Wonder Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wonder Girls
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, K-Pop, Teen Pop, Dance-pop, Mandopop
Período em atividade 2007 – 2013 (em hiato)
Gravadora(s) JYP Entertainment
United Asia Management
Afiliação(ões) JYP Nation
Página oficial wondergirlsworld.com
Integrantes Yubin
Yeeun (Yenny)
Hyerim (Lim)
Sunye
Ex-integrantes Hyuna
Sunmi
Sohee

Wonder Girls  (Em coreano: 원더걸스, em chinês: 奇迹女孩, em japonês: ワンダーガールズ) é um girl group sul-coreano em que os membros atuais do grupo atualmente são Yeeun, Hyelim, Sunye e Yubin. Elas são produzidas pelo cantor e compositor Park Jin-young e são adeptas de sua agência de talentos, a JYP Entertainment. Nos Estados Unidos elas são co-produzidas pela Creative Artists Agency. Cada uma das cinco integrantes originais da banda foi selecionada através de audições.

História do grupo[editar | editar código-fonte]

Pré-debut[editar | editar código-fonte]

As Wonder Girls foram introduzidas através de um reality show intitulado "MTV Wonder Girls". Os primeiros episódios mostrou as características e perfis de cada membro e mostrou a agenda de cada uma para o dia. Pouco tempo depois de selecionarem Yeeun como o quinto membro, as Wonder Girls tiveram o seu primeiro showcase nos estúdios da MTV coreana. Elas apresentaram uma versão cover de "Don't Cha" do grupo feminino Pussycat Dolls, assim como suas próprias músicas, incluindo "Irony" e "미안한 마음" ("It's Not Love"). Sunye cantou sua própria versão de "Stand Up for Love" do Destiny's Child, enquanto Hyuna mostrou suas habilidades na dança. Os outros três membros -Yeeun, Sunmi e Sohee- fizeram um cover de "Together Again" da Janet Jackson.

2007: Debut do grupo[editar | editar código-fonte]

As Wonder Girls debutaram em 10 de fevereiro de 2007 no Show! Music Core com “Irony” na sua formação original (Yeeun, Sunye, Hyelim, Hyuna e Sohee) o single no estilo hip-hop do seu mini-álbum de debut, “The Wonder Begins”. O mini-álbum se tornou um grande hit, vendendo mais de 11.454 cópias físicas em 2007. O fanclub do grupo foi denominado "Wonderfuls" e o grupo teve vários showcases na China após receberem aulas de Chinês.

Porém pelo resto de 2007, as Wonder Girls foram prejudicadas por vários problemas de saúde e acidentes. Em 25 de junho, Sohee foi afastada por um mês por ter rompido o ligamento do joelho depois de cair de uma motocicleta nas filmagens do filme 뜨거운 것이 좋아 (I Like It Hot). As quatro integrantes restantes continuaram realizando apresentações até julho, quando Hyuna foi removida do grupo pela preocupação de seus pais sobre sua saúde —em particular, a gastrite crônica que a manteve hospitalizada entre março e abril.

No outono de 2007, a agência de talentos Good Entertainment enviou sua trainee Yubin para a JYP Entertainment como a substituta de Hyuna no grupo. Ela fez sua estréia três dias depois de entrar na JYP em uma performance ao vivo com o novo hit do grupo, "Tell Me" no Music Bank. Com o primeiro álbum completo do grupo, o The Wonder Years, foi lançado na semana seguinte de "Tell Me". Devido à adição de Yubin de última hora, a versão do álbum não contém sua parte (e sim a de Hyuna). No entanto, a versão da música que era tocada nas performances continha a parte cantada por Yubin. O single foi um sucesso e alcançou o número um em vários programas semanais e charts coreanos, incluindo o Music Bank da KBS. A coreografia para a canção era simples e foi muito imitado: Até outubro, muitas performances amadoras começaram a circular em sites de vídeo como o YouTube e o Daum. A popularidade da dança foi tão imensa e essa atenção explosiva que recebeu se tornou conhecido como o "Virus Tell Me", consagrando o grupo com o apelido de "Irmãs caçulas da Coréia".

