Hilary Duff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hilary Duff
Informação geral
Nome completo Hilary Erhard Duff
Também conhecido(a) como Sweetheart of Pop
Rainha da Disney
Rainha do pop Adolescente
Nascimento 28 de setembro de 1987 (26 anos)
Origem Houston, Texas
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Teen Pop, Dance, Rock
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1997–Presente
Gravadora(s) Hollywood Records (2002-2008)
RCA Records (2014-)
Influência(s) Britney Spears, Christina Aguilera, Madonna, Cyndi Lauper, Beyoncé, Haylie Duff e Whitney Houston
Página oficial www.hilaryduff.com
HDSig-a.jpg

Hilary Erhard Duff (Houston, 28 de setembro de 1987) é atriz, cantora, compositora, designer de moda, escritora americana. Célebre por ter interpretado a personagem-título da mais famosa série do Disney Channel Lizzie McGuire, em 2001. Expandiu sua carreira após lançar-se como cantora em 2002, com seu primeiro e único álbum natalino, Santa Claus Lane. Mas, foi em 2003 que conseguiu estourar no mundo da música, continuando seu sucesso com o lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, Metamorphosis, certificado como 3x platina, que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo até agosto de 2005, contendo canções como "So Yesterday", "Come Clean" e "Why Not". Seus filmes de maior sucesso são Cheaper by the Dozen (Doze é Demais, 2003), The Lizzie McGuire Movie (Lizzie McGuire - Um Sonho PopStar, 2003), e A Cinderella Story (A Nova Cinderela, 2004).

Em 2004, lança outro álbum platinado, o Hilary Duff, que vendeu aproximadamente 4 milhões no mundo. Após lançar inúmeros hits, resolveu lançar sua primeira coletânea em 2005, o Most Wanted, contendo outro mega-hit, Wake Up, O álbum vendeu cerca de 3 milhões de cópias em todo mundo. Em 2007, lançou seu terceiro álbum de estúdio, Dignity, certificado como disco de ouro em agosto de 2007, vendendo 530 mil copias nos Estados Unidos e 2 milhões no mundo, tendo três singles: "Play With Fire" (não lançado na Europa), "With Love" (o mais famoso) e "Stranger" (o de maior sucesso). Em novembro de 2008, lançou sua terceira coletânea, Best Of, emplacando o único single do CD, "Reach Out", em primeiro lugar na Hot Dance Club Play, da Billboard.

Com o título de Raínha da Disney, por ser a artista mais bem-sucedida na década de 2000 do Disney Channel, com mais de 20 milhões de discos vendidos durante o período e vendendo mais de 12 milhões de singles digitais, Hilary foi considerada a 69ª artista da década de 2000 pela Billboard.

Em 2013, Hilary declarou apos terminar as gravações do filme independente "Flock of Dudes" com previsão de lançamento no Brasil para 2014, que esta se dedicando a sua volta a musica. A cantora que passou 6 anos sem lançar um novo single, ja anunciou quatro novas musica, "Better Days", "Breathing Room", "Outlaw" e "Tearing Down Walls". Seu novo album ainda nao titulado, esta previsto para ser lançado ate o meio do ano.

Biografia e vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É a segunda filha de Robert Erhard Duff, dono de uma cadeia de lojas de conveniência, e Susan Colleen (Nee Cobb), uma dona de casa. Tem uma irmã mais velha, Haylie Duff (diferença de dois anos), que também é atriz e cantora.

Hilary com sua irmã, Haylie Duff, em 2008.

Depois que sua mãe a incentivou para seguir os passos de sua irmã, as duas ganharam personagens em várias produções de teatro locais. Quando tinha seis e Haylie oito, participaram do espetáculo de balé, O Quebra-Nozes, no Collombo Ballet em San Antonio. Depois disso, ficaram mais entusiasmadas com a ideia de agirem profissionalmente, se mudaram para a Califórnia com sua mãe, enquanto seu pai ficou na casa familiar em Houston, para cuidar de seus negócios[1] . Após vários anos de audições e reuniões, foram lançadas em vários comerciais de televisão[2] .

Dos 10 anos em diante, estudou somente em casa, tendo os pais como professores.[3] Começou em 2005, um curso extensivo à distância na Universidade de Harvard.[4] Tem um patrimonio avaliado em 200 milhões de euros até 2007, sendo assim a 7ª jovem - de até 25 anos - mais rica do mundo.[5]

Namorou o cantor Joel Madden por dois anos. No dia 14 de agosto de 2010, ela oficializou sua união com Mike Comrie jogador de hóquei.[6] Em julho de 2011, anunciou sua gravidez. Hilary deu à luz a Luca Cruz Comrie no dia 20 de março de 2012. No começo de 2014, a cantora e Mike se separaram.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Hilary no MuchMusic Video Awards, em 2007.

