Corazón salvaje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a telenovela de 1993. Para outros resultados, veja Corazón salvaje (desambiguação).
Corazón salvaje
Coração Selvagem (PT/BR)
Corazón salvaje
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 minutos;(segunda a sexta)
Criador(es) Caridad Bravo Adams
Elenco Edith González
Ana Colchero
Enrique Lizalde
Eduardo Palomo
Ariel López Padilla
César Évora
Yolanda Ventura
Claudia Islas
Luz María Aguilar
País de origem  México
Idioma original espanhol
Episódios 160 de meia hora.
Produção
Diretor(es) José Rendón
Alberto Cortés
Produtor(es) José Rendón
Tema de abertura «Corazón Salvaje» (por Manuel Mijares)
Exibição
Transmissão original México: 5 de julho de 1993 - 18 de fevereiro de 1994
Cronologia
Entre la vida y la muerte
Dos mujeres, un camino

Corazón salvaje (Coração Selvagem no Brasil e em Portugal) foi uma telenovela mexicana produzida pela por José Rendón para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 5 de julho de 1993 a 18 de fevereiro de 1994, substituindo Entre la vida y la muerte e sendo substituída por Dos mujeres, un camino, em 160 capítulos. Foi a terceira adaptação para a televisão, por María Zarattini, da clássica história original da trilogia literária de Caridad Bravo Adams. É a mais bem sucedida e lembrada das três versões produzidas no México.

Esta intensa história de amor e de ódio se inicia no Golfo do México, durante o século XIX, e se concentra na vida de um homem sedutor e apaixonado, conhecido popularmente como João do Diabo, que, embora não tenha nada do que se orgulhar, está sempre do lado dos pobres, dividindo o que tem e ajudando-os nos momentos de dificuldade. Mas ninguém imagina que, na realidade, ele é o filho bastardo e primogênito do homem mais rico e respeitado da cidade, Francisco Alcazar Vale.

A história tem lugar na Martinica em 1900 e descreve a vida no mar do Caribe, a partir de um menino que cresce para ser um pirata, enquanto seu meio irmão vai estudar na França, e as duas irmãs que se apaixonam por ele.

A trama foi protagonizada por Edith González e Eduardo Palomo, com atuações estrelares de César Évora e Enrique Lizalde e antagonizada por Ana Colchero, Ariel López Padilla, Yolanda Ventura, Arsenio Campos, Claudia Islas, Adalberto Parra e Javier Ruán.

No Brasil, foi exibida pela TV Gazeta entre 17 de fevereiro e 30 de maio de 1997, e foi reprisada pelo SBT, entre 4 de dezembro de 2000 e 12 de março de 2001.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Francisco Alcázar y Valle é um importante e rico homem que possui uma fazenda de cana de açúcar, casado com uma mulher forte e sem compaixão, Sofia Alcázar y Valle, com quem tem um filho, Andrés Alcázar y Valle. Dona Sofia, é uma mulher de caráter forte, muito severa e superprotetora com seu pequeno filho. Além disso, possui problemas conjugais com seu marido, que vive de aventuras amorosas.

Antes de se casar, Francisco teve um affair com uma dama casada que era maltratada por seu marido. A mulher ficou grávida e morreu quando a criança tinha três anos. O menino, um filho ilegítimo, é na verdade seu primogênito. Quando a mulher fica grávida, seu marido se recusar a deixá-la ir, além de não permitir que Francisco saiba que o filho é dele, e tampouco o reconhece como seu. Então o menino, chamado Juan, cresce sendo conhecido como Juan del Diablo, porque não têm sobrenome. A mãe de Juan finalmente morre de vergonha e pelos maus-tratos que ela tinha recebido de seu marido e o menino acaba crescendo sem amor e educação, em situação de pobreza e abandono.

Como um adolescente, o marido de sua mãe morre e então Francisco Alcázar, que quando acaba de saber da existência desse filho, esconde esse fato de todos, convida-o para morar em sua fazenda com sua família, alegando que ele será um colega para seu filho André. Sofia descobre a verdade e tenta se livrar de Juan, mas Francisco se opõe. Francisco sofre um acidente, quando montava um cavalo, justamente quando iria reconhecer legalmente Juan como seu filho, como havia planejado. Francisco, no entanto deixou uma carta com as suas intenções para seu amigo e advogado Noel Mancera. Sofia intercepta a carta e esconde. Em seu leito de morte, Francisco manda chamar seu filho Andrés, que é apenas uma criança, e pede-lhe para cuidar de seu irmão Juan como ele faria. Após a sua morte, Sofia expulsa a Juan da casa e envia Andrés a estudar em França.

