Myspace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de MySpace)
Ir para: navegação, pesquisa
Myspace
Myspfvface LLC
Slogan Um lugar para amigos
Gênero Rede de relacionamento
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Chines, Português e outros.
Lançamento Agosto, 2003
Posição no Alexa 85ª [1]
Desenvolvedor Tom Anderson, Christopher DeWolfe
Proprietário Specific Media
Página oficial www.myspace.com
new.myspace.com

MySpace é uma rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos.

A rede social já foi a mais popular do mundo mas perdeu nos últimos anos para outras redes sociais como Facebook. Em 2005, a News Corporation (dona da FOX, DirecTV etc.), conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, comprou a Intermix Media, a empresa dona do MySpace, por US$ 580 milhões. Em 29 de junho de 2011 MySpace foi vendida para Specific Media, uma empresa americana de mídia interativa, por US$ 35 milhões.[2] Foi anunciado que a rede social, passaria por uma reformulação total, e foi relançada no final do ano de 2012.[3]

Características de MySpace[editar | editar código-fonte]

Boletins[editar | editar código-fonte]

Boletins são recados que são postados em um quadro de boletins para qualquer amigo do usuário de MySpace ver. São apagados depois de dez dias. Os boletins podem ser usados para contatos entre todos os amigos da lista sem precisar mandar mensagens individualmente.

Grupos[editar | editar código-fonte]

O MySpace tem uma característica que permite que um grupo de usuários compartilhe uma mesma página e quadro de mensagens. Os grupos podem ser criados por qualquer um, e o moderador do grupo pode escolher se qualquer um pode ser aprovado diretamente, ou ser aprovado mediante requisitos.

MySpaceIM[editar | editar código-fonte]

É um mensageiro instantâneo que usa uma conta do MySpace como um nome na tela. O usuário entra nele usando o mesmo e-mail associado com sua conta. Ao contrário das outras partes do MySpace, MySpaceIM é independente do Microsoft Windows. Usuários podem usar MySpaceIM como notificação instantânea de novas mensagens, solicitações de amigos, e comentários.

MySpaceTV[editar | editar código-fonte]

No início de 2007, MySpace introduziu MySpaceTV, um serviço semelhante ao YouTube. Myspace tem mostrado vídeos a partir de 2006. Em 2009, MySpaceTV revertido para o MySpace Vídeo. Myspace Video continua a ser tão popular quanto o compartilhamento de vídeo de outros sites como o YouTube.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Em 2008, MySpace introduziu um API onde os usuários podem criar aplicativos para outros usuários para postar em seus perfis. Os aplicativos são parecidos com os aplicativos do Facebook. Em Maio de 2008, MySpace adicionou algumas opções de segurança considerando a interação com fotos e outras mídias.

MySpace Mobile[editar | editar código-fonte]

Há uma variedade de ambientes nos quais os usuários podem acessar Myspace, por exemplo em seu telefone móvel. Americana telemóvel provedor Helio lançou uma série de telefones móveis no início de 2006 que podem utilizar um serviço conhecido como o MySpace Mobile para aceder e editar um perfil e se comunicar com seus amigos, e ver os perfis de outros membros.

MySpace News[editar | editar código-fonte]

É um serviço que permite que você mande feeds RSS (formatos utilizados para publicar obras atualizadas frequentemente) e receba notícias. Também permite aos usuários ranquear cada matéria por votação. Quanto mais uma matéria recebe votos, mais alta a matéria irá para o topo da página.

MySpace Classifieds[editar | editar código-fonte]

É a secção de classificados do MySpace, que foi criado em Agosto de 2006 e cresceu 33 por cento em um ano desde sua origem.

MySpace Karaoke[editar | editar código-fonte]

Lançado em 29 de abril de 2008, ksolo.myspace.com é a combinação de MySpace e kSolo, que permite ao usuário carregar gravações de áudio deles mesmos cantando para suas páginas de perfil. Seus amigos podem avaliar as performances.

MySpace Polls[editar | editar código-fonte]

MySpace Polls é um serviço no MySpace que está de volta em 2008 para que os usuários possam postar enquetes em seus perfis e compartilhar com outros usuários.