As Wonder Girls tiveram uma extensa agenda promocional de seu álbum e, no final de 2007, eles começaram a promover outro single do álbum, "이 바보" ("This Fool"). Elas fizeram várias aparições em programas de variedades, cantaram ao vivo em programas de rádio, festivais de música, em performances especiais conjuntas com outros grupos, como Big Bang e Girls 'Generation, entre outras atividades promocionais. A MTV também transmitiu quatro temporadas de The Life Wonder, uma reality show de TV estrelando as meninas. As Wonder Girls voltaram para a Coréia na Primavera de 2008. Em maio, uma foto de cada membro foi lançado durante um período de cinco dias, começando com Yeeun e terminando com Sohee. Um teaser do retorno do grupo com uma nova música foi lançado, haviam rumores de que Hyuna estaria retornando para o grupo porém a JYP Entertainment, no entanto, disse que a história era falsa.

2008: So Hot e The Wonder Years: Trilogy[editar | editar código-fonte]

O novo single, "So Hot", foi lançado no dia 22 de maio de 2008, a canção liderou todas as paradas coreanas. Em meados de 2008, eles se apresentaram em MBC Show! Music Core, dessa vez promovendo "So Hot" e "This Time". O single completo foi logo liberado, nele continha a versão rap de "Tell Me", "This Time" e "You're Out". Devido a uma lesão da medula vocal, Yubin teve que dublar suas partes sob as ordens de um médico.

Depois de uma pequena pausa, as Wonder Girls fizeram um grande retorno no início do outono coreano de 2008. O clipe da música "Nobody" foi revelado, e o single digital foi lançado simultaneamente. Elas se apresentaram na semana seguindo nos programas semanais Show! Music Core, Music Bank e Inkigayo. O hit foi número 1 no KBS Music Bank, permanecendo lá por quatro semanas consecutivas, e também ganhou do Cyworld o prêmio de "Song of the Month" em setembro e outubro de 2008. Assim como "Tell Me", "Nobody "também provocou uma mania da dança, por ser fácil e cativante. Em novembro, revelaram que lançariam a própria linha de maquiagem, consistindo em 6 diferentes produtos e um reality show na MNet chamado Wonder Bakery, no qual as garotas fariam par com aspirantes a chefs competindo por um prêmio em dinheiro.

No Mnet Asian Music Awards (MAMA) de 2008, as Wonder Girls receberam três prêmios: "Canção do Ano", "Melhor Vídeo de Música" para "Nobody" e "Melhor Grupo Feminino". O grupo também ganhou um prêmio no Golden Disk Awards de 2008, um mês depois de altas vendas digitais, no 18ª Seoul Music Awards, as Wonder Girls ganharam o Daesang ("Artista do Ano"), o maior prêmio oferecido, com "Nobody", e dois outros prêmios.

Em fevereiro de 2008, as Wonder Girls se juntaram a seu produtor Park Jin-young para sua turnê de um mês pela Coreia e os Estados Unidos (incluindo Nova York e Los Angeles), como convidados especiais, e aproveitaram a oportunidade para filmar o vídeo para a música "Wishing on a Star", enquanto em Nova York.

Em outubro de 2008, as Wonder Girls assinaram com a Creative Artists Agency (CAA). Até o final de 2008, eles tinham ganhado ₩12000000000 (equivalente a 9.000 mil dólares dos Estados Unidos) como um grupo.