O começo de sua carreira foi marcada por papéis menores, a começar pela minissérie, em 1997. Também atuou no drama escrito e diretor Willard Carroll, Playing By Heart em 1998. Seu primeiro grande trabalho foi em Casper Meets Wendy (Gasparzinho & Wendy), uma sequência de Casper, onde vive a jovem bruxinha Wendy(conhecida nas revistas em quadrinhos brasileiras como Luísa, a Boa Bruxinha), que encontra o personagem Gasparzinho.[7] O filme foi lançado para a não entusiasmada opiniões.

Em 1999, fez um papel de apoio no filme para televisão The Soul Collector, baseado em um romance, Kathleen Kane, onde estrelou Bruce Greenwood e Melissa Gilbert, ganhando o Young Artist Award para Melhor Performance em um filme de televisão por seu papel no filme.[7]

Depois, chegou a fazer o piloto para a série Daddio, mas foi substituída por outras duas crianças, sendo o primeiro abalo em sua curta carreira.[8]

Lizzie McGuire[editar | editar código-fonte]

Em 2001, após ser retirada de Daddio, antes de começar a atuar, o que faz a sua relutância em prosseguir a sua carreira atuando mais[9] , seu gerente, impulsionou a sua mãe, e uma semana mais tarde, foi escolhida para protagonizar a serie do Disney Channel, Lizzie McGuire, ficando assim, mundialmente reconhecida por seu trabalho. Foi a protagonista da série, fazendo o papel de uma garota de 13 anos que atravessava o turbulento mundo da adolescência. Lalaine, Adam Lamberg, Jake Thomas, Clayton Snyder, Ashlie Brillault, Robert Carradine, e Hallie Todd, também participaram de Lizzie. O primeiro episódio foi transmitido pela Disney Channel no dia 12 de Janeiro de 2001, conseguindo mais de 2.3 milhões de telespectadores por episódio. Sua participação conduziu a se tornar muito popular entre as crianças entre 7 e 14 anos.[10] Em 2003, foi lançado a versão para o cinema da série, The Lizzie McGuire Movie, onde Lizzie e seus amigos vão a Roma, e é confundida com uma famosa cantora local. Infelizmente, a série foi encerrada em 2004.

Muitos ainda duvidam de seu enorme talento, mas não é para tanto… porque depois que Lizzie McGuire terminou, começou a fazer só filmes de sucesso, como: Cheaper By The Dozen (Doze é Demais, 2003), Cheaper By The Dozen 2 (Doze é Demais, 2005), The Lizzie McGuire Movie (Lizzie McGuire - Um Sonho Pop Star, 2003), e A Cinderella Story (A Nova Cinderela, 2004), saltando, assim, da televisão para as telas do cinema, aumentando ainda mais sua carreira cinematográfica. Em agosto de 2012, Hilary Duff assinou um contrato com 20th Century FOX para estrelar nova série ou para um novo papel em seriados já em exibição. Em 2013, Simon Cowell cogitou chamar a atriz para juntar-se a banca de jurados do The X Factor USA, também da emissora FOX, mas por motivos pessoais, Hilary não pode aceitar, sendo substituída por Paulina Rubio. Tudo indica que a atriz se juntará a banca em 2014.

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Durante Lizzie McGuire, estrelou Cadet Kelly (2002), um filme para a televisão, junto com Christy Carlson Romano e Gary Cole, onde fez o papel de uma jovem estudante que vai estudar numa escola militar.

Participou de séries como, Chicago Hope (2000), George Lopez (2003-2005), American Dreams (2003), Frasier (2004) e Joan of Arcadia (2005). Durante a Most Wanted Tour, na passagem pelo México, fez uma participação na telenovela Rebelde. Também participou de The Andy Milonakis Show[11] (2007).

Em 2007, a MTV lançou o documentário Hilary Duff: This Is Now, que foi dividido em 2 episódios. O documentário segue a cantora pela sua turnê promocional de seu álbum Dignity na Espanha, e mostra sua primeira performance do single With Love pela Europa.[12]

Hilary é porta-voz da organização Kids with a Cause,[13] que ajuda crianças pobres, doentes ou vítimas de abuso,[14] e para a Harvest USA, que ajuda pessoas pobres com fome.[15]

Carreira no cinema[editar | editar código-fonte]

Hilary durante as gravacoes de Live@Much: Hilary Duff, em 2007.

Seu primeiro filme no cinema foi Human Nature (2001), um filme independente antes de Lizzie McGuire, e o primeiro mostrado nos festivais de Cannes e Sudance.[16] Escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Michel Gondry, o filme conta a história de uma mulher naturalista, interpretada pela atriz Patricia Arquette. Faz um pequeno ponta no papel de Arquette quando jovem.

