Rebelde (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rebelde
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Juvenil
Duração 50 a 60 minutos
Criador(es) Cris Morena
(obra original)
Pedro Damián[1]
(versão mexicana)
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Luis Pardo
Juan Carlos Muñoz
Felipe Nájera
Elenco Anahí
Dulce María
Alfonso Herrera
Christopher Uckermann
Maite Perroni
Christian Chávez
ver mais
Tema de abertura "Rebelde" - RBD[2]
ver todos os temas
Exibição
Emissora de
televisão original
México Canal de las Estrellas (Televisa)
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 4 de outubro de 2004 - 2 de junho de 2006
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 440 no total
(215, 1ª temporada)[3]
(120, 2ª temporada)[4]
(105, 3ª temporada)[5]
Cronologia
Último
Último
Corazones al Límite
Código Postal
Próximo
Próximo
Programas relacionados Rebelde Way

Rebelde é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida originalmente pelo Canal de las Estrellas de 4 de outubro de 2004 a 2 de junho de 2006, sucedendo Corazones Al Límite e sendo sucedida por Código Postal.[6] É um remake da telenovela argentina, Rebelde Way, criada pela produtora Cris Morena, com adaptação de Pedro Damián e Pedro Armando Rodríguez e dirigida por Juan Carlos Muñoz e Luis Pardo.[7]

Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann, Maite Perroni, Christian Chávez interpretam os papéis principais, numa trama que narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio em regime de semi-internato e enfrentam os "dramas" típicos do período, como a descoberta do primeiro amor, os conflitos de autoimagem, o desenvolvimento de distúrbios alimentares, o relacionamento conflituoso com os pais, o bullying e o alcoolismo.[8]

No Brasil, foi exibida pela primeira vez pelo SBT entre 15 de agosto de 2005 a 29 de dezembro de 2006, Foi reprisada diversas vezes pelo canal pago Boomerang entre 2007 até 2011. Foi reexibida sua primeira temporada novamente pelo SBT entre 2 de setembro de 2013 a 20 de junho de 2014 às 9h15 da noite,[9] [10] Desde o dia 23 de junho de 2014 está sendo reexibida a sua segunda temporada no SBT às 9h20 da noite.[11]

Em 2012, foi eleita pelo Portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos.[12]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Elite Way School é um colégio particular com prestígio internacional onde adolescentes de classe alta recebem um elevado nível de educação para estarem prepararados para um grande futuro. A escola conta com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros que possuem excelente nível acadêmico. No entanto, poucos chegam a se graduar, já que são perseguidos por uma sociedade secreta chamada La Logia (A Seita), cujo propósito é conservar a pureza da classe privilegiada.

Entre os alunos estão Mia Colucci (Anahí), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Roberta Pardo (Dulce María), Diego Bustamante (Christopher Uckermann), Lupita Fernandez (Maite Perroni) e Giovanni Mendez (Christian Chávez). Seis jovens que, apesar de suas grandes diferenças, descobrem algo que os unirá acima de tudo: o grande amor pela música. Os outros alunos do quarto ano são Josy Luján, Téo, Nico, Pilar, Tomás, Vick, Celina, Joaquim, Iker/Jorge, Jack, Cristina, Jaqueline e Raquel.

Mia é filha do grande empresário da moda Franco Colucci (Juan Ferrara), e detesta o mau gosto. É popular, alegre e extrovertida, mas vai se apaixonar pelo garoto que mais odeia, Miguel. Roberta é filha da famosa cantora de música country Alma Rey (Ninel Conde), e é uma jovem impulsiva, rebelde e muito teimosa, e por ter uma mãe muito jovem, as duas vivem em constante competição. Miguel veio da cidade de Monterrey e estuda no colégio após ganhar uma bolsa de estudos, mas seu verdadeiro propósito é vingar a morte de seu pai. Sua vida vem abaixo quando descobre que o culpado é o pai da garota que ele ama, Mia. Para Diego, filho do importante político León Bustamante (Enrique Rocha), a música é apenas um hobby. Desde criança, sabe que seu destino está na política, e herdou o jeito arrogante e prepotente de seu pai. Lupita, uma jovem bondosa e humilde, consegue uma bolsa de estudos graças a sua tia Maira (Leticia Perdigón), que trabalha na cantina do colégio. João, que odeia seu nome usa o nome de Giovanni, é filho de dois açogueiros e tem vergonha deles, mente para seus amigos e nunca deixa eles irem na sua casa. Na primeira temporada participa da Seita.