2009-2010: Foco internacional e mudança na formação do grupo[editar | editar código-fonte]

A turnê das Wonder Girls começou em 28 de fevereiro de 2009, em Bangkok, Tailândia. Junto com seu mentor, JYP, elas fizeram shows nos Estados Unidos, visitando Los Angeles em 5 de março, La Mirada em 6 de Março, e Nova York em 8 de março. Elas também tocaram para um pequeno público no MTV Iggy em 10 de Março, o grupo, então, voltou para a Coréia do Sul, a fez shows no final de março em Seul e Busan. Esta época do grupo foi toda relatada no rality show da MTV coreana chamado "Welcome to Wonderland". Após o fim da tour, o grupo lançou um clipe para o seu cover de “Now” do Fin.K.L que foi utilizado como comercial da LG. Elas também abriram uma conta no MySpace, assim confirmando que iriam estrear no mercado americano logo.

Em junho de 2009, a JYP Enteirtainment revelou que as Wonder Girls se juntariam ao Jonas Brothers na turnê norte americana dos mesmos, “Jonas Brothers World Tour 2009”. A companhia também anunciou que “Nobody” seria o primeiro single em inglês, seguido de “Tell Me”, e que um álbum em inglês também seria lançado. Mais tarde, foi revelado que por causa do debut americano, SunMi e SoHee deixaram o colegial, já que não seria possível comparecer enquanto estavam nos EUA.

Em fevereiro de 2010, foi anunciado oficialmente a notícia de que SunMi deixaria as Wonder Girls. SunMi alega ter deixado o grupo para terminar seus estudos na Coréia, e após formar uma boa vida acadêmica, pretende voltar a cantar. As outras integrantes do grupo alegam: "SunMi será eternamente uma de nós".

A versão em inglês de “Nobody” em 26 de junho de 2009, um dia antes de começarem a turnê com os Jonas Brothers. Inicialmente elas participariam de apenas 13 dias de shows nos EUA, mas, no fim, estiveram durante 45 dias de shows, o que tornou elas cada vez mais populares no país. Surpreendendo a todos, a versão em inglês de “Nobody” debutou em #76 na Billboard Hot 100, em outubro de 2009, fazendo delas as primeiras coreanas a entrar nas paradas americanas na história.

Em janeiro de 2010, a saída de Sunmi -que voltaria a se dedicar ao colegial- foi anunciada. Contudo, a entrada de HyeLim foi anunciada, Sunmi continou como membro das Wonder Girls até o final de fevereiro, terminando toda a sua programação como membro do grupo. Em Fevereiro de 2010, elas abriram o show de Justin Bieber no Dia dos Namorados.

As Wonder Girls estavam preparando seu primeiro álbum em Inglês, com metade das fixas (seis faixas) sendo versões de singles coreanos em inglês e a outra metade do material novo, inicialmente programados para a liberação em fevereiro de 2010. Eles também planejaram uma turnê em janeiro de 2010. No entanto, devido à saída de Sunmi, tanto a turnê como o álbum foram adiados.

Graças a popularidade do grupo na Ásia e no mundo inteiro, a Sony Ericsson escolheu as Wonder Girls como embaixadoras da marca na região asiática envolvendo atividades promocionais na Coréia do Sul, China, Japão, Cingapura, Indonésia e Taiwan, bem como Austrália e Nova Zelândia.

No dia 5 de Abril de 2010 o grupo começou sua tour pelos EUA e Canadá que teria 20 shows já programados, seria a Wonder World Tour, que tinha a participação especial dos seus colegas de empresa o 2PM em 9 datas. A tour foi uma combinação de músicas em coreano e outros hits regravados em inglês, covers de músicas populares americanas e novas músicas para o novo álbum das meninas. A tour começou em Washington, DC no dia 7 de Abirl de 2010. Dois meses depois, em 4 de Junho, elas se apresentaram no Hollywood Bowl.