2003-2004[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro grande papel em um filme foi em Agent Cody Banks com Frankie Muniz, em 2003. O filme recebeu opiniões positivas e foi bem-sucedido o suficiente para se desenvolver uma sequência, na qual não participou. Posteriormente, re-interpretou sua personagem Lizzie McGuire, em The Lizzie McGuire Movie, que excedeu as expectativas dos produtores nas bilheterias, ganhando 42,6 milhões de dólares nos Estados Unidos[17] e 55 milhões de dólares no mundo.[18]

Um de seus filmes de mais destaque foi "A Nova Cinderela", de 2004, ao lado do ator Chad Michael Murray. Duff interpreta Sam Montgomery.

Mais tarde naquele ano, participou do filme Cheaper by the Dozen (2003), interpretando um dos 12 filhos de Steve Martin e Bonnie Hunt, que continua a ser seu maior salário até o momento.[19] Ela refez o papel de Lorraine, na seqüência chamada Cheaper by the Dozen 2 (2005), que acabou não sendo tão bem sucedido quanto ao filme original, e que foi muito criticado.[20] [21]

2005[editar | editar código-fonte]

Hilary no Heart's Truth Red Dress Collection Fashion Show, em 2009.

Em 2005, estrelou o filme The Perfect Man, onde ela interpreta a filha mais velha de uma mulher divorciada (Heather Locklear). O filme recebeu duras opiniões principalmente por não estar à altura das expectativas da bilheteria, 19,770,475 de dólares.[22] [23] Neste ano, recebeu nova indicação ao prêmio Framboesa de Ouro, pelos atuação nos filmes The Perfect Man e Cheaper by the Dozen 2.

2006[editar | editar código-fonte]

Em 2006, estrelou ao lado de sua irmã, Haylie, a comédia-satírica Material Girls, que também não foi bem recebida pelos críticos.[24] O filme foi dirigido por Martha Coolidge, e co-produzido por Madonna. Recebeu mais duas indicações pela atuação em Material Girls para o prêmio Framboesa de Ouro.

2007-2008[editar | editar código-fonte]

No início de 2007, emprestou a voz para a animação Foodfight!, que deve ser lançado em abril de 2008. O diretor do filme, Larry Kasanoff, disse que está "absolutamente encantado por ter as irmãs Duff como parte do elenco".[25] Também participa do filme War, Inc., com John Cusack, lançado em julho de 2008.

2009-2013[editar | editar código-fonte]

Em 2009 Hilary lança seus filmes independentes, According to Greta e What Goes Up, além de Stay Cool. Em 18 de abril de 2010 lança nos EUA, na televisão, no canal ABC Family o filme Beauty & the Briefcase, junto com vários atores, entre eles Matt Dallas.

Em 2010 estrela o filme Provinces of Night. Em outubro desse ano foi lançado seu novo filme She Wants Me, interpretando uma famosa atriz de Hollywood Kim Powers.

Em 20 de Novembro de 2013, foi anunciado que Duff será atriz convidada em um novo episódio especial da Dora the Explorer, que foi ao ar em 25 de novembro. Duff dubla a personagem 'Ice Witch', no qual sua personagem canta.

Carreira na música[editar | editar código-fonte]

2002-2004: Começo do sucesso comercial[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso como atriz, resolveu dedicar-se a música, e já no meio artístico começou a fazer aulas de canto para não desafinar.[26] Em 2002, gravou "I Can't Wait", uma cover de Brooke McClymont para trilha sonora de Lizzie McGuire, e "The Tiki Tiki Tiki Room", para primeira coletânea do Disney Mania. Seu primeiro álbum foi Santa Claus Lane (2002), uma coleção de música natalinas, que inclui duetos com Lil' Romeo, Christina Milian e sua irmã, Haylie Duff. Acompanhado pela Disney Channel, o único single foi "Tell Me a Story (About the Night Before)", que chegou a metade inferior da U.S. Billboard 200 álbum chart, conseguindo o certificado de ouro.[27] A faixa Santa Claus Lane foi incluída na trilha-sonora The Santa Clause 2, e outra música, "What Christmas Should Be", foi usada no filme Cheaper by the Dozen. Cantou várias músicas no ano de 2003, para trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, entre elas "I Can't Wait" e "Why Not", que atingiu a posição 14 na Austrália.[28] A trilha sonora do filme The Lizzie McGuire Movie, alcançou o certificado de platina em 2003.[29]

Hilary cantando em 2006.