Estes seis jovens, e todos os seus companheiros, vivem no colégio experiências incríveis. Rebelde é uma história de adolescentes que abrem os olhos para a realidade do mundo em um ambiente elitista, onde o poder e os bens materiais são supervalorizados. Eles vão lutar pelo direito de amar, romper as barreiras sociais e pelos ideais nos quais acreditam.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Pascoal Gandía (Felipe Nájera) espera o conflitivo quarto ano (agora definido como quinto) com algumas mudanças. Por um lado resolveu instalar câmeras nas salas de aula, e por outro, decidiu aumentar as aulas de educação física para que os jovens extravasem sua rebeldia nos esportes. Por sua vez, os garotos, que durante o ano anterior conseguiram se manter como um grupo, apesar das diferencias sociais e individuais, verão como essa união é posta a prova com a chegada de garotos que entram para o segundo e quinto ano do Elite Way. Eles são: Leonardo (primo de Tomás), Sol, Mauricio, Rocco, Lola (meia-irmã de Lupita), Bianca, Dante e Augustinha. Mais tarde, entram Isaac e Santos. Os antigos garotos mudaram nas férias. Mia e Miguel viverão seu maravilhoso sonho de amor, que ameaça se transformar em um pesadelo com a volta ao "mundo real", onde as famosas discussões e reconciliações voltam a acontecer. Quanto a Roberta e Diego, voltarão a se enfrentar até a morte, ambos buscarão consolo nos braços de diferentes pessoas, sem, contudo, obtê-lo. Os dois sofrem mudanças importantes. Diego acha que sua mãe o abandonou e se transforma em uma cópia de seu pai. Roberta, por sua vez, tenta descarregar sua rebeldia em uma tarefa solidária, graças a aparição de Martín/Otávio Reverte (Lisardo Guarinos), um novo professor. Reverte não é professor, mas simula ser para ficar perto de Roberta já que na realidade, é seu pai. Martín, sem perceber, terá com os garotos uma grande e positiva influência, o que não acontecera com Júlia Lozano (Lourdes Reyes), a professora de literatura e ex-aluna do Elite Way. Quanto a banda, no primeiro momento, os integrantes do RBD voltaram a se unir, mas desta vez não se aceitam cantar na clandestinidade. É tão forte o sentimento pelo grupo que lutam por ele, contra tudo. Logo se dão conta que o "exterior" não é o inimigo mais forte. O que atenta contra a união do grupo são eles mesmos e os diferentes estágios pelo qual vão passando em sua vida pessoal. Cada um dos garotos vai enfrentar diversos conflitos que levarão os rebeldes do Elite Way a aproximação do objetivo que os desvia e os preocupa: saber quem são e o que querem para suas vidas.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Após muitas disputas e amadurecimento, os garotos do Elite Way estão ansiosos para ir ao Vacance Club e descansarem das atormentadas aulas. Apesar das intrigas continuarem, todos conseguem conviver em paz e arranjam tempo para começar novos relacionamentos. Diego, para provocar Roberta, se envolverá com Lola (Viviana Ramos), o que gerará constantes conflitos com ela. Miguel terá uma aproximação mais íntima com Sabrina (Claudia Schmidt) que poderá destruir definitivamente seu relacionamento com Mia. Roberta acaba usando Isaac (Antonio Sainz) para tentar se esquecer de Diego, mas graças a um segredo do rapaz esse relacionamento não durará muito. Mia terá um grande amadurecimento que a faz decidir se entregar para Miguel como uma grande prova de amor, mas terá uma grande decepção ao descobrir o envolvimento de Miguel com Sabrina, inclusive que o seu namorado dormiu com Sabrina. Os garotos também poderão esquecer um pouco de seus problemas com a chegada dos jogos do intercolegial, que no final acaba se tornando uma grande furada graças aos garotos do outro colégio que disputam contra o Elite Way. Trágicas mudanças na vida de Roberta e Mia as farão se unir mais. Roberta descobrirá que Martín Reverte é seu verdadeiro pai e demonstrará raiva por sua mãe ter mentido. Mia descobre que sua mãe, Marina Cáceres (Nailea Norvind) está viva e que seu pai mentiu e decide deixar de vez o castelo de cristal em que sempre viveu. Diego terá uma grande dor de cabeça já que descobre que terá que conviver diariamente com Xavier (Mike Biaggio), o filho da namorada de seu pai, o que o trará muitos problemas, mas apesar disso ele também amadurecerá, o que o fará enfrentar de vez seu pai. Mas apesar de tudo jogarão sua fúria na música que acaba fazendo o grupo RBD sair de seu pequeno mundinho e encarar platéias maiores em diferentes turnês e tornando o grupo um sucesso mundial. Os seis protagonistas verão que o maior amor não é o amor pela música e sim o amor entre eles.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Rebelde contou com um elenco ao longo da história, havendo entrada de novos atores e saídas no elenco no decorrer das temporadas.[13]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1 2 3