Em maio do mesmo ano, nos dias 15 e 31, elas voltaram a sua terra natal, lançando “2 Different Tears” em 3 versões: chinesa, coreana e americana. O mini-álbum também incluia versões em inglês de sucessos como “So Hot” e “Tell Me”. Por meses o grupo promoveu o single e fez a sua turnê, que passou por países como EUA e Canadá, além de ter seu reality show de volta, pela primeira vez mostrando a vida das integrantes nos EUA. O clipe de 2 Different Tears saiu dia dia 15 de Maio e elas voltaram aos palcos coreanos no M.Net's M! Countdown no dia 22 e cinco dias depois, no dia 27, elas ganharam o primeiro prêmio com 2 Different Tears no M! Countdown, durante o período que elas ficaram na Coréia o grupo participou de vários programas coreanos de televisão.

Após este comeback, elas acabaram voltando novamente para a América do Norte, agora com mais oito cidades nos EUA e duas cidades canadenses foram adicionadas para a Wonder World Tour, dessa vez quem estava abrindo o show das meninas era o 2AM que também são colegas de empresa. Nesse tempo elas ganharam mais fama por lá: a House of Blues nomeou elas como "Artistas do Mês" em Junho de 2010 e elas também foram incluídas em um artigo chamado "The Wonders of K-pop" no site Pollstar.

2011: Retorno para a Coréia[editar | editar código-fonte]

Em 2011 saíram novas informações que o grupo iria finalmente lançar seu álbum-americano, assim que o J.Y Park deu pistas em seu twitter que teria feito uma música para as meninas e ainda disse que não foi apenas ele que produziu essa música, foi um trabalho junto ao Rainstone (o mesmo que escreveu "Nobody"), e disse que o álbum teria provavelmente seis ou sete faixas. O famoso produtor Rodney "Darkchild" Jerkins e a compositora nominada para o Grammy, Claude Kelly, iriam ter uma grande participação no álbum e o mesmo seria lançado por três gravadoras americanas.

Durante o  2011 Chloe Fashion Show em Xangai, China, a Sunye como líder do grupo revelou que elas iriam adicionar músicas em mandarim no álbum e que poderia ter uma versão do álbum especial em mandarim para os fãs chineses, Yeeun também revelou seu interesse em produzir algumas músicas para esse álbum enquanto Yubin disse que elas iriam mudar um pouco e experimentar músicas mais no estilo dance, porém ainda teriam sua marca que era o estilo retrô.

No dia 6 de Abril a Sunye falou na rádio SBS Power FM’s Kim Hee Chul’s Young Street que o grupo poderia ainda ter um retorno aos palcos coreanos quando foi perguntada por um ouvinte sobre as atividades das Wonder Girls. Em Junho no dia 24 elas foram premiadas com o prêmio "Top Gross Selling Digital Downloads" na categoria de grupos estrangeiros na China Mobile Miguhui Awards por terem 5,371,903 downloads vendidos com os hits eternos "Nobody", "Tell Me" e "2 Different Tears". No mesmo mês, foi revelado que elas iriam participar do encerramento das Special Olympics em Atenas em Atenas na Grécia, representando a Coreia do Sul, sede dos jogos em 2013.

Em agosto o grupo participou do programa  Billboard.com's Mashup Monday, performando uma versão própria do grupo de "Nothin' On You" do B.o.B e do Bruno Mars e em outubro um representante do grupo revelou: "O álbum será produzido em um formato de filme OST/trilha sonora. Nós estamos planejando o conceito para combinar com a música, então ao invés de retrô, sentimos que ele será mais pop. As Wonder Girls vão vir definitivamente com uma nova imagem, por isso, aguardem ansiosamente por isso."

Para o meio do mês de outubro um poster na frente da JYP Ent. foi colocado com a frase "R U Ready?" e logo após isso foi revelado que o segundo álbum do grupo seria lançado em novembro no dia 7 e que elas iriam promover por um mês inteiro na Coréia e logo iriam iniciar uma tour asiática em Dezembro.