O segundo álbum e primeiro álbum de estúdio foi Metamorphosis, lançado em 2003, que chegou a primeira posição nas paradas dos Estados Unidos e Canadá.[30] O álbum se tornou um dos álbuns mais vendidos do ano nos Estados Unidos, ao vender mais de 3,7 milhões de cópias.[31] O primeiro single foi "So Yesterday" (co-escrito e produzido por The Matrix), que chegou aos dez mais em vários países; em seguida foi lançado a música tema de Laguna Beach, "Come Clean" sendo seu primeiro hit no Top 40 nos Estados Unidos[32] e atingindo Top 20 no Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia.[33] [34] O terceiro single Little Voice, acabou não sendo lançado nos Estados Unidos, e sendo um hit menor na Austrália e no Canadá. Em meados de 2003, Hilary embarcou para sua primeira turnê, a Metamorphosis Tour, e mais tarde para a Most Wanted Tour. Na maioria das cidades incluídas no roteiro, o ingressos estavam esgotados.[35]

O segundo disco do Disney Mania foi lançada em janeiro de 2004, e continha o dueto "The Siamese Cat Song", com sua irmã. Outra canção, "Circle of Life", Hilary participa com outras estrelas da Disney Channel. Junto com sua irmã, novamente, gravaram uma cover do The Go-Gos, "Our Lips Are Sealed", para trilha do filme A Cinderella Story, que também incluia outras duas canções de Hilary. O videoclipe de "Our Lips Are Sealed" foi popular no programa MTV's Total Request Live, mas música não conseguiu chegar no U.S. Billboard Hot 100.[32]

O terceiro álbum e segundo álbum de estúdio, foi auto-intitulado Hilary Duff, em que ela co-escreveu algumas das músicas. Descreveu o álbum como mais "pessoal" e ser mais "rock" em relação à Metamorphosis.[36] [37] O álbum foi lançado na época de seu aniversário de dezessete anos (em setembro de 2004) e debutou como número 2 nos Estados Unidos e número 1 no Canadá. O álbum vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos Estados Unidos em 8 meses,[31] mas seu único single nos Estados Unidos foi "Fly", que não conseguiu atingir o Top 100,[32] apesar de ser acompanhado de um videoclipe popular. "Fly" atingiu o Top 40 na Austrália, mas fontes corfirmaram que esse single só foi criado para abalar com o sucesso "Rumors" de Lindsay Lohan. Outro single também alcançou o Top 40, "Someone's Watching Over Me",[38] que foi a canção tema do filme Raise Your Voice. Contribui com a música "(I'll Give) Anything But Up!" para o ábum Marlo Thomas & Friends: Thanks & Giving All Year Long (2004), e depois continuou por mais nove meses a turnê Most Wanted Tour.

2005-2006: Reconhecimento mundial[editar | editar código-fonte]

Most Wanted, seu quarto álbum — 1ª coletânea — lançado em 2005, foi composta pelas faixas favoritas dela dos dois primeiros álbuns, remixes, e novas canções inspiradas nos músicos de Pop/Rock como The Killers e Muse. Em aparição no Total Request Live, o TRL, afirmou que não era apenas um álbum com seus maiores hits, mas que seu marcador disse que era hora do lançamento de um novo álbum. Segundo ela, tinha mais controle sobre as músicas do Most Wanted, em relação aos lançamentos anteriores, co-escrevendo com o produtor Joel Madden (seu namorado na época) e seu irmão Benji, ambos do Good Charlotte.

O primeiro single foi "Wake Up", que chegou U.S. Hot 100, foi o single responsável pelo sucesso dela na indústria musical após o fim da série Lizzie McGuire, é foi o primeiro single dela lançando no Brasil.[32] Já o segundo, "Beat of My Heart", que era tão popular quanto "Wake Up", não atingiu o U.S. Hot 100.[32] O álbum foi lançado e logo chegou ao topo do Billboard 200,[39] se tornando seu terceiro "número 1" na estréia no Canadá. Nos Estados Unidos foi lançado uma outra versão do álbum, Most Wanted The Collector's Signature Edition, tento algumas músicas a mais, incluindo a inédita "Supergirl".