Anahí Mia Colucci Cárceres
Dulce María Roberta Alexandra Maria Pardo Rey
Alfonso Herrera Miguel Arango Cervera
Christopher Uckermann Diego Bustamante
Maite Perroni Guadalupe "Lupita" Fernández
Christian Chávez João "Giovanni" Méndez López
Juan Ferrara Franco Colucci
Ninel Conde Alma Rey
Angelique Boyer Victória "Vick" Paz Cantú
Diego Boneta Rocco Bezaury
Zoraida Gómez Josy Luján Landeiros
Fuzz Sol de la Riva
Karla Cossío Pilar Gandía Rosalez
Estefania Villareal Celina Ferreira Mitre
Jack Duarte Tomás Goycoléa Kantun
Lisardo Guarinos Martin/Otávio Reverte
Eddy Vilard Teodoro "Téo" Ruiz-Palácios
Rodrigo Nehme Nicolas "Nico" Huber Ayute Recorrente
Enrique Rocha León Bustamante
Viviana Ramos Dolores "Lola" Fernández Arregui
Allison Lozano Bianca Delay Abril
Grisel Margarita Anita
Patricio Borghetti Henrique Madariaga
Leticia Perdigón Maíra Fernández
Nailea Norvind Marina Cárceres
Claudia Schmidt Sabrina Guzman
Marco Antonio Valdés Dante
Carlos Girón Iván "Roger"
Derrick James Diego "Santos" Fontes Echagüe
Grettell Valdéz Renata Lizaldi
Michael Gurfinkell Joaquim Mascarô
Tony Dalton Gastão Diestro
Felipe Nájera Pascoal Gandía Pérez
Cynthia Copelli Mabel Bustamante
Malillany Marín Luz Viviana Olivier
Eugenio Siller Luciano
Lourdes Reyes Júlia Lozano
Samantha López Julieta Braniff
Aitor Iturrioz Estevão Nolasco
Georgina Salgado Augustinha Lauman Medeiros
Antonio Sainz Isaac Urcola dos Santos/Abrahão
Alfonso Iturralde Heitor Paz
Monique Vargas Paloma Torres
Mike Biaggio Xavier Alanis
Eleazar Gómez Francisco Leonardo Blanco Goycoléa
Tiare Scanda Gláucia Gandía Rosalez
José Ron Enzo Um capítulo
Ernesto Díaz Walter
Ronald Duarte Jacó "Jack" Lizaldi Heidi
Fernanda Polín Raquel Sender Ramos Byron
Lourdes Canale Hilda Acosta
Ernesto Díaz Maurício Garza Alebrija
Rafael Inclán Guilherme Vásquez "Nick"
María Fernanda García Alice Salazar
Pedro Weber Peter
Abraham Stavans Joel Huber Recorrente
Manola Díez Josefina "Pepa"
Nicolas Krinis Jacó
Tessa Norvind Dolores "Loly" Arango Cervera
Miguel Rodarte Carlo Colucci
Beatriz Shantal Paola
Michelle Renaud Jaqueline "Jaque" Peneda
Marisol Santacruz Lourdes de la Riva Recorrente
Raúl Ochoa Alberto de la Riva Recorrente
Alberto Nuñez Gonçalo Miranda
Agustín Arana Dário Contreiras
Rocío Cárdenas Fátima Diaz
Ariane Pellicer Nora Goycoléa
Jean Safont Ricardo Mendiola
Dobrina Cristeva Yolanda "Yuli" Huber Ayute Recorrente
Francisco Avendaño Gustavo Ruíz
Paola Lavat Andréia Ruíz-Palácios Recorrente
Patricia Martínez Luisa López
Roberto Miranda Cosme Méndez
Itzamna Orizaga Sodi Iker Quevedo Villalobos
Jorge Ponce Jorge Luckirin
Alejandra Peniche Damiana Ferreira Mitre
Xóchitl Vigil Rosa Fernández
Gabriela Bermúdez Helena Arango Cervera
Gerardo Klein Fernando Ferreira
Jesús Falcón Augusto Paz Cantú
Jacqueline Voltaire Lisette Cantú
Ana Bolena Belém Menézes Pacheco
Sergio García Rodrigo Santiestevan
Fernando Morin Antônio Pardo
Héctor Gómez Hilário Ortiz
Malisha Suzana "Lulu"
Jessica Salazar Valéria Olivier
Juan Acosta Fagundes Millão
Gabriela Ramírez Maria de Jesus
Siny Dulce Fernández
Carlos Balart Donato
Nicolás Krinis Jacob
Mariana Ríos Viviana Fernández Arregui
Salvador Julián Carlos
Julio Camejo Mauro
Fernanda de las Fuentes Karen
Samantha López Julieta
Zamorita Maurice
Liuba de Lasse Catarina "'Cata"
Sergio García Rodrigo
Dylan Obed Marcelino
Luis Fernando Peña Simón
Alessandra Pozzo Rosana "Roxy"
Patsy Alanis
José Blanchet Max
Hector Norman Tato
Roxana Martínez Milagres
Renata Flores Artemisa
Ashley Ericka Paula
Miguel Priego Jacinto
Queta Lavat Angélica
Francesca Guillén Ana
Karla Luengas Yolonda
Alejandro Peraza Fort
Lucero Lander Drª Reyes
César Bono Drº Atílio
Karen Alicia Sandoval Verônica
Florencia de Saracho Romina
Rubén Morales Tito

