Portal:Texas/Biografia em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia em destaque


Portal:Texas/Biografia em destaque/1

Howard Robard Hughes Jr. (24 de Dezembro de 1905 – 5 de Abril de 1976) foi um pioneiro aviador, engenheiro, industrialista e produtor de filmes. Ele era amplamente conhecido como um playboy e uma das pessoas mais ricas do mundo. Ele é famoso por estabelecer vários recordes mundiais de velocidade aéreos; construindo os aviões Hughes H-1 Racer e H-4 Hercules; produzindo Hell's Angels e O Fora da Lei; e, por seu comportamento debilitante e excêntrico mais tarde em sua vida.

Hughes nasceu em Houston, Texas, em 24 de Dezembro de 1905, embora alguns biógrafos contestem essa data. Seus pais eram Allene Gano Hughes e Howard R. Hughes Sr., quem patenteou a broca de rolo tri-cone, que permitia a perfuração rotativa de petróleo em locais anteriormente inacessíveis. Howard R. Hughes Sr. fundou a Hughes Tool Company em 1909 para comercializar essa invenção



Portal:Texas/Biografia em destaque/2

William Perry "Bill" Clements, Jr. (nascimento 17 de Abril de 1917) é o primeiro Republicano ter servido como governador do estado do Texas nos E.U.A desda Reconstrução. Ele cumpriu dois mandatos não consecutivos de 1979-1983 e 1987-1991. Clements nasceu em Dallas e trabalhou como perfurador de petróleo por muitos anos. Ele fundou a SEDCO, a maior empresa de perfuração offshore do mundo. Clements entrou na política como Secretário de Defesa dos Estados Unidos sob os presidentes Nixon e Ford, na última administração sob Secretário de Defesa Donald Rumsfeld.



Portal:Texas/Biografia em destaque/3

George Walker Bush (pronúncia inglesa: /ˈdʒɔrdʒ ˈwɔːkər ˈbʊʃ/ ouça) (New Haven, 6 de julho de 1946) é um político estadunidense, tendo sido o 43º presidente dos Estados Unidos, de 2001 a 2009 e o 46º governador do Texas, de 1995 a 2000.

George é o filho mais velho de George H. W. Bush (o 41º presidente) e Barbara Bush, fazendo-o um dos apenas dois presidentes norte-americanos a serem filhos de um presidente anterior. Após graduar-se pela Universidade Yale em 1968, e a Harvard Business School em 1975, Bush trabalhou na empresa de petróleo de sua família. Casou-se com Laura Welch em 1977 e, sem sucesso, candidatou-se para a Câmara dos Representantes logo em seguida. Ele depois co-possuiu o time de beisebol Texas Rangers, após derrotar Ann Richards nas eleições governamentais do Texas de 1994. Em uma eleição fechada e controversa, Bush foi eleito Presidente em 2000 como o candidato republicano, recebendo uma maioridade dos votos eleitorais, porém perdeu nos votos populares para o então-Vice Presidente Al Gore. (leia mais...)



Portal:Texas/Biografia em destaque/4

James "Jim" Bowie (Condado de Logan, 10 de abril de 1796San Antonio, 6 de março de 1836) foi um conhecido pioneiro e soldado estadunidense, que desempenhou um importante papel na guerra dos texanos contra o domínio do México. Ele morreu na lendária Batalha do Alamo. Nasceu em Kentucky e viveu durante muito tempo em Louisiana, até que se mudou para o Texas para lutar na guerra.

Bowie também ficou conhecido por carregar uma enorme faca, conhecida como faca Bowie ("Bowie knife") considerada uma das melhores pelos pioneiros.

Durante seus primeiros anos, Bowie era caçador e pescador. O folclore sempre o colocava em histórias contra crocodilos, ursos e domando cavalos selvagens. Durante a Guerra de 1812, Bowie e seu irmão Rezin Jr. se juntaram a milícia da Louisiana, sob o comando do Coronel Colman Martin, para lutar contra os ingleses em New Orleans. Mas conta-se que eles chegaram em 1815, quando a guerra já havia terminado. Depois os irmãos teriam comerciado escravos ilegalmente, com o corsário Jean Lafitte. Com o dinheiro ganho, começaram a negociar com terras. (leia mais...)



Portal:Texas/Biografia em destaque/5

Lyndon Baines Johnson (Stonewall, 27 de agosto de 1908Stonewall, 22 de janeiro de 1973) foi o trigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, de 1963 a 1969.

Johnson era vice-presidente de John Kennedy, e assumiu o cargo de presidente com o assassinato do mesmo. Foi em seu governo que os EUA entram totalmente na Guerra do Vietnã. Ele completou o mandato de Kennedy e foi eleito presidente em uma vitória na eleição presidencial de 1964.

Johnson era um grande líder do Partido Democrata dos Estados Unidos e como presidente foi responsável pela criação da lei da "Grande Sociedade", programa que incluia os direitos civis, sistema de saúde pública, conhecido nos EUA por Medicare, assistencia à educação e a "Guerra contra a Pobreza". Simultaneamente, ele envolveu o país na Guerra do Vietnã, começando com 16 mil soldados norte-americanos em 1963 e passando a 500 mil no começo de 1968. (leia mais...)