Em 2006 foi lançado somente na Itália uma coletânea chamada 4ever, que inclui suas principais músicas. No mesmo ano, gravou ao lado de sua irmã, a música "Material Girls", para seu novo filme Material Girls. Em 2005, saiu na turnê Still Most Wanted Tour, que foi encerrada em setembro de 2006, e que foi marcada pelo cancelamento de 8 shows na América Latina, devido a amigdalite que teve, durante a passagem pelo México, obrigando-a cancelar o restante da turnê latino-americana, que inclui o show marcado para São Paulo.[40]

2007-2008: Amadurecimento musical[editar | editar código-fonte]

Cantando no Much Music TV, na cidade de Toronto, em 2007

O quarto álbum de estúdio de Hilary, Dignity, foi co-escrito com o material de Kara DioGuardi, que co-produziu álbuns de artistas como Rhett Lawrence, Richard "Humpty" Vission, Tim & Bob, e outros. Afirmou que em comparação com suas músicas anteriores, que o álbum é mais dançante e faz uso mais real dos instrumentos. Disse "eu não sei explicar o que nós estamos fazendo, mas é divertido e funky e diferente, algo diferente para mim. É realmente cool".[41] Ela também descreveu o som do álbum como "um pouco menos pop-rock, e mais eletrônico".[42]

Em 21 de Agosto de 2006, o primeiro single do CD, "Play With Fire", escrito pela própria e Will.I.Am, é lançado, mas não conseguiu alcançar o topo das paradas pelo fato de não ter sido lançada na Europa, porém, fez sucesso nas pistas de dança.

O segundo single, With Love, foi lançado em 20 de fevereiro de 2007 e alcançou rapidamente o topo das paradas em vários países. O single chegou ao topo da Billboard Hot Dance Club Play Chart.[32] O videoclipe do single, que antes foi utilizado apenas para o comercial da primeira fragrância de Hilary, With Love… Hilary Duff, acabou se tornando um grande sucesso, e logo chegou ao número 1 no TRL, o Total Request Live.[43]

Anteriormente, Dignity seria lançado no fim de 2006 mas acabou sendo lançado apenas em abril de 2007 na América do Norte e em outros lugares mais cedo. O álbum alcaçou o Top 5 nos Estados Unidos e no Canadá, Top 20 na Austrália, e Top 40 no Reino Unido.[28]

O terceiro e último single, Stranger, foi lançado em 10 de julho de 2007 e também atingiu o primeiro lugar na "U.S. Club Hit".[32] Muitos falaram que Stranger era sobre seu ex-namorado, Joel Madden. Porém, segundo ela, a canção é sobre como realmente pensou que sua mãe sentia por seu pai, que teve um caso com outra mulher. Disse ainda que escreveu Stranger para se aproximar de seus sentimentos. Em 2007, Dignity, tinha vendido apenas 1 milhão de cópias em todo mundo e 500 mil nos Estados Unidos, sendo considerado baixo pelo sucesso de seus trabalhos anteriores.

Ainda em 2007, começou sua quarta turnê, a Dignity Tour e terminou em maio de 2008.

Fez 3 apresentações no Brasil em janeiro de 2008: duas em São Paulo, nos dia 21 e 22 no Via Funchal, e uma no Rio de Janeiro, no dia 24 no Vivo Rio. No show do dia 21, em São Paulo, os ingressos foram esgotados.[44]

Em Outubro de 2008, lançou Reach Out, o primeiro e único single de sua nova coletânea, Best of Hilary Duff, marcando sua saída da gravadora Hollywood Records. Recentemente, assinou contrato com a Geffen Records pertencente ao grupo Universal Music.

Em 2009 a gravadora Hollywood Records libera apenas as músicas do show da Dignity Tour em Universal City, que na realidade era para ser um DVD em 2007; assim lança seu novo álbum, Hilary Duff: Live At Gibson Amphitheatre August 15th, 2007, mas somente via download (itunes). Contudo, no dia 6 de junho de 2010, a gravadora libera depois de quase 3 anos, o DVD para download no itunes. Assim sendo, esses são os últimos trabalhos de Hilary com a Hollywood Records.

2012-2013: Planos para o quarto álbum de estúdio[editar | editar código-fonte]

Em 9 de Janeiro de 2012, grávida, quando voltava de sua viagem ao Havaí, publicou em seu twitter oficial sua volta a música, dizendo que estava voltando ao estúdio para "bagunçar e gravar" algumas coisas. Confira com suas própria palavra clicando aqui.

Em Agosto de 2013, em uma entrevista para o site Idolator.com, Duff afirmou que as músicas gravadas em 2012 não chegaria até a versão final de seu próximo álbum, já que ela não gostava de seu som. Ela também mencionou como ela estava interessada em fazer músicas ao estilo EDM. Foi confirmado na entrevista que Duff já tinha começado a gravação do seu novo material. Por enquanto, nenhuma data de lançamento oficial para o álbum foi anunciada.

Em Setembro de 2013, Duff atualizou sua conta do Instagram, revelando que ela estava trabalhando com o produtor Billy Mann para uma seleção destinada para seu próximo álbum. Mann é bem conhecido por seus trabalhos com uma variada gama de artistas, incluindo a Pink, Celine Dion, Boyzone e Robyn. Com base na legenda do upload do Instagram do Duff, o título da faixa atual é "Better Days". Em 31 de outubro, ela enviou outra foto para sua conta do Instagram que revelou seu trabalho novamente com Mann.