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Hilary Duff[14]
La Quinta Estación[14]
Lenny Kravitz[14]
Gorillaz[14]
Kumbia Kings[14]
Luny Tunes[14]
Adal Ramones[14]
JD Natasha[14]
Lu[14]
Ricardo Montaner[14]
Anasol[14]
Tiziano Ferro[14]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora da primeira temporada foi o álbum Rebelde do grupo RBD.[15] A primeira temporada contou com várias músicas na abertura, entre elas: "Rebelde", "Sólo Quédate En Silencio" e "Sálvame", todas cantada pelo RBD. "Malas Intenciones" do cantor Erik Rubín foi um dos primeiros temas de abertura, Erick também teve a música "Déjame" como tema em várias cenas românticas dos principais casais que se formavam ao longo da primeira temporada da novela. "Por Besarte" da dupla Lu também foi tema dos principais casais da primeira temporada, fazendo a canção ser um grande sucesso. "La Rebelde" foi interpretada por Ninel Conde, também atriz de Rebelde, que cantava durante seus shows na novela.

O álbum Nuestro Amor do grupo RBD foi a trilha sonora da segunda e terceira temporada da novela, contou como tema de abertura as músicas "Nuestro Amor", "Este Corazón", "Aún Hay Algo" e "Tras De Mí". Diego Boneta que também atuou na novela, interpretou o tema "Responde", tema de seu personagem Rocco com Vick personagem de Angelique Boyer. A segunda temporada também contou com a música "Y No Sé Que Pasó" da banda Ángels. "Nada Es Para Siempre" do famoso cantor e compositor porto-riquenho Luis Fonsi também fez parte da trilha sonora da segunda temporada da novela, se tornando um dos grandes sucessos do cantor.