Quinze anos mais tarde e Juan tornou-se um pirata famoso, respeitado e dono da fidelidade inquestionável de toda gente pobre de San Pedro. Senhor de uma péssima reputação com os ricos e um gênio ruim, é também um mulherengo e fanfarrão, mas nunca se apaixonara. Ele sabe quem era seu pai, porque o advogado Noel Mancera disse isso, ele se tornou o seu melhor amigo e o único que lhe deu alguma educação. Noel Mancera ofereceu seu sobrenome, mas Juan se recusa porque ele não precisa disso para os seus negócios.

Por outra parte tem, Aimeé e Mônica que são as duas jovens adoráveis filhas do falecido Conde de Altamira. Elas sempre foram, altamente respeitadas na alta sociedade, mas a família de Altamira está em falência, os seus únicos bens são apenas a mansão onde vivem, o nome da família, a sua beleza e a promessa de futuro com casamento entre Mônica e Andrés Alcázar.

Infelizmente, Mônica, que é extremamente reservada e cautelosa, não escrever para Andrés, que esquece o seu compromisso. Quando ele está em Cidade do México, conhece a irmã de Mônica, Aimeé. Aimeé é bonita, mas muito devassa e egoísta. Mostra interesse em Andrés, quem mais do que provavelmente, é rico e tem influência e poder, mesmo sabendo que este é o prometido de sua irmã. Andrés cai completamente de amores por Aimeé, fato que diz a sua mãe quando ele vai visitá-la. Aimée, sem nada saber, volta pra San Pedro, convencida de que vai ficar solteirona já que, até onde se sabe, o compromisso de sua irmã ainda não fora desfeito.

Um dia, enquanto passeia na praia, descobre e espiona Juan que está tomando banho em uma casa na praia. Ela o observa a partir de uma distância, mas Juan percebe sua presença. Nos dias subsequentes, Aimeé retorna várias vezes para espiá-lo. Ele decide armar uma armadilha e enquanto ela está escondida esperando por ele. Assim que se conhecem eles têm um breve romance e se apaixonam.

Sofia volta para casa para informar a Condesa Catalina, a sua prima e mãe de Mônica e Aimeé, os sentimentos de seu filho. Quando Catalina descobre que Andrés na verdade ama sua outra filha Aimeé, fica horrorizada com o pensamento de como isso magoará Mônica, mas aceita o novo compromisso. Quando Mônica descobre os sentimentos de André, fica destroçada, pois é o casamento que sempre sonhou, para o qual ela foi educada e era apaixonada por Andrés. Para evitar a vergonha, decide entrar para o convento e tornar-se freira. Diz a todos que se sentem aliviada que Andrés quebrou o seu compromisso e passa a fingir que sempre teve uma vocação religiosa.

Durante esse tempo, Mônica descobre o affair de Aimée e Juan, que passa a implicar com ela enquanto a chama de Santa Mônica, dado o fato de ser muito recatada.

Aimeé mantém seu affair com Juan, mesmo depois de aceitar se casar com Andrés e passa a torturar a irmã para que não fique junto à seu ex noivo. Por outro lado, ela continua jurando amor verdadeira à Juan, que na esperança de casar-se com ela, decide viajar por dois meses para acumular riquezas e faz Aimée jurar que irá esperar-lhe para se casarem. Depois de várias semanas, rumores estão começando a chegar de que essa Juan del Diablo, foi detido em sua viagem e condenado a 10 anos de trabalho forçados. Face a esta notícia, Aimeé continua com o seu compromisso com Andrés e o casamento se realiza. Mônica abandona o convento e encontra-se com sua família na fazenda dos Alcázar y Valle. Preocupada com os trabalhadores de vida miserável e suas famílias, defendendo com unhas e dentes Andrés apesar de ter rompido o noivado. O mesmo, passa a ter profunda admiração por sua força e bondade.