No dia 7 de Novembro de 2013, Duff publicou na sua conta no Twitter que ela escreveu uma canção chamada "Outlaw" com a compositora Lindy Robbins, e o produtor Ian Kirkpatrick. No dia 26 de Novembro, Duff publicou no Twitter que estava recebendo colaborações da compositora Luciana Caporaso, do produtor Nick Clow e dos DJs Cave Kings.

2014: Volta à música[editar | editar código-fonte]

Hilary Duff lançou o primeiro single de seu novo álbum no dia 29 de julho de 2014. Intitulada "Chasing The Sun", a música foi divulgada juntamente com o videoclipe pela gravadora RCA Records. "Chasing" acabou virando um buzz single após o anúncio de "All About You" (lançada em 12 de agosto de 2014) como música de trabalho e "radio single". Hilary ja declarou em uma rádio Australiana no dia 10 de Setembro que lançara seu álbum no periodo do Natal e Ano Novo, o novo trabalho ja tem titulo definido porem ainda não foi divulgado.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Hilary em Capitol Hill para a Semana Nacional das Famílias de Militares, em 2005.

Envolvida com várias instituições de caridade, é uma defensora dos direitos dos animais e um membro do Kids with a Cause.[45] Ela também doou 250.000 dólares para ajudar as vítimas do furacão Katrina.[46] Em 2005, doou mais de 2,5 milhões de refeições para as vítimas do Furacão Katrina no sul. Em agosto de 2006, viajou para uma escola fundamental de Nova Orleans e trabalhou com E.U.A. Harvest para distribuir as refeições.[47] Também tem servido no Conselho Consultivo da "Audrey Hepburn Child Benefit Fund" e do Conselho de Celebridades do " Kids with a Cause ".[48] Em 8 de outubro de 2008, estrelou um anúncio de serviço público para campanha Think Before You Speak (Pense Antes de Falar) Campanha do Conselho Ad e GLSEN, para evitar a juventude de usar vocabulário antiLGBT, como a frase "That's So Gay" (Isto é Tão Gay).[49] Em julho de 2009, foi nomeada como Jovem Embaixadora das crianças da capital colombiana, Bogotá. Como uma Jovem Embaixadora, passou cinco dias no país, distribuindo mochilas cheias de comida para crianças carentes.[50]

Em 2010, fez uma doação para as vítimas do terremoto no Haiti. Juntamente com vários membros de sua família, como Haylie Duff, doou uma gratificante quantia para as vítimas, para ajudar na construção de hospitais e colégios, sem contar os alimentos e medicamentos para os necessitados.

A artista ainda se uniu à I Am Waters para a campanha de sem-tetos americanos, que dedica o fornecimento de água limpa e fresca para desabrigados.

Declarou inúmeras vezes que é uma forte defensora dos direitos dos animais e comentou, quando lhe perguntaram o que estaria fazendo se ela não fosse uma celebridade, "Eu sempre quis ser uma veterinária quando era mais jovem, mas depois eu descobri que os animais realmente morrem ali, de modo que não era um trabalho para mim. Definitivamente algo com crianças ou animais, ou algo assim".[51]


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Elixir[editar | editar código-fonte]

Hilary assinando seu livro Elixir.

O primeiro livro da cantora, "Elixir", foi lançado em 12 de outubro de 2010, sendo o primeiro de uma série para jovens-adultos. Conta a história de uma jovem fotógrafa chamada Clea Raymond, que ao mesmo tempo tem uma dádiva e uma maldição, embarca numa jornada para o Brasil e outras cidades famosas para descobrir o misterioso paradeiro de seu pai. O livro foi um best-seller do The News York Times

Devoted: An Elixir Novel[editar | editar código-fonte]

O segundo livro, "Devoted", foi lançado em 06 de novembro de 2012, sendo continuação direta de "Elixir". Nele Clea Raymond acredita que o sua alma gêmea, Sage, está perdido para sempre e é assombrada por lembranças dele sendo levado por seus inimigos. Em seguida, sinais e sonhos estranhos apontam um caminho que pode, eventualmente, reconquistá-lo. Para ter sucesso, ela vai ter que colocar sua fé em seu ex-melhor amigo de Ben, apesar de a razão devastador que ele perdeu sua confiança nela. Como Clea e Ben seguir uma trilha perigosa e misteriosa em todo o mundo para chegar a Sage, todas as suas lealdades serão testadas. E Clea vai enfrentar uma terrível escolha, ela pode salvar Sage, mas apenas traindo a pessoa mais próxima a ela. Com a alma imortal de Sage na balança, o que Clea decidir mudará sua vida para sempre ....

