Wonder Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2013).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Wonder Girls
Wonder Girls no MBC Campus Song Festival em outubro de 2008.
Informação geral
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Pop, K-Pop, Teen Pop, Dance-pop, Mandopop
Período em atividade 2007 – 2013 (em hiato)
Gravadora(s) JYP Entertainment
United Asia Management
Afiliação(ões) JYP Nation
Página oficial wondergirlsworld.com
Integrantes Yubin
Yeeun (Yenny)
Sunye (Sun)
Hyerim (Lim)
Ex-integrantes Hyuna
Sunmi
Sohee

Wonder Girls (em coreano: 원더걸스) é um girl group sul-coreano. Elas são produzidas pelo cantor e compositor Park Jin-young e são adeptas de sua agência de talentos, a JYP Entertainment. Cada uma das cinco integrantes originais da banda foi selecionada através de audições.

As Wonder Girls debutaram em 10 de fevereiro de 2007 no Show! Music Core com “Irony”, o single no estilo de hip-hop de seu mini-álbum de debut, “The Wonder Begins”. O mini-álbum se tornou um grande hit, vendendo mais de 11 454 cópias em 2007.

Pelo resto de 2007, no entanto, as Wonder Girls foram prejudicadas por vários problemas de saúde e acidentes. Em 25 de junho, Sohee foi afastada por um mês por ter rompido o ligamento do joelho depois de cair de uma motocicleta nas filmagens de I Like It Hot. As quatro integrantes restantes continuaram realizando apresentações até julho, quando Hyuna foi removida do grupo pela preocupação que eles tinham sobre sua saúde — em particular, a gastrite crônica que a manteve hospitalizada entre março e abril.

Em fevereiro de 2010, foi anunciado oficialmente a notícia de que SunMi deixaria as Wonder Girls. SunMi alega ter deixado o grupo para terminar seus estudos na Coréia, e após formar uma boa vida acadêmica, pretende voltar a cantar. As outras integrantes do grupo alegam: "SunMi será eternamente uma de nós".

Em 5 de setembro, a Good Entertainment, agência da boyband Shinhwa, mandou sua trainee YooBin para substituir HyunA. Ela fez sua estréia três dias depois com “Tell Me” no Music Bank. HyunA deixou o grupo e futuramante se juntou ao grupo 4minute.

Seu primeiro álbum, “The Wonder Years”, foi lançado na semana seguinte, no dia 13 de Setembro de 2007. Por causa da adição de YooBin na última hora, a versão do álbum não contém suas partes. Contudo, a versão da performance foi retrabalhada para incluir um trecho com o rap de YooBin. A faixa-título, “Tell Me”, foi um hit e alcançou o primeiro lugar em várias paradas musicais coreanas da internet e da televisão, incluindo o Music Bank da KBS.

A coreografia da música era simples e muito imitada: em outubro, várias performances de fãs dançando circularam nos sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube e o Vimeo. A coreografia se tornou tão popular que ficou conhecida como “Vírus Tell Me” e deu a elas o título de “Irmãs Caçulas da Coréia”.

O grupo teve um extensa agenda promocional para o álbum e, em dezembro de 2007, elas começaram a performar o segundo single do álbum, “Eebabo”. Elas fizeram numerosas aparições em programas de variedade e de jogos, cantaram ao vivo em rádios, festivais, shows musicais e em performances especiais com outros grupos como o BIG BANG. A MTV também transmitiu 3 temporadas de “The Wonder Girls”, um reality show estrelando as garotas.

Em Janeiro de 2008, encerraram a promoção do álbum para se prepararem para os concertos nos EUA que estavam agendados para março.

Elas voltaram para a Coréia na primavera de 2008. Em maio, durante 5 dias, uma foto de cada garota com um estilo mais sensual era divulgada (começando com YeEun e finalizando com SoHee). Juntamente com as fotos, eram também divulgadas uma preview do single a ser lançado. O novo single, “So Hot”, foi lançado em 22 de Maio, a música alcançou o topo dos charts online em poucos dias. Elas começaram as performances de divulgação em 31 de maio no Music Core da MBC, cantando “So Hot” e “This Time”. O single completo foi lançado em 3 de Junho, contendo a faixa-título, “This Time”, “You’re Out” e Tell Me em sua versão com o rap.

Em razão de problemas vocais, YooBin teve que dublar até segunda ordem. Mais tarde, foi anunciado que as atividades promocionais de “So Hot” seriam finalizadas no fim de Julho e que o grupo começaria a trabalhar no seu terceiro mini-álbum que seria lançado no fim de Setembro.

Em setembro, várias dicas e teasers foram divulgadas em seu site oficial, incluindo um preview lançado no canal oficial da JYP Enteirtainment. O clipe completo foi lançado em 22 de Setembro e o single “Nobody”, foi lançado digitalmente no mesmo dia. Elas fizeram seu retorno na semana seguinte no Music Core, Music Bank e Inkigayo. A música foi #1 no Music Bank, ficando no topo durante 4 semanas consecutivas. Além disso, também ganhou o prêmio de música do mês no Cyworld em Setembro e Outubro.

Em novembro, revelaram que lançariam a própria linha de maquiagem, consistindo em 6 diferentes produtos e um reality show na MNet chamado Wonder Bakery, no qual as garotas fariam par com aspirantes a chefs competindo por um prêmio em dinheiro. Também foi relatado que as Wonder Girls fizeram ₩12 bilhões (equivalente a U$ 9 milhões) como um grupo.