RBD[editar | editar código-fonte]

RBD
Acima: Dulce María, Anahí, Maite Perroni.
Abaixo: Christopher, Christian, Alfonso Herrera.
Informação geral
Origem Cidade do México, México
País  México
Gênero(s) Pop latino,[16] teen pop[17] dance pop,[16] Pop rock
Período em atividade 2004 - 2009
Gravadora(s) EMI Music, Capitol Records
Página oficial Página Oficial
Integrantes
Anahi
Alfonso Herrera
Christian Chávez
Christopher Uckermann
Dulce María
Maite Perroni

Paralelamente à ficção, se criou uma banda, esta chamada de RBD com os seis protagonistas da novela: Anahí (Mia), Dulce María (Roberta), Alfonso Herrera (Miguel), Christopher Uckermann (Diego), Maite Perroni (Lupita) e Christian Chávez (Giovanni). Eles interpretam os principais temas da novela em suas músicas.

Lançaram o primeiro álbum Rebelde em 2004, Tour Generación RBD en vivo, Nuestro Amor, em 2005 e Celestial, em 2006. Ainda em 2006, lançam outra produção ao vivo: Live in Hollywood e, no mesmo ano, a primeira produção em inglês: Rebels. Já em 2007, lançam Live in Rio e Hecho en España, outras produções ao vivo; e Empezar Desde Cero.

Em 15 de agosto de 2008, após quatro anos de êxito, o grupo RBD anuncia sua separação e realiza uma turnê mundial de despedida chamada Tour del Adiós, que passa por toda América Latina e Europa.[18] No ano seguinte lançam, então, o último álbum de estúdio Para Olvidarte De Mí e os DVD's Live in Brasília e Tournée do Adeus, marcando para sempre a trajetória do maior grupo pop mexicano das últimas décadas.

A banda teve grande sucesso, vendeu mais de 50 milhões de discos,[19] fez shows em vários países como México, Colômbia, Venezuela, Porto Rico, Equador, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Chile, Peru, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Roménia, Sérvia, Eslovênia, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Panamá e Argentina. O RBD recebeu duas indicações ao Grammy Latino e ganhou diversos prêmios como Prêmios Juventud, Billboard Latin Music Awards, Prêmio TVyNovelas, Premios Oye!, Prêmios Lo Nuestro, Orgullosamente Latino, entre outros.[20]

Temas de abertura[editar | editar código-fonte]

Rebelde teve 11 temas diferentes:

Música Cantor
"Malas Intenciones"
Erik Rubín
"Plastico"
Natasha
"Rebelde"
RBD
"Sólo Quédate En Silencio"
"Sálvame"
"Nuestro Amor"
"Aún Hay Algo"
"Tras De Mi"
"México, México"
"No Pares"
"Este Corazón"

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Audiência da reprise no Brasil[editar | editar código-fonte]

