Tumblr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tumblr
Requer pagamento? Não
Gênero Rede social
Microblogging
País de origem  Estados Unidos
Idiomas Inglês, Alemão, Francês, Italiano, Japonês, Turco, Espanhol, Português, Polonês, Holandês
Lançamento 2007
Desenvolvedor David Karp
Proprietário Yahoo!
Página oficial www.tumblr.com

Tumblr (pronúncia: tâmbler) é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textos, imagens, vídeo, links, citações, áudio e "diálogos", a maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre o Wordpress ou Blogger e o Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e ver seus posts em seu painel (dashboard). Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema de personalização enfatiza a facilidade de uso e permite que os usuários usem tags especiais do sistema para criar seus themes.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Tumblr é um site conhecido mundialmente usado por maior parte da população jovem. Este site de comunicação foi inventado em 1992 por um francês Thomas Müller. O Tumblr foi depois fundado em 2007 por David Karp juntamente e Marco Arment, como líder de desenvolvimento.[2] Setenta e cinco mil blogueiros que utilizavam outros sistemas logo mudaram para a plataforma, e desde então o serviço recebeu mais de 3 milhões de usuários.

Em 2009, adquiriu o aplicativo "Tumblerette" para iPhone, criado por Jeff Rock e Garrett Ross.[3] Em 17 de março de 2010, foi anunciado que o site estaria acessível a partir de então em smarthphones BlackBerry através de um aplicativo criado por Mobelux. Em 17 de abril de 2010, o aplicativo foi disponibilizado no BlackBerry App World. Atualmente já existe disponível também o aplicativo para aparelhos com Android e Windows Phone.

Em 18 de maio de 2011, o Tumblr contabilizava mais de 4,2 bilhões de publicações e aproximadamente 19 milhões de blogs.[4] No começo de junho de 2011 o visual da Dashboard ganhou várias novas funcionalidades e um novo design, como responder mensagens de modo particular[5] (a resposta pode ser vista apenas pelo usuário que perguntou dentro de sua "Inbox") e alguns painéis de configurações foram mudados de lugar para que se tornasse mais fácil e prático.

No dia 9 de setembro de 2011, o site alcançou a marca de 10 bilhões de posts exclusivos (sem contar reblogs). O feito foi comemorado com uma chuva de confetes na Dashboard. Para quem perdeu a cena, ela pode ser revista no YouTube. Foi comprado pelo Yahoo! em maio de 2013, por US$ 1,1 bilhão.[6] [7] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tumblr