True: An Elixir Novel[editar | editar código-fonte]

O terceiro e último livro da trilogia de amor épica, "True", foi lançado em 06 de abril de 2013. Na sequência dos acontecimentos angustiantes de "Elixir" e "Devoted", a cerimônia que quase matou Sage-Clea enfrenta uma nova realidade: com a alma de Sage no corpo de Nico, o amor de sua vida parece um bocado como o namorado de sua melhor amiga. Poderão Clea e Sage realmente serem feliz nestas circunstâncias? Clea quer tentar aproveitar sua nova vida juntos, mas Sage está agindo diferente, com raiva, e ela se esforça para manter seus amigos de descobrir o que aconteceu com ele. Algo está claramente assombrando Sage, e Clea está perdendo o controle. Ela pode confiar em seus amigos com a verdade perigosa, ou ela vai ter que arriscar perder Sage para a loucura?

Banda[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Título no Brasil Personagem
1997 True Women Prova de Fogo Stacy
1998 Casper Meets Wendy Gasparzinho e Wendy Wendy
Playing by Heart Corações Apaixonados Marie
1999 The Soul Collector The Soul Collector Ellie
2002 Cadet Kelly Cadet Kelly Kelly Collins
Human Nature A Natureza Quase Humana Lila Jute (jovem)
2003 Agent Cody Banks O Agente Teen Natalie Connors
The Lizzie McGuire Movie Lizzie McGuire: Um Sonho Pop Star Elizabeth "Lizzie" McGuire /
Isabella Parigi
Cheaper by the Dozen Doze é Demais Lorraine Baker
2004 A Cinderella Story A Nova Cinderela Samantha "Sam" MontGomery
Raise Your Voice Na Trilha da Fama Theresa "Terri" Fletcher
In Search of Santa Procurando Papai Noel Crystal (voz)
2005 The Perfect Man Paixão de Aluguel Holly Hamilton
Cheaper by the Dozen 2 Doze é Demais 2 Lorraine Baker
2006 Material Girls Material Girls Tanzania "Tanzie" Marchetta
2008 War, Inc. Guerra S.A., Faturando Alto Yonica Babyyeah
2009 Stay Cool E se o Amor Acontece… Shasta O'Neil
What Goes Up Caminhos Desconhecidos Lucy
According to Greta Greta Greta
2010 Beauty & the Briefcase Beleza no Mundo dos Negócios Lane Daniels
2011 Bloodworth O Retorno de Bloodworth Raven Halfacre
2012 She Wants Me She Wants Me Kim Powers
Foodfight! Foodfight! Sunshine Goodness (voz)
2013 Wings Wings Windy (Voz)
2014 Flock of Dudes Flock of Dudes Amanda

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Participação
2000 Chicago Hope Jessie Seldon 1 episódio:Cold Hearts
Daddio Sem Nome 1 episódio:Piloto/substituída, participou apenas do piloto
2001-
2004
Lizzie McGuire Lizzie McGuire 65 capítulos, Protagonista
2003 Star Search Ela Mesma 1 episódio:Juiz convidado Episódio datado de 26 fevereiro de 2003

Episódio datado de 02 de março de 2003

George Lopez Kenzie 1 episódio:Team Leader
Island Birthday Bash Ela Mesma 1 episódio:Especial de televisão

também conhecido como Hilary Duff's Island Birthday Bash

American Dreams Shangri-Las 1 episódio:Change a Comin
Jingleball Rock Ela Mesma 1 episódio:Especial de televisão
2004 Frasier Britney 1 episódio:Frasier-Lite
Disney 411 Ela Mesma 1 episódio:"Disneymania 2" (1 temporada, 2 episódios)(Episodio datado de 16 de setembro de 2004 (Episodio datado de 28 de setembro de 2004)
2005 Joan of Arcadia Dylan Samuels 1 episódio:The Rise & Fall of Joan Girardi
Disney Channel Holiday Lizzie McGuire 1 episódio:Holiday
George Lopez Stephanie 1 episódio:George's Grand Slam
2006 Rebelde Ela mesma Último episódio
2007 The Andy Milonakis Show Documentário (1 episódio)
Hilary Duff: This Is Now Documentário
2009 The Chase: Femme For DKNY Jeans Collection Morgan Uma serie de três minutos long shorts
Law & Order: Special Victims Unit Ashlee Walker, supeita de matar a própria filha 1 episódio: SVU 10x19 - Selfish
Ghost Whisperer Morgan Jefferies 1 episódio
Gossip Girl Olivia Burke 3ª Temporada (6 episódios)
2010 Community Meghan 2ª Temporada (1 episódio "Aerodynamics of Gender")
2012 Project Runway Ela Mesma 10ª Temporada (1 episódio "It's Fashion Baby")
2013 Raising Hope Rachel 3ª Temporada (1 episódio "The Old Girl")
Two and a Half Men Stacey 10ª temporada (Episódio 23 "Cow, Prepare to be Tipped")
Dora the Explorer Ice Witch (Voz) 8ª temporada (Episódio 10 "Dora's Ice Skating Spectacular")