No capítulo de reestreia no dia 2 de setembro de 2013 a trama registrou 8 pontos com picos de 10 pontos na capital paulista, segundo dados consolidados do IBOPE. No Rio de Janeiro a trama também registrou 8 pontos.[21] No terceiro capítulo, exibido em uma quarta feira no dia 4 de setembro, a trama bateu seu recorde com 10 pontos, sendo assim a média mais alta dos três capítulos anteriores na Grande São Paulo. Em seu último capítulo da primeira temporada exibido em uma sexta-feira, 20 de junho de 2014, deixou o SBT na vice liderança com 6 pontos de média.[22] O primeiro capítulo da segunda temporada exibido numa segunda-feira, 23 de junho, marcou 6,3 pontos com picos de 7 e deixou o SBT na vice-liderança.[23] Atualmente os seus capítulos vem deixando o SBT muitas vezes na vice-liderança isolada batendo a novela Vitória da Rede Record, registrando índices entre 6 a 9 pontos.[24] [25] [26] Em capítulo exibido no dia 20 de agosto de 2014, viu sua audiência cair na Grande São Paulo quando marcou 4 pontos e 5% de participação (share) sendo assim a média mais baixa até aqui de toda sua reprise desde o ano passado e também desde o fim de 2013 nas datas comemorativas do Natal e Ano Novo.[27] No capítulo anterior, em 19 de agosto, também teve um índice baixo devido o início do horário político brasileiro.[28] Com o fim do horário político, no dia 2 de outubro de 2014, o capítulo do dia seguinte voltou à vice-liderança com 6 pontos. Já no capítulo de segunda-feira, 6 de outubro, a novela registrou uma audiência de 8,2 pontos na Grande São Paulo, garantindo o segundo lugar.[29]

Especiais[editar | editar código-fonte]

RBD: La Familia[editar | editar código-fonte]

RBD: La Familia é um sitcom de treze episódios que apresenta, de forma fictícia, a vida dos integrantes do grupo musical RBD. O programa foi ao ar pela primeira vez em 14 de março de 2007 e era exibida no canal da TV paga Sky,[33] do México, e foi exibida em TV aberta, através do canal 4TV - pertencente a Televisa, produtora da novela Rebelde.[34]

Além do elenco principal da trama - Anahí, Maite, Dulce, Christopher Uckermann, Christian e Alfonso Herrera -,[35] a série contou com a participação de cerca de uma dúzia de atores, que estiveram presente do início ao fim do programa.[36]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2006
Prêmio TVyNovelas[37] [38]
Melhor Telenovela Pedro Damián Indicado
Melhor Atriz Ninel Conde Indicado
Melhor Ator Juan Ferrara Indicado
Melhor Ator Antagónico Enrique Rocha Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Leticia Perdigón Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Rafael Inclán Indicado
Melhor Atriz Juvenil Anahí Indicado
Dulce María Venceu
Melhor Ator Juvenil Alfonso Herrera Indicado
Christopher Uckermann Indicado
Melhor Direção Luis Pardo e Juan Carlos Muñoz Indicado
Melhor Tema Musical "Rebelde" Venceu

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original (México)
Estreia da temporada Final da temporada
1 215 4 de outubro de 2004 29 de julho de 2005
2 120 1 de agosto de 2005 30 de dezembro de 2005
3 105 2 de janeiro de 2006 2 de junho de 2006

Transmissão[editar | editar código-fonte]

País Canal
 México Canal de las Estrellas
TLNovelas
Boomerang
TiiN
Equador Ecuavisa
Gama TV
 Brasil SBT[39] (2005 e 2013/2015[40] )
Boomerang (2007/2011)
TLN Network[41]
 Argentina Canal 9
Boomerang
 Panamá Tele 7
 Eslováquia TV Doma
Suíça
 Sérvia Happy TV
Pink TV
 Albânia Vizion Plus
 Porto Rico Univision
 Espanha Antena 3
La 10
Metropolitan TV
Neox
LaSexta
LaSiete
Nicarágua Televicentro
República Dominicana República Dominicana Telemicro
 Colômbia RCN Televisión
 Peru América Televisión
 Estados Unidos Univision

UniMás

El Salvador El Salvador TCS
 Venezuela Venevisión
Televen
Paraguai Telefuturo
Latele
 Chile Mega TV
 Bulgária TV7
Costa Rica Costa Rica Repretel
 Polónia TV4
 Croácia Nova TV
Doma TV
 Moldávia Acasa TV
 Roménia
 Israel Channel V
Mónaco Pink TV
 Bósnia e Herzegovina
Macau
 Eslovênia Kanal A
 Turquia Kanal D