Outros Serviços[editar | editar código-fonte]

MySpace Sports (Desportos), MySpace Books (Livros), MySpace Horoscopes (Horóscopos), MySpace Jobs (Empregos), e MySpace Movies (Filmes).

Conteúdo de um perfil[editar | editar código-fonte]

Humor[editar | editar código-fonte]

São emoticons que mostram qual é o humor da pessoa naquele momento. Foi criado em Julho de 2007.

Secções[editar | editar código-fonte]

Os perfis contém duas secções comuns: "Sobre mim" e "Quem eu gostaria de encontrar". Também contém uma secção de "Interesses" e outra de "Detalhes". Porém, os campos não serão mostrados se o usuário não os preencher. Além de um blog com campos comuns a conteúdo, emoção e mídia. E também o download de fotos, na qual você pode escolher uma dessas fotos para ser sua foto padrão, que será mostrada na sua página inicial, na página de pesquisas e ao lado de seus comentários e mensagens. Os vídeos também poderão ser baixados para seu perfil. Também há uma secção chamada "Detalhes" que leva o usuário a providenciar informações pessoais como o sexo (masculino ou feminino), religião, orientação sexual.

Comentários[editar | editar código-fonte]

Abaixo da lista de amigos do usuário (por padrão) há uma secção de "comentários", onde eles podem enviar recados para todos os visitantes os lerem. Eles têm a opção de apagá-los e/ou requerir para serem aprovados depois de postados. Se o usuário apagar sua conta, todos os comentários em outros perfis postados por ele serão apagados, e acrescentado de um recado que diz: "Este usuário não existe mais."

Personalização (HTML)[editar | editar código-fonte]

MySpace convida os usuários a personalizar suas páginas por códigos HTML (mas não JavaScript) nas áreas de "Sobre mim", "Quem eu gostaria de encontrar", e "Interesses". Os vídeos e conteúdo baseado em flash podem ser incluídos. Eles têm a opção de adicionar músicas aos seus perfis pela Música MySpace, um serviço que convida as bandas a postar músicas para serem usadas no MySpace.

Música[editar | editar código-fonte]

Os perfis de MySpace para cantores são diferentes de perfis normais em que os artistas são convidados a transferir dez músicas de MP3. O usuário que os baixar deve ter direitos autorais para usá-las (ter seu próprio trabalho, permissão aprovada, etc.). Músicos que ainda não se inscreveram podem usar o MySpace para postar e vender suas músicas, que são bastante populares entre os usuários do MySpace. Permite aos usuários exibir suas canções. Não importa se o artista já é famoso ou ainda vendo um começo para a indústria; artistas aspirantes podem carregar suas canções para o MySpace e ter acesso a milhões de pessoas em um dia básico. A disponibilidade da música nesse site continua desenvolvendo na fundação de jovens talentos.

MySpace Brasil[editar | editar código-fonte]

Sem grande alarde, desde a segunda semana de setembro de 2007,iniciou suas atividades no Brasil, ainda em estágio beta, em novembro de 2007. Já está disponível a versão em português. [1]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Até 14 de Outubro de 2006:

  • Há 20 fóruns.
  • Há cerca de 300.000 tópicos nos fóruns principais do site.
  • Há um total de 3 milhões de postagens nos fóruns.
  • Há cerca de 200.000 grupos.
  • Há cerca de 60 milhões de postagens nos fóruns dos grupos.
  • Há cerca de 300.000 bandas/músicos no MySpace.
  • Há mais de 202 milhões de perfis no MySpace (dado de 22 de setembro de 2007)

Os grupos são uma parte importante do site e muitos possuem um alto número de membros. Estes são os 10 maiores grupos por número de membros no MySpace (dados de 10 de agosto de 2005):

  1. RBD (144.918 membros)
  2. urbnmix.net (140.304 membros)
  3. Laguna Beach: The Real Orange County Fan Club (90.968 membros)
  4. The O.C. (85.839 membros)
  5. Make Out Club (66.402 membros)
  6. Adult Swim (62.238 membros)
  7. Green Day (60.452 membros)
  8. Abercrombie and Fitch (54.022 membros)
  9. em busca de novos amigos (52.118 membros)
  10. Código HTML (50.488 membros)
  11. Taking Back Sunday (47.151 membros).