Eles tiveram ajuda de grandes profissionais para esse álbum como o coreografo da Beyoncé, Jonte, em seu time e o designer Johnny Wujek que é estilista da Katy Perry. O álbum Wonder World consistia em doze músicas inéditas e um remix. A faixa "G.N.O" foi escrita e produzida por Yeeun, Lim escreveu "Act Cool" e Yubin escreveu seu próprio rap para "Girls Girls", "Me, In" e "Sweet Dreams". O álbum então logo foi lançado dia 7 de novembro e o grupo fez sua primeira performance no programa semanal coreano Music Bank no dia 11.

2012: Primeiro filme, mais promoções internacionalmente e a expansão pela Ásia[editar | editar código-fonte]

No começo do ano, em janeiro, o grupo foi promover seu álbum no “2012 Superstar Red & White Red White Music Festival” junto com o Miss A. Logo elas retornaram para suas atividades nos EUA com o primeiro filme do grupo intitulado de "The Wonder Girls", junto com o filme elas lançaram "The DJ Is Mine" ao lado das School Gyrls, para trilha sonora do filme, a música alcançou #1 em vários charts coreanos. O grupo também compareceu ao 2012 CES, a maior feira de tecnologia do mundo, e assim promoveram a nova linha de fones da Monster chamados "Diamond Tears". Elas compareceram também na estréia do filme no CGV Cinemas em Los Angeles, a estréia na TV foi pelo canal TeenNick no dia 20 de Fevereiro. 

O JYP twittou que o álbum americano iria incluir 12 novas faixas, juntamente com um clipe que teria uma grande produção, a maior que o grupo já teve para o single, com lançamento previsto para o verão. Um novo álbum coreano das Wonder Girls foi confirmado por sua empresa e foi programado para ser lançado no início de junho. As Wonder Girls estariam se afastando dos hits retro se concentrando músicas dance mais poderosas para a temporada de verão. J.Y. Park escreveu em sua página no Twitter, "O álbum americano das Wonder Girls está agora completo, e todas as músicas do seu álbum coreano foram aprovadas por unanimidade."  

Depois de muitas especulações, Yeeun confirmou que o grupo iria voltar para a Coréia com Junho. E elas voltaram com o mini-álbum "Wonder Party" no dia 3 de Junho com o lançamento também do clipe para o single "Like This". O single ficou em #1 em vários charts como o Daum e o Soridaba, no dia 12 de Junho elas ganharam pela primeira vez com Like This no programa semanal "MBC's Show Champion". 

Na metade de Junho foi revelado que o grupo iria finalmente debutar no Japão pela gravadora DefStar Records, que teve muito interesse em fazer agora uma versão de "Nobody" em japonês, sendo esse o debut do grupo no mercado japonês com o single "Nobody for Everybody" que foi lançado em Julho. Elas também foram escolhidas como modelos da marca Kowa para a linha Marshpuff. 

No dia 3 de Julho de 2012, elas anunciaram o novo single americano “Like Money” que teve a participação de Akon, o single foi lançado no dia 10 do mesmo mês. Elas também apresentaram a música no Green Groove Festival 2012 ao lado de Akon. Já no início de setembro o grupo performou três músicas do seu álbum americano no iHeartRadio: "Ouch", "Stay Together" e "Wake Up" além dos outros hits do grupo. No no final de outubro as Wonder Girls tiveram uma entrevista ao lado de Nick Cannon e eles falaram sobre um novo reality das Wonder Girls, vindo do filme americano delas. Também nesse mês o grupo lançou "Best Christmas Ever" para a coletânea A Very Special Christmas 25th Anniversary que contaria não só com a música das garotas mas com outros cantores americanos conhecidos. Junto com esta coletânea, elas lançariam também uma coletânea própria no Japão intitulado de "Wonder Best" que continha várias versões novas de músicas antigas e que consagraram o grupo, além de uma faixa nova chamada "Wonder Love", esse álbum foi uma mistura de músicas em coreano, inglês e japonês. 