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Personagem original Argentina México Índia Portugal Chile Brasil
Mía Colucci Luisana Lopilato Anahí Shweta Gulati Joana Anes Luciana Echeverria Sophia Abrahão
Manuel Aguirre Felipe Colombo Alfonso Herrera Karan Wahi Nelson Antunes Ignacio Garmendia Micael Borges
Marizza Pía Spirito Camila Bordonaba Dulce María Priya Wal Joana Alvarenga Denise Rosenthal Lua Blanco
Pablo Bustamante Benjamín Rojas Christopher Uckermann Raj Singh Arora Tiago Barroso Augusto Schuster Arthur Aguiar

Dublagem no Brasil[editar | editar código-fonte]

A dublagem brasileira foi na Herbert Richers, no Rio de Janeiro.

Em ordem alfabetica
Dublador Personagem
Alexandre Moreno Augusto Paz
Ana Lúcia Menezes Lupita Fernandez
Caio César Diego Bustamante
Carla Neves Damiana Ferreira
Carol Crespo Simões Sol de la Riva
Carina Eiras Augustinha
Carla Pompílio Mabel Bustamante
Clécio Souto Xavier Alanis
Christiane Louise Valéria Oliver
Christiane Monteiro Pilar Gandia
Duda Ribeiro Carlo Colucci
Flávia Saddy Mia Colucci
Flávia Fontenelle Roberta Pardo
Francisco Quintiliano Estevão Nolasco
Fernanda Crispim Vick Paz
Gabriela Bicalho Alma Rey
Gabriela Cantú Anita
Gustavo Nader Iker Villalobos
Guilene Conte Sabrina Guzmán
Iara Riça Josy Luján
Izabel Lira Helena Arango
Izabella Bicalho Pepa
Júlio Chaves Franco Colucci
Juraciara Diácovo Maíra Fernandez
Kauê Gofman Jorge Luckirin
Lina Mendes Lola Fernandez
Luciano Monteiro Marcelino
Luiz Sérgio Vieira Téo Ruiz Palácio
Mabel Cezar Gláucia Gandia
Marcos Souza Miguel Arango
Marcelo Garcia Mauro
Márcio Chaves Giovanni Lopez
Márcio Simões León Bustamante
Marcus Júnior Tomás Goycoléa
Mariangela Cantú Alice Salazar
Maíra Góes Júlia Lozano
Mariana Torres Celina Ferreira
Malta Júnior Pascoal Gandia
Mônica Magnani Renata Lizaldi
Nádia Carvalho Rosa Fernández
Orlando Drummond Mendiola
Peterson Adriano Gastão Diestro
Philippe Maia Martin / Otávio Reverte
Renan Freitas Santos Echague
Rita Lopes Yuli
Roberta Nogueira Belém Pacheco
Rodrigo Antas Rocco Bezauri
Thiago Fagundes Nicolas "Nico" Huber Ayute

DVDs[editar | editar código-fonte]

Informação
Rebelde: Primeira Temporada
  • Lançamento: 10 de agosto de 2005
Rebelde: Segunda Temporada
  • Lançamento: 29 de outubro de 2006
Rebelde: Terceira Temporada
  • Lançamento: 10 de julho de 2008
Rebelde: A Série Completa
  • Lançamento: 13 de novembro de 2007