No MKMF 2008, as garotas levaram 3 prêmios, sendo eles “Música do Ano”, “Melhor Clipe” com Nobody e “Melhor Grupo Feminino”. O grupo também ganhou um prêmio no Golden Disk Awards 2008 pelas altas vendas digitais. No 18º Seoul Music Awards, elas receberam o Daesang (Prêmio de Artista do Ano) por “Nobody” e outros dois prêmios.

As Wonder Girls encerraram suas atividades na Coréia no começo de 2009 para prepararem sua tour internacional, que começou em 28 de Fevereiro em Bangkok, Tailândia. As garotas, juntamente com JYP, também fizeram shows nos EUA, visitando Los Angeles, La Mirada e Nova York com a JYP Tour. O grupo retornou para a Coréia do Sul e fez shows até o final de março. Após o fim da tour, lançaram um clipe para “Now” cover do FIN.K.L. que foi utilizado como comercial da LG.

Durante esse tempo, as garotas lançaram seu perfil oficial no MySpace Music. A página confirmou que o grupo debutaria nos EUA com o lançamento oficial de uma versão em inglês de “Nobody” em algum momento no verão.

Em junho de 2009, a JYP Enteirtainment revelou que as Wonder Girls se juntariam ao Jonas Brothers na turnê norte americana dos mesmos, “Jonas Brothers World Tour 2009”. A companhia também anunciou que “Nobody” seria o primeiro single em inglês, seguido de “Tell Me”, e que um álbum em inglês também seria lançado. Mais tarde, foi revelado que por causa do debut americano, SunMi e SoHee deixaram o colegial, já que não seria possível comparecer enquanto estavam nos EUA.

A versão em inglês de “Nobody” em 26 de junho de 2009, um dia antes de começarem a turnê com os Jonas Brothers. Inicialmente elas participariam de apenas 13 dias de shows nos EUA, mas, no fim, estiveram durante 45 dias de shows, o que tornou elas cada vez mais populares no país.

Surpreendendo a todos, a versão em inglês de “Nobody” debutou em #76 na Billboard Hot 100, em outubro de 2009, fazendo delas as primeiras coreanas a entrar nas paradas americanas na história.

Em janeiro de 2010, a saída de SunMi - que voltaria a se dedicar ao colegial - foi anunciada. Contudo, a entrada de Hye Lim foi anunciada. Em Fevereiro de 2010, elas abriram o show de Justin Bieber no Dia dos Namorados e, no mesmo ano, fizeram shows na Indonésia e uma turnê pelos EUA, chamada de Wonder World Tour.

Em maio do mesmo ano, voltaram a sua terra natal, lançando “2 Different Tears” em 3 versões: chinesa, coreana e americana. O mini-álbum também incluia versões em inglês de sucessos como “So Hot” e “Tell Me”. Por meses o grupo promoveu o single e fez a sua turnê, que passou por países como EUA e Canadá, além de ter seu reality show de volta, pela primeira vez mostrando a vida das integrantes nos EUA.

Em 2011, o grupo participou do encerramento das Special Olympics em Atenas,representando a Coreia do Sul,sede dos próximos jogos em 2013, além de participar de um evento da Billboard e anunciar o seu primeiro álbum inteiramente em inglês, que deve ser lançado ainda esse ano.


Membros[editar | editar código-fonte]

Wonder Girls
Nome Artístico Coreano Chines Japonês Nome Completo Coreano Chines Japonês Data De Nascimento Posição
Sunye 선예 先藝 ソン Min-SunYe 민선예 閔先藝 ミン・ソネ 12 de agosto de 1989 (24 anos) Líder, Vocalista principal
Yeeun 예은 藝你 イェニ Park-Yeeun 박예은 朴譽恩 パク・イェウン 26 de maio de 1989 (24 anos) Vocalista principal
Yubin 유빈 婑斌 ユビン Kim-YooBin 김유빈 金婑斌 キム・ユビン 4 de outubro de 1988 (25 anos) Rapper principal, Vocalista
Hyelim 혜림 惠林 リム Woo-Hyerim 우혜림 禹惠林 ウ・ヘリム 1 de setembro de 1992 (21 anos) Vocalista

Ex-membros[editar | editar código-fonte]

Ex-Wonder Girls
Nome Artístico Coreano Chines Japonês Nome Completo Coreano Chines Japonês Data De Nascimento Posição Deixou o Grupo Em
Hyuna 현아 泫雅 ヒュナ Kim HyunAh 김현아 金泫雅 キム・ヒョナ 6 de junho de 1992 Rapper principal Julho de 2007
SunMi 선미 宣美 ソンミ Lee SunMi 이선미 李宣美 イ・ソンミ 2 de maio de 1992 Vocalista principal Fevereiro de 2010

Membros Mudança[editar | editar código-fonte]

Membros\Anos 2007 2008 ~ 2009 2010 2011 ~ 2013
Fevereiro Julho Setembro Janeiro Fevereiro
Sunye
Yeeun
Sunmi
Hyuna
Sohee
Yubin
Hyerim

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discografia Coreana[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Discografia Americana[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Singles Digital[editar | editar código-fonte]

Singles Álbuns[editar | editar código-fonte]

Discografia Taiwan/Hong Kong/China[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

  • 2010: Wonder Girls (Chinese Special Edition)

Singles[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Wonder Girls