Portal:Texas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar O Portal do Texas


O Texas é um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região sudoeste do país. Possui como limites o estado de Oklahoma ao norte, New Mexico ao oeste, Arkansas ao nordeste, Louisiana ao leste e o país México ao Sul. O apelido do Texas é Lone Star State, por causa da estrela solitária na bandeira. A palavra Texas deriva de Tejas, uma palavra indígena que significa "amigos".

O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos e o maior entre os 48 dos Estados Unidos continental. Com seus 696 241 km², é maior do que a Alemanha e a Polónia juntas. O Texas também é o segundo estado mais populoso do país; com aproximadamente 22 milhões de habitantes e com uma população crescendo rapidamente devido à imigração, possui mais habitantes do que qualquer outro estado norte-americano com exceção da Califórnia. (leia mais...)

 ver · editar Artigo em destaque


Dallas (também Dalas) é a segunda maior cidade do estado americano do Texas e centro da mais populosa região metropolitana do Estado. Apenas Houston possui mais habitantes, embora sua região metropolitana seja menor do que a de Dallas. A região metropolitana de Dallas possui mais de 5,8 milhões de habitantes, abrigando aproximadamente de um de cada quatro habitantes do Texas. Dallas é a nona maior cidade do país. É a sede do Condado de Dallas, e a maior parte da cidade localiza-se dentro deste condado. Porém, certas partes da cidade de Dallas estendem-se em direção a quatro condados vizinhos: Collin, Denton, Kaufman e Rockwall.

Dallas foi fundada em 1841 por um comerciante e advogado, John Neely Bryan. Por três décadas a cidade pouco cresceu. Porém, durante a década de 1870, várias ferrovias conectaram a cidade com o resto do país, e Dallas tornou-se rapidamente um grande pólo ferroviário, o que muito estimulou seu crescimento económico e populacional. Actualmente, Dallas é uma cidade global gama. A economia da cidade continua a depender muito do sector de transportes. Dallas é o principal pólo ferroviário e aeroportuário da região centro-sul do Estados Unidos. Seu aeroporto é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Dallas, além disso, é o principal centro financeiro do Texas. (leia mais...)

 ver · editar Biografia em destaque


Howard Robard Hughes Jr. (24 de Dezembro de 1905 – 5 de Abril de 1976) foi um pioneiro aviador, engenheiro, industrialista e produtor de filmes. Ele era amplamente conhecido como um playboy e uma das pessoas mais ricas do mundo. Ele é famoso por estabelecer vários recordes mundiais de velocidade aéreos; construindo os aviões Hughes H-1 Racer e H-4 Hercules; produzindo Hell's Angels e O Fora da Lei; e, por seu comportamento debilitante e excêntrico mais tarde em sua vida.

Hughes nasceu em Houston, Texas, em 24 de Dezembro de 1905, embora alguns biógrafos contestem essa data. Seus pais eram Allene Gano Hughes e Howard R. Hughes Sr., quem patenteou a broca de rolo tri-cone, que permitia a perfuração rotativa de petróleo em locais anteriormente inacessíveis. Howard R. Hughes Sr. fundou a Hughes Tool Company em 1909 para comercializar essa invenção

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia


Texas no Commons Texas no Commons
Imagens e mídia
Texas no Wikcionário Texas no Wikcionário
Definições
Texas no Wikilivros Texas no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Texas no Wikinotícias Texas no Wikinotícias
Notícias
Texas no Wikiquote Texas no Wikiquote
Citações
Texas no Wikisource Texas no Wikisource
Biblioteca
Texas na Wikiversidade Texas na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Purgar cache do servidor