Tokyo Dome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tokyo Dome

Tokyo Dome (東京ドーム Tōkyō Dōmu) é um estádio de 55 mil assentos [1] localizado em Bunkyo, Tóquio, Japão. É a casa do time de beisebol Yomiuri Giants, e já sediou dentre outros partidas de futebol americano, kickboxing e eventos musicais (o mais famoso deles sendo o Live Earth em 2007). Também é sede do Hall da Fama de Baseball Japonês. Começou a funcionar em 17 de março de 1988 e foi construído próximo ao também famoso Kōrakuen Stadium. Em suas proximidades se encontra a Cidade Tokyo Dome, que abriga um parque de diversões e foi construída no local do antigo Kōrakuen Stadium.

Música[editar | editar código-fonte]

A partir de 1992, o X Japan começou a tradição de fazer anualmente um megashow no estádio. O último show da banda com o guitarrista hide, The Last Live, também foi realizado no estádio. A famosa cantora japonesa, Koda Kumi também se apresentou duas vezes: uma em 2007, com o encerramento da turnê do álbum Black Cherry, e a outra em 2010, com um show comemorando seus 10 anos de carreira. Bandas japonesas como B'z, Boøwy, Buck-Tick, Glay, L'Arc~en~Ciel, Luna Sea, Sid, the GazettE, Plastic Tree, [[Hatsune Miku], vários grupos da agência Jonhy's Jimusho(SMAP, ARASHI, KAT TUN etc)] e artistas internacionais como Madonna, Beyoncé, Mariah Carey, Britney Spears, Rihanna, t.A.T.u., Linkin Park, Avril Lavigne e Guns N' Roses também se apresentaram no estádio.

TVXQ grupo coreano finalmente teve suas performances no Tokyo Dome duas noites em 4 de julho e 5 de 2009 e tornou-se a primeira banda asiática a realizar no Tokyo Dome. De abril de 14 a dia 16, TVXQ realizou sua 'TVXQ Live Tour 2012 -. TONE Os únicos artistas estrangeiros ter realizado concertos por três dias consecutivos no Tokyo Dome foram Michael Jackson e os Backstreet Boys. TVXQ tornou-se o terceiro nome para fazer a lista.

O grupo coreano JYJ formado por Kim Jaejoong, Xia Junsu e Park Yoochun, ex membros do TVXQ já se apresentaram 2 vezes no lugar. Uma em 2010 com o "THANKSGIVING concert" com 2 noites e em 2013 com o concerto "THE RETURN OF JYJ" com 3 noites.

Porém, quem mais se apresentou no local foi o famoso cantor e compositor americano Michael Jackson que se apresentou no local mais do que qualquer outro artista ou banda, num total de 21 shows. Os primeiros nove deles foram em 1988, durante a Bad World Tour, turnê de Jackson na época, em que ele se apresentou para um total de mais de 500 mil pessoas nos dias 9, 10, 11, 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de Dezembro daquele ano. Quatro anos depois, em 1992, durante a sua Dangerous World Tour, o famoso cantor voltou a se apresentar no Tokyo Dome, dessa vez com oito shows nos dias 12, 14, 17, 19, 22, 24, 30 e 31 de Dezembro. Os quatro últimos shows (totalizando 21), foram realizados em 1996, durante a turnê seguinte do cantor, a HIStory World Tour, nos dias 12, 15, 17 e 20 de Dezembro. Estima-se que, no total, mais de 1 milhão de pessoas viram esses 21 shows do cantor na capital japonesa.

Rain foi o primeiro artista sul-coreano a realizar um show no Tokyo Dome em 2007, atraindo 40.000 fãs.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.