Harvey Comics

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harvey Comics
Tipo Editora de quadrinhos
Indústria Quadrinhos
Fundação 1941 (quadrinhos)
Pessoas-chave Alfred Harvey, Robert B. Harvey, Leon Harvey

Harvey Comics (também conhecida como Harvey Publications) foi uma editora de quadrinhos estadunidense, fundada em 1941 por Alfred Harvey, após a compra da pequena editora Brookwood Publications. Os irmãos de Alfred, Robert B. Harvey e Leon Harvey, se associaram ao negócio pouco depois. A companhia publicava sob licença até que nos anos de 1950 começou com seus próprios personagens. O artista mais criativo foi Warren Kremer.

O mascote da Harvey era um arlequim de mola que sai de uma caixinha-surpresa, uma reminiscência do mascote/logo do Famous Studios que aparecia nas séries de desenhos animados Noveltoons, nos anos de 1940-1960. Hoje, a Classic Media da Entertainment Rights PLC é a proprietária dos desenhos animados.

No Brasil, os quadrinhos da Harvey foram publicadas por diversas editoras, tais como O Cruzeiro, Rio Gráfica Editora e Editora Vecchi.

História[editar | editar código-fonte]

Entre os personagens mais conhecidos que a Harvey Comics publicava sob licença estavam Gasparzinho, Baby Huey (Bronco ou Huguinho no Brasil), Herman e Katnip, Little Audrey (Tininha, no Brasil), Tommy Tortoise e Moe Hare e os da série Modern Madcaps. Foram criados pelo estúdio de animação Famous da Paramount Pictures durante os anos de 1940 até o início da década seguinte. Harvey publicou muitos quadrinhos baseado nos personagens do Famous. Dentre seus próprios personagens surgiram Richie Rich (Riquinho, no Brasil) e Little Dot (Brotoeja, no Brasil). [[Harvey também adquiriu a licença para publicação de personagens de tiras conhecidos tais como Mutt e Jeff e Sad Sack (parecido com Recruta Zero, mas de criação anterior). A companhia tentou diversificar os quadrinhos que publicava com uma breve passagem nos anos 50 e 60 pelos gêneros dos super-heróis, suspense, horror e faroeste.

Os desenhos da Famous foram reconfigurados e distribuídos para a televisão como Harveytoons, com a editora dos Harvey continuando a produzir novos quadrinhos. Gasparzinho se tornou o personagem mais popular. Os personagens ligados ao universo de Gasparzinho, como (nomes no Brasil) o Trio Assombro (The Ghostly Trio) , o diabinho Brasinha (Hot Stuff the Little Devil), a bruxinha Luisa (Wendy the Good Little Witch), o gigante Miudinho e Lelo, o fantasminha travesso (Spooky the Tuff Little Ghost), foram adicionados a linha da Harvey.

A Harvey parou com as publicações no período de 1982-86. Alguns personagens passaram a ser publicados pela Marvel Comics, que chegou a lançar revistas do Gasparzinho (dois números foram publicados em maio de 1997), além da adaptação do filme.

A Harvey original foi vendida em 1990, passando a se chamar Harvey Entertainment. Foram publicados quadrinhos no início dessa década, com o título de Clássicos Harvey. Em 2001, a Harvey Entertainment vendeu os direitos dos personagens para a Classic Media, que os publicou sob licença. Harvey Entertainment teve seu nome mudado para Sunland Entertainment.[1]. Sad Sack é ainda de propriedade dos herdeiros dos Harvey, bem como a heroína Black Cat.

Distribuição dos desenhos[editar | editar código-fonte]

Por anos, a distribuição dos desenhos do The Harveytoons Show foram da Worldvision Enterprises. Worldvision distribuia as primeiras séries do Famous Studios (e durante algum tempo do Fleischer Studios) até que foi incorporada à divisão de televisão (Paramount Television) da Paramount Pictures. A Classic Media é a atual distribuidora dos Harveytoons.

Personagens da Harvey[editar | editar código-fonte]

Gasparzinho e seus amigos[editar | editar código-fonte]

  • Gasparzinho (Casper the Friendly Ghost)
  • Lelo (Spooky the Tuff Little Ghost)
  • Pearl (namorada de Lelo ou Spooky) (pronunciada "Poil" por Lelo devido a seu acentuado sotaque do Brooklyn nas revistas americanas, o que chegou a confundir os leitores. No Brasil esse sotaque foi traduzido como uma fala fanhosa.)
  • Trio Assombro (The Ghostly Trio)
  • Cavalo fantasma de Gasparzinho (Nightmare the Galloping Ghost)
  • Brasinha (Hot Stuff the Little Devil)
  • Luísa, a Boa Bruxinha (Wendy the Good Little Witch)

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

Super-heróis da Harvey[editar | editar código-fonte]

Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

Era de Prata (Harvey Thriller)[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Markstein, Don. "Bunny," Don Markstein's Toonpedia. Acessado em 29 de setembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Harvey Comics