Referências

  1. Record define quem será quem na versão brasileira de Rebelde Portal R7.
  2. Rebelde: Tema Musical
  3. Rebelde (1ª Temporada) (2004)
  4. Rebelde (2ª Temporada) (2005)
  5. Rebelde (3ª Temporada) (2006)
  6. RBD: Ritmoson Latino (em espanhol) Esmas.com. Visitado em 2 de junho de 2012.
  7. Fãs explicam adoração aos Jonas Brothers às vésperas de show no Brasil; veja outros teens de sucesso no país (em português) UOL Música. Visitado em 13 de março de 2012.
  8. JF vai ficar Rebelde (em português) Portal O Terminal. Visitado em 13 de março de 2012.
  9. “Rebelde” reestreia no SBT dia 2 de setembro, às 21h30 (em português) rd1. Visitado em 16 de agosto de 2013.
  10. http://180graus.com/midia-e-etc/2-temporada-de-rebelde-sera-reprisada-a-partir-de-segunda-23
  11. http://180graus.com/midia-e-etc/2-temporada-de-rebelde-sera-reprisada-a-partir-de-segunda-23
  12. Las 50 mejores telenovelas de todos los tiempos (em espanhol) Portal Terra. Visitado em 13 de março de 2012.
  13. Personajes de Rebelde
  14. a b c d e f g h i j k l Conoce todas las curiosidades de Rebelde.
  15. Conheça o grupo mexicano RBD.
  16. a b RBD chega à capital paulista com show extra Panorama Brasil (4 de maio de 2008). Visitado em 26 de maio de 2012.
  17. Pareles, Jon (17 de julho de 2006). RBD’s Life Is a Mexican Soap Opera in More Ways Than One The New York Times. Visitado em 26 de maio de 2012.
  18. RBD anuncia a separação. Página visitada em 15 de agosto de 2008.
  19. El ultimo adio de RBD
  20. RBD es nominado al Grammy Latino
  21. Patrícia Kogut. Reestreia de 'Rebelde' no SBT marca oito pontos em São Paulo. Visitado em 6 de setembro de 2013.
  22. http://www.jb.com.br/heloisa-tolipan/noticias/2014/06/23/com-final-de-temporada-de-rebelde-sbt-alcanca-vice-lideranca-e-com-folga/
  23. http://boainformacao.com.br/2014/06/segunda-temporada-de-rebelde-mantm-ndices-e-estreia-na-vice-liderana-isolada-nesta-segunda-23/
  24. Diário de SP Online; Rede Bomdia. Reestreia de 'Rebelde' eleva audiência do SBT. Visitado em 6 de setembro de 2013.
  25. TV Famosidades; Portal MSN. Estreia da reprise de "Rebelde" garante vice-liderança de audiência ao SBT. Visitado em 6 de setembro de 2013.
  26. Da Redação RD1 IG. Terceiro capítulo de “Rebelde” bate recorde de audiência. Visitado em 6 de setembro de 2013.
  27. https://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/08/20/rebelde-tem-menos-audiencia-que-o-horario-politico-nesta-quarta-20/
  28. http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/audiencia-da-tv/horario-eleitoral-noturno-ja-comeca-prejudicando-emissoras.html
  29. http://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/10/06/rebelde-registra-excelente-audiencia-e-garante-o-segundo-lugar-isolado-nesta-segunda-6/
  30. Natelinha Uol. Emílio Eric e Letícia Navas apresentarão "O Fenômeno Rebelde" no SBT. Visitado em 30 de agosto de 2013.
  31. Site Oficial - SBT. SBT exibe especial “O Fenômeno Rebelde” no dia 30 de agosto. Visitado em 31 de agosto de 2013.
  32. Revista Quem! Online. ‘Fenômeno Rebelde’ será exibido pela primeira vez no Brasil. Visitado em 30 de agosto de 2013.
  33. RBD La Familia (em espanhol) sky.com.mx. Visitado em 13 de março de 2012.
  34. RBD: La familia (TV Series 2007– ) (em inglês) imdb.com. Visitado em 13 de março de 2012.
  35. "RBD: La familia": Full Cast (em inglês) imdb.com. Visitado em 13 de março de 2012.
  36. RBD: La familia: Integrantes (em espanhol) sky.com.mx. Visitado em 13 de março de 2012.
  37. Más sobre la entrega de premios TV y Novelas 2006.
  38. XXIV Premio TV y Novelas 2006.
  39. Fãs querem reprise da novela mexicana "Rebelde" no SBT.
  40. 'Rebelde' está de volta: Veja o que aconteceu com os astros da novela em oito anos!
  41. Versão mexicana de "Rebelde" volta ao ar nesta segunda no Brasil.
  42. Compare os atores brasileiros de "Rebelde" com os mexicanos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]