Famosos no MySpace[editar | editar código-fonte]

Pelo fato de ser muito popular e às muitas coisas que o serviço oferece, muitos renomados artistas de enorme fama internacional, tais como músicos, actores, directores de cinema, apresentadores, modelos, esportistas e empresas wwe, entre outros, têm seu próprio perfil no MySpace. Ainda que é muito comum encontrar-se um grande número de perfis falsos (fakes) ou impostores que pretendem se passar pelos personagens reais (pode encontrar oi até 100 perfis falsos de Matt Hardy, Rob Van Dam), o serviço luta a cada dia para apagar esses perfis. Os famosos reais têm verdadeiramente seu próprio perfil e interagem com outros usuários, como é o caso do músico e director de cinema Rob Zombie, cantores como Avril Lavigne, Britney Spears, Ke$ha, Lady Gaga, Madonna, Adele, Anahí, David Archuleta, Pitty, Christina Aguilera, Cyndi Lauper, Katy Perry, RBD, Miley Cyrus, Mia Rose, a banda Jonas Brothers, o director de cinema Eli Roth, ou estrelas pornôs como Ron Jeremy ou Jenna Jameson, que converteram seus perfis em uma forma de manter aos fãs informados de suas notícias.

Críticas e problemas[editar | editar código-fonte]

Lentidão[editar | editar código-fonte]

Devido ao alto tráfego e constante registro de novos membros, os servidores passaram por manutenções frequentes para acelerar o sistema. Ironicamente, ao final de cada manutenção o serviço parecia ficar ainda mais lento. Além disso, os criadores do site adicionam um novo recurso a cada mês em média o que contribui para a lentidão.

Processo[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2011, o MySpace foi processado por vazar dados dos usuários sem o consentimento deles.[4]

Personalização[editar | editar código-fonte]

Muitos usuários também ficam insatisfeitos com a liberdade que o MySpace proporciona na hora de editar suas páginas de perfil. Já que a maioria dos usuários do site não são desenvolvedores profissionais, isso geralmente causa muita confusão e desorientação. Muitos perfis possuem fundos e cores em contraste, texto impossível de ler e imagens atravancadas. Além disso, sabe-se que alguns perfis do MySpace fazem navegadores trancar, como o Internet Explorer da Microsoft, devido à estruturas CSS mal-formadas, resultado de usuários que colocam muitos vídeos e programas Flash nos seus perfis. Também é possível que vídeos em perfis que usam o Windows Media Player podem corromper o programa em si se estiver já executando outro arquivo no computador do usuário. Alguns dos piores problemas incluem o acesso acidental do perfil pessoal de outro membro ou a remoção ocasional de perfis inteiros.

Além de usuários que utilizam de maneira errada códigos HTML e CSS em seus perfis, o próprio MySpace produz HTML antiquado, ineficiente e que não cumpre os padrões.

Celebrações[editar | editar código-fonte]

Tom Anderson e os outros criadores foram os anfitriões de muitas festas em Hollywood, Miami, Nova York, Chicago, Boston, San Francisco, Seattlellle e Havaíih para apoiar o site.

Venda[editar | editar código-fonte]

A News Corp, proprietária do MySpace estaria em negociação com o site musical vevo.com para a sua venda.[5]

Referências

  1. Alexa - Traffic Rankings.
  2. Rede social MySpace é vendida; valor seria de US$ 35 milhões. UOL Tecnologia - Da Redação. tecnologia.uol.com.br (29 de junho de 2011). Página visitada em 29 de junho de 2011.
  3. Thiago Romariz (21 de Maio de 2012). MySpace será relançado com nova proposta até final do ano (em Português). Página visitada em 22 de Maio de 2012.
  4. Título não preenchido, favor adicionar.
  5. Título não preenchido, favor adicionar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]