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Stuff By Duff[editar | editar código-fonte]

Stuff by Hilary Duff é a linha de roupas e acessórios lançada pela Hilary Duff.[52]

Ela é distribuída:

Fragrâncias[editar | editar código-fonte]

Hilary possui também duas fragrâncias.

Notas e referências

  1. "The focus is on Hilary", 02-04-2007.
  2. NY daily news (2002-12-01). A very busy Miss 'Lizzie' (em inglês). Página visitada em fevereiro de 2006.
  3. Hilary Duff estuda em casa desde os 10 anos (em português).
  4. contactmusic.com Harvard Students (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  5. Revista Forbes divulga a lista dos jovens mais ricos do mundo Ofuxico.. Página visitada em 30 de janeiro de 2008.
  6. Jornal divulga imagens do casamento de Hilary Duff (em português). Página visitada em julho de 2013.
  7. a b 21st Annual Awards
  8. People
  9. "A very busy Miss 'Lizzie' (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  10. Hilary Duff Hilary Duff biography on Yahoo! Music (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  11. [Andrew Lyons, The Andy Milonakis Show, not funny (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  12. MTV Hilary Duff MTV (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  13. Kids With A Cause Members & Ambassadors Kids With a Cause.. Página visitada em julho de 2013.
  14. Kids With A Cause Kids With a Cause.. Página visitada em julho de 2013.
  15. USA Harvest and Blessings in a Backpack Success! HilaryDuff.com.. Página visitada em 30 de janeiro de 2008.
  16. Billboard
  17. Yahoo Movies Movies Yahoo (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  18. Box Office Mojo Lizzie Mcguire (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  19. Box Office Mojo People Chart (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  20. Movies MSN (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  21. Hollywood Reporter (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  22. The Perfect Man (2005), Box Office Mojo (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  23. The Perfect Man movie review (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  24. Christy Lemire, Material Girls-MSN movies review
  25. Animated Foodfight! at Lions Gate, Coming Soon.net]
  26. VH1 Brasil
  27. 2003 Ends With a Bang!, RIAA
  28. a b Chart Data: Hilary Duff
  29. Hilary Duff MTV Biography, MTV.com.]
  30. People.com Hilary Duff Biography, People.com
  31. a b Hilary Duff Lines Up 32 Summer Dates, MTV.com.
  32. a b c d e f g Billboard
  33. Argentina Top 40
  34. Music Square chart positions for "Come Clean", Musicsquare.net]
  35. Material Girls, SeattlePi.com]
  36. Dover community news, Dover Community news
  37. Hilary Duff on Yahoo! Music, Yahoo ! Music]
  38. Hilary Duff - Someone's atching Over Me, Music Square.net
  39. Duff Is 'Most Wanted' On Billboard Album Chart (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  40. Hilary Duff cancela show no Brasil (em português). Página visitada em julho de 2013.
  41. For The Record: Quick News On Hilary Duff (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  42. Hilary Duff all the Singles (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  43. Hilary Duff shoots a trippy clip for new single (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  44. Com ingressos esgotados, Hilary Duff se apresenta hoje em SP, 21.01.2008 (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  45. Media centre stories Hilary Duff. Página visitada em julho de 2013.
  46. Hilary Duff Donates $250,000 To Katrina’s Victims Softpedia.com. Página visitada em julho de 2013.
  47. Hilary Duff Visits Hurricane Victims on First Anniversary of Storm Modern Guitars Magazine (22 de agosto de 2006). Página visitada em setembro de 2006.
  48. Hilary Duff biography About.com (20 de agosto de 2003). Página visitada em julho de 2013.
  49. Stuart Elliott. A push to curb use of ugly phrases (em inglês) New York Times. Página visitada em julho de 2013.
  50. Duff made youth ambassador in Colombia DigitalSpy.com. Página visitada em julho de 2013.
  51. Heroes (em inglês). Página visitada em julho de 2013.
  52. a b c d e Daniel Jimenez. Hilary Duff: The Right Stuff, Young Money.. Página visitada em 28 de fevereiro de 2008.
  53. Wrapped With Love (em inglês). Página visitada em julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons