Dentsu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dentsu Incorporated
株式会社電通
Tipo KG pública (TYO: 4324)
Indústria Comunicações
Fundação 1901
Fundador(es) Hoshiro Mitsunaga
Sede Minato, Tóquio
 Japão
Pessoas-chave Tateo Mataki (diretor executivo)
Yutaka Narita (presidente do conselho administrativo)
Empregados 15.337 (2006)
Produtos Propaganda
Relações públicas
Faturamento Aumento¥1.963.296 bilhões (AF 2005)
Renda líquida Aumento¥32.002 bilhões (AF 2005)

Dentsu Incorporated (株式会社電通, Kabushiki-gaisha Dentsū?) (TYO: 4324) é uma das maiores agências de publicidade do mundo. Sua sede está localizada no Edifício Dentsu na Província de Shiodome em Minato, Tóquio.[1]

As vendas da Dentsu no mercado japonês são mais do que o dobro das de suas competidoras mais próximas, a Hakuhodo e a ADK. O sucesso e domínio da Dentsu no Japão são oriundos das origens da companhia como uma representante de mídia durante o início do século XX. A Dentsu produziu as primeiras propagandas em jornal e os primeiros comerciais de televisão no Japão. Hoje, a Dentsu oferece, independentemente, uma grande diversidade de serviços, desde propaganda comercial e criativa a disciplinas especiais como divulgação esportiva, direitos de entretenimento, conteúdo digital, e uma crescente variedade de serviços de comunicações.

A Dentsu possui uma divisão européia e de comunicações globais, conhecida como Dentsu Digital, sediada em Bruxelas.

História[editar | editar código-fonte]

A Dentsu foi fundada por Hoshiro Mitsunaga sob o nome Japan Advertising Ltd. e Telegraphic Service Co.. Em 1906, a Telegraphic Service Co. passou a se chamar Japan Telegraphic Communication Co., Ltd.. No ano seguinte, a Japan Advertising Ltd. se uniu com a Japan Telegraphic Communication Co., Ltd. para desenvolver operações de publicidade e comunicações.

Em 1936, a Japan Telegraphic Communication Co., Ltd. vendeu sua divisão de notícias à Doumei News Agency e virou o foco da companhia à publicidade especializada. Em 1946, foram adquiridas 16 companhias para suprir o setor de publicidade da Japan Telegraphic. Naquele mesmo ano, foram estabelecidas bases operacionais em Tóquio, Osaka, Nagoya e Kyushu.

Em 1951, com o advento da transmissão comercial a rádio no Japão, é estabelecida nos escritórios locais da Japan Telegraphic a Divisão de Rádio.

Em 1955, a Japan Telegraphic Communication Co., Ltd. mudou o seu nome para Dentsu.

Em 1995, a Dentsu cria cinco subsidiárias domésticas regionais e uma na América Latina, tendo como responsável Alessandra Zanin.

A Dentsu passou a ser parte da Bolsa de Valores de Tóquio em 2001.

Edifício Dentsu[editar | editar código-fonte]

Edifício Dentsu em Shiodome, Tóquio.

O Edifício Dentsu é um prédio localizado em Shiodome, Minato, Tóquio, que abriga os escritórios corporativos da companhia. Com 48 andares que se erguem em um edifício de 213.34 m (700 pés), o prédio é a 11ª maior construção de Tóquio. O prédio foi projetado por Jean Nouvel, arquiteto francês, e sua construção foi concluída em 2002. Ele foi construído no local da primeira estação de trem de Tóquio, e situa-se ao lado dos Jardins Hamarikyu, que eram anteriormente um local de repouso de um xogum.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Company details. Dentsu. 9 de novembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal Japão


  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Dentsu».
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.