Teen pop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Teen Pop
Origens estilísticas Bubblegum pop, dance-pop, balada
Contexto cultural década de 1990 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos caixa de ritmos, sintetizadores, vocais
Formas derivadas Upbeat pop, American pop, Europop
Gêneros de fusão
Teenybopper beat
Outros tópicos
Boy band · Girl group

Teen pop é um estilo de música que é comercializada, mas não exclusivamente, para pré-adolescentes e adolescentes. Ela é chamada teen pop, porque a maioria dos artistas dentro deste gênero iniciaram a sua carreira na sua adolescência. Os produtores Max Martin, Kara DioGuardi e Jay Orpin são os compositores pioneiros deste gênero de música.

A música é frequentemente comercializada a um público juvenil, e muitas vezes realizadas por adolescentes em uma dance-pop, música urbana contemporânea ou formato. As maiores percusoras desse gênero foram as cantoras Britney Spears, e Christina Aguilera, as bandas também dominaram como os Backstreet Boys, 'N Sync. Jessica Simpson, Mandy Moore e Spice Girls também fizeram parte do gênero

No Brasil, a dupla Sandy & Junior eram as principais estrelas do teen pop, em seguida a banda Rouge e Bro'z também fizeram sucesso com crianças e adolescentes, Kelly Key, Wanessa Camargo, Felipe Dylon também representaram o gênero.

Outro grande exemplo de sucesso desse estilo musical foi o grupo mexicano RBD,[1] [2] integrado pelos cantores: Alfonso Herrera, Anahí, Christian, Christopher, Dulce María e Maite Perroni. o grupo nasceu dentro da novela adolescente Rebelde, integrado pelos intérpretes dos protagonistas da novela o RBD.

Revelações dos Anos 2010[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ISTOÉ Gente. www.terra.com.br. Página visitada em 8 de abril de 2012.
  2. G1 > Música - NOTÍCIAS - RBD relembra sucessos e emociona fãs cariocas em show de despedida. g1.globo.com. Página visitada em 8 de abril de 2012.