NBCUniversal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NBCUniversal Media, LLC
NBCUNI Logo.svg
Tipo Subsidiária da Comcast
Fundação 2004 (Fusão entre General Electric, Comcast e Vivendi SA)
Sede GE Building
Rockefeller Plaza, Nova Iorque 10112
Proprietário(s) Comcast (100%)
Pessoas-chave Steve Burke (CEO)
Divisões NBC
Universal Studios
NBCUniversal Television Group
NBC News
USA Network
Syfy
Chiller
CNBC
MSNBC
Current TV (10%)
iVillage
PictureBox Movies
Bravo
qubo, Telemundo Television Studios
The Weather Channel
Receita Lucro US$23,821 Bilhões (2012)
Página oficial nbcuni.com

NBCUniversal Media, LLC (anteriormente conhecida com NBC Universal, Inc.) é uma companhia de midia e entretenimento formada em Maio de 2004 pela fusão da NBC (pertencente à General Electric (GE)) e da Vivendi Universal Entertainment, parte da Vivendi SA, grupo de mídia francês. A NBCUniversal é propriedade da Comcast. A companhia desenvolve e produz entretenimento, noticias, e informação para a base global.

A NBCUniversal opera uma rede de televisão aberta nos Estados Unidos, vários canais de televisão paga, um grupo de estações locais de TV distribuídos pelo país, empresas cinematográficas, produtoras de conteúdo televisivo e parques de diversões. O Universal Music Group não foi incluído no negócio em 2004, e não faz parte da NBC Universal.

Jeff Zucker foi nomeado presidente a cooperador da NBC Universal em 6 de Fevereiro de 2007, substituindo Bob Wright, quem foi presidente da NBCUniversal e vice presidente da General Electric. Zucker anteriormente foi chefe executivo da companhia de operação televisional.

História[editar | editar código-fonte]

A NBCUniversal possui suas raízes modernas na diversificação realizada pela NBC no final da década de 1980. Naquela época, a NBC criou dois canais de TV: CNBC e America's Talking. A NBC também era dona parcial de canais desportivos regionais e outros canais pagos, como American Movie Network e Court TV (até 2006).

Em 2003, como parte do desmonte do conglomerado Vivendi Universal, a GE formou a NBC Universal: 80% pertenceria à GE, e 20% à Vivendi Universal. Em 2006, a Vivendi Universal teria o direito de vender os 20% restantes a um valor justo de mercado, o que resultaria numa compra forçada pela GE. A união das duas empresas atende aos interesses da empresa francesa nos Estados Unidos, como as unidades de distribuição e produção da Universal Studios, cinco parques temáticos e canais por assinatura.

Em 12 de janeiro de 2007, a NBC Universal revelou que em 1 de março daquele ano seria lançado um canal por assinatura do gênero de terror, chamado Chiller. No seu lançamento, o canal estaria disponível apenas pela DirecTV, com o slogan "Dare to watch" ("Ouse assistir"). O canal apresenta filmes como Psycho e The Shining, e séries como Twin Peaks, Alfred Hitchcock Presents, Freddy's Nightmares, Friday the 13th: The Series, Tales from the Crypt, entre outros. Além do acervo na NBC Universal, o canal exibe filmes pertencentes a outros estúdios, como Warner Bros., Paramount e 20th Century Fox.

Em 9 de outubro de 2007, a NBC Universal comprou o canal feminino Oxygen. No final do mesmo ano, a NBC Universal comprou o Sparrowhawk Media Group[1] e o renomeou para NBC Universal Global Networks. Fazem parte do grupo todos os canais Hallmark fora dos EUA, além de canais como Diva TV, Movies 24, Sci Fi Channel, Universal Channel e KidsCo. No Brasil, o Universal Channel não foi afetado pela compra, porque é programado pela Globosat[2] , que o opera desde que o canal se chamava USA Network[3] .

Em dezembro de 2009, a imprensa norte americana divulgou que a Comcast, dono do maior sistema a cabo americano, manifestou interesse em adquirir o controle da NBC Universal tambem surgerem que a Time Warner e a News Corporation também estariam interessadas no controle da empresa.

Divisões da empresa[editar | editar código-fonte]

GE Building, sede mundial da NBCUniversal.
Entrada principal da NBC Tower em Chicago.

Observações:

  1. Propriedade dividida com a Microsoft em uma joint venture: 82% pertence à NBC, e 18% à Microsoft.
  2. Joint venture entre a NBC Universal e suas afiliadas de televisão aberta.
  3. 25%.
  4. Propriedade dividida entre Corus Entertainment e DiC Entertainment.
  5. 37% pertence à NBC Universal, 63% à ValueVision Media.
  6. Propriedade dividida com a LIN TV em um joint venture (76% pertence à NBC, 24% à LIN).
  7. A estação pertence à NBC Universal, mas é controlada pela ZGS Broadcast Holdings.
  8. 50% com a Paramount Pictures da Viacom.
  9. Propriedade dividida entre Corus Entertainment, Classic Media, Scholastic Books e ION Media Networks.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]