. Outros grupos com sucesso nesta década foram Sugababes, Girls Aloud e The Pussycat Dolls.

Na década de 2010, as girl groups voltaram com estilo pop, geralmente lançadas sobre Talent shows e programas de televisão que montam grupos e as lançam para o sucesso exemplo mais conhecido atualmente é Fifth Harmony.

Lista de girl groups[editar | editar código-fonte]

Aqui estão listados alguns exemplos de girl groups, que cantam sem tocar instrumento. Outros exemplos, veja os artigos na categoria Girl groups.

  • Cleopatra - quarteto britânico de R&B/Pop formado por irmãs, em atividade desde 1998.
  • Fin.K.L - quarteto coreano onde a cantora Lee Hyori iniciou a carreira no final dos anos 90.
  • Juice - trio holandês que apareceu no início dos anos 2000 com o single "I'm Not in Love".
  • Lollipop - quinteto italiano formado no programa Popstars. Durou de 2001 a 2004 e 2013/presente .
  • Meia Soquete - quarteto brasileiro formado por Calu Blancas Zulauf, Adriane Galisteu, Débora Calijiuri e Anne Cinthya Ramos. Gravou dois álbuns e era atração garantida nos programas de auditório da década de 1980.
  • Nobody's Angel - quarteto americano que apareceu no filme Model Behavior (2000), com o Justin Timberlake. Durou de 1998 a 2002.
  • Girls' Generation - É um girlgroup sul-coreano, formado por 9 garotas em 2007.
  • Stooshe - trio britânico surgido em 2010.
  • Wonderland - quinteto irlandês que durou de 2008 a 2011.
  • Bandana - quinteto argentino formado no programa Popstars. Durou de 2001 a 2004.
  • Girls United - trio norte-americano formado com a junção de ex-integrantes dos girl groups Girlicious e Velvet Angels.
  • G.R.L - a nova formação do grupo The Pussycat Dolls.
  • Little Mix- Um quarteto britânico formado em 2011 no reality show 'The X Factor UK'
  • Fifth Harmony - Um quinteto formado no bootcamp do The X Factor USA 2012

Girl Groups Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Spice Girls - Formada por Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham, tornou-se conhecido em 1996 com o primeiro single, "Wannabe". O single estourou em 1º lugar em mais de 30 países, fazendo as garotas tornarem-se um fenômeno global. O grupo vendeu cerca de 90 milhões de discos tornando-se o grupo feminino mais famoso e bem-sucedido de todos os tempos.
  • Destiny's Child - Foi um grupo feminino norte-americano de R&B formado em 1990, com o nome de Girl's Tyme. Em 1995 assinaram contrato com a Columbia Records, quando o grupo era formado por Beyoncé Knowles, Kelly Rowland, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, e em 1998 lançaram seu primeiro álbum. Vendeu mais de 60 milhões de discos em todo o mundo, tornando-se um dos grupos que mais venderam nos Estados Unidos e o grupo feminino que mais vendeu discos nos últimos tempos de acordo com World Music Awards. A revista Billboard colocou o grupo na lista dos 100 melhores artistas de todos os tempos.
  • Pussycat Dolls - foi um grupo musical feminino fundado pela coreógrafa Robin Antin. Inicialmente criado como uma trupe burlesca, em 1995. A formação original do conjunto é: Nicole Scherzinger, Carmit Bachar, Melody Thornton, Jessica Sutta, Kimberly Wyatte, Ashley Roberts. Em 13 de setembro de 2005, o conjunto lança seu álbum de estreia intitulado PCD, que alcançou a quinta posição da Billboard Hot 200, antes de vender mais de sete milhões de cópias em todo o mundo. The Pussycat Dolls vendeu cerca de 15 milhões de discos e 37 milhões de singles no mundo, o que faz da banda um dos grupos femininos que mais vendeu.
  • Fifth Harmony - é uma girl group americana formada na fase do bootcamp do programa The XFactor USA 2012. O quinteto é formado por: Ally Brooke, Camila Cabello, Dinah Jane, Lauren Jauregui e Normani Hamilton. Apesar de ainda não possuirem álbum, se destacaram tornando-se o primeiro girl group à ganhar um VMA de Artist to Watch, primeira girl group a vencer um VMA desde 2008. Também foi indicada a primeira fase do EMA, Best Us Act, vencendo nomes como Demi Lovato e Ariana Grande na fase de votação por Twitter, e indo para a votação oficial, contra Beyoncé e Katy Perry. BO$$ o primeiro single do álbum de estréia debutou em #43 no Billboard Hot 100, com isso, tiveram o maior debut de um girl group no Billboard Hot 100 em 8 anos e o melhor debut de um girl group na década, desde Danity Kane em 2006. Seu álbum de estreia "Reflection" será lançado em 17 de Dezembro de 2014.

Referências

  1. Linda Holtzman. Media messages: what film, television, and popular music teach us about race, class, gender, and sexual orientation. [S.l.]: M.E. Sharpe, 2000. 89 pp. 0765603373, 9780765603371

Ligações externas[editar | editar código-fonte]