2013-2014 (presente): Casamento e gravidez da Sunye, saída da Sohee e hiatus do grupo[editar | editar código-fonte]

No dia 26 de Janeiro de 2013 Sunye se casou com seu namorado, James Park, e desde então o grupo entrou em hiatus. A JYP Ent. deu um anuncio oficial falando sobre o hiatus e apoiando a líder do grupo no seu casamento. Antes de se casar, Sunye teve uma conferencia de imprensa e falou que não iria parar de cantar. Três meses depois, Sunye e James anunciaram que estavam esperando um filho, Sunye estava grávida de três meses e o sua filha Hailey nasceu em outubro do mesmo ano.

A última apresentação do grupo junto foi no Winter Special Olympics in Pyeong Chang, na Coreia do Sul dia 5 de Fevereiro. 

Em dezembro de 2013 a Sohee anunciou que estava saindo da JYP Ent. e procurando uma nova empresa para se focar na sua carreira de atriz, ela então entrou mais tarde para a BH Ent. Já em maio de 2014 a JYP Ent. anunciou que o grupo não iria se separar, porém mais tarde no dia 10 de Dezembro a Sunye deu um depoimento em uma igreja onde ela costuma cantar falando sobre o vazio que sente estando na carreira do entretenimento, dando a entender para a mídia que ela estaria se aposentando, porém logo a JYP Ent. negou que ela chegou a falar com a empresa sobre isso e afirmou que ela ainda tem um contrato com a mesma e com as Wonder Girls, por isso ela não saiu do grupo por enquanto, está em um hiatus. 

Membros[editar | editar código-fonte]

Wonder Girls
Nome Artístico Coreano Chines Japonês Nome Completo Coreano Chines Japonês Data De Nascimento Posição
Yeeun 예은 藝你 イェニ Park-Yeeun 박예은 朴譽恩 パク・イェウン 26 de maio de 1989 (24 anos) Vocalista principal
Yubin 유빈 婑斌 ユビン Kim-YooBin 김유빈 金婑斌 キム・ユビン 4 de outubro de 1988 (25 anos) Rapper principal, Vocalista
Hyelim 혜림 惠林 リム Woo-Hyerim 우혜림 禹惠林 ウ・ヘリム 1 de setembro de 1992 (21 anos) Vocalista
Sunye 선예 先藝 ソン Min-SunYe 민선예 閔先藝 ミン・ソネ 12 de agosto de 1989 (24 anos) Líder, Vocalista principal

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Ex-Wonder Girls
Nome Artístico Coreano Chines Japonês Nome Completo Coreano Chines Japonês Data De Nascimento Posição Deixou o Grupo Em
Hyuna 현아 泫雅 ヒュナ Kim HyunAh 김현아 金泫雅 キム・ヒョナ 6 de junho de 1992 Rapper principal Julho de 2007
SunMi 선미 宣美 ソンミ Lee SunMi 이선미 李宣美 イ・ソンミ 2 de maio de 1992 Vocalista principal Fevereiro de 2010

Mudança de membros:[editar | editar código-fonte]

Membros\Anos 2007 2008 ~ 2009 2010 2011 ~ 2013
Fevereiro Julho Setembro Janeiro Fevereiro
Sunye
Yeeun
Sunmi
Hyuna
Sohee
Yubin
Hyerim

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia Coreana[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Maxi Singles[editar | editar código-fonte]

Discografia Americana[editar | editar código-fonte]

Singles Digital[editar | editar código-fonte]

Singles Álbuns[editar | editar código-fonte]

Discografia Chinesa[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Discografia Japonesa[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Reality Shows[editar | editar código-fonte]

  • 2006–2010: MTV Wonder Girls
  • 2008: Wonder Bakery
  • 2009: Welcome to Wonderland
  • 2010: Made in Wonder Girls

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • 2010: The Last Godfather (cameo)
  • 2012: The Wonder Girls

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wonder Girls