Juan chega à cidade, sem saber, no dia seguinte do casamento de Aimeé e Andrés. Apenas no dia seguinte, quando se reúne com Noel Mancera, ouve sobre o casamento de Aimeé. Então, imediatamente parte para a fazenda de Andrés, chamada "Campo Real", para confrontar e levar Aimeé e forçá-la a cumprir sua promessa. Ao chegar a fazenda, é interceptado por Mônica, que implora para que ele não estrague a felicidade de Andrés. Juan em sua fúria ameaça tomá-la para si, porém Andrés aparece e movido pelas boas lembranças do passado, o convida para ser o novo administrador de sua fazenda e, com o intuito de infernizar a vida do casal e ainda obter o sobrenome de seu pai, Juan aceita.

A vida na fazenda passa por períodos conturbados. Aimée tenta por mil vezes conversar e seduzir Juan novamente, mas Mônica se mantém alerta, não permitindo que sua irmã se envolva novamente com o pirata. Por sua vez, Juan começa a planejar um jeito de obrigar sua madrasta, Sofia, à dar-lhe o sobrenome de seu verdadeiro pai. Durante uma confusão na casa, uma amiga de Juan, Açucena, fora resgatada de um bordel ao qual foi levada a força e chega muito febril à Campo Real. Mônica cuida da menina de tal maneira que o sensibiliza. Durante uma conversa com a menina, Andrés ouve e descobre que ele tinha um caso indecente com a senhorita que está na casa. Andrés imediatamente pensa que se trata de Mônica, sem saber que a mulher que falam Juan e Açucena era realmente sua mulher, Aimeé.

Devido a esse equívoco, Mônica é obrigada a casar imediatamente. Ela aceita para proteger André e sua irmã da vergonha, o escândalo e suas consequências, o engano de Andrés e os comentários maldosos, mas se recusa a casar com Alberto. Para dar fim aos encontros da irmã, Mônica decide casar-se com Juan. Para a surpresa de Andrés e contra todas as probabilidades, Juan concorda em casar com Mônica. Sendo já um Juan Alcázar y Valle contrai matrimônio com a Condessa Mônica de Altamira.

A partir desse momento, a vida de Juan e Mônica muda completamente. Apesar de casados por outros interesses Mônica e Juan se apaixonam perdidamente,sem notarem. A convivência pacífica e respeitosa dá lugar a uma amizade colorida e aos poucos, Juan se dá conta de que a ama de verdade, porém, ainda tem dúvidas sobre o amor de sua esposa. Ela sempre negou continuar amando Andrés e em uma conversa em que ambos confessam suas vidas e anseios, Mônica declara seu amor por Juan que aceita seus sentimentos e cada vez mais quer que sejam verdadeiros.

Enquanto isso, Aimeé que não está contente por ter perdido a Juan para sua irmã, prepara uma armadilha escondendo um retrato de Andrés onde Mônica declarava o seu amor dentro da roupa que deixou a sua casa da mãe, enviando-lhes para a casa de Juan. Quando Açucena encontra o retrato, com ciúmes, mostra a Juan que cobra uma explicação de Mônica. Seus ciúmes, porém, não o permitem aceitar nenhuma das explicações de Mônica. Ele sai de casa e vai para a cantina de Tuerto, onde pretende deitar-se com outra mulher para vingar-se. Mônica vai atrás dele e quando descobre que seu marido está com outra, volta para casa desconsolada e com raiva. Ao saber disso, Juan vai até Noel Mancera, que já descobriu que se tratava de uma armação de Aimée e o aconselha a voltar e a pedir desculpas. Juan pede perdão à esposa, jura-lhe amor eterno e diz que ela é a única que o desperta desejo e que poderia morrer por ela. Os dois se reconciliam e alguns dias depois, Juan precisa voltar ao mar para resolver negócios que agora tem como comerciante legal.

Sabendo a sua ausência, o chefe da prisão Espíndola, Alberto de la Serna e Guadalupe Cajiga, dono do prostíbulo que havia estuprado Açucena, preparam uma armadilha para acusá-lo de contrabando de armas e homicídio. Após o seu regresso Juan foi preso em sua casa juntamente com Tuerto e Noel, que foi libertado pouco tempo depois. Espíndola não deixa que Mônica veja Juan, mas permite Aimée pensando em cobrar-lhe favores amorosos futuramente. Para ver Juan, Mônica se disfarça de freira. Enquanto isso, Dona Sofia, consciente do amor que teve sua nora Aimeé e Juan, traça um plano com o seu amigo Alberto de la Serna para se livrar de Juan e Aimeé: dizer a ela que eles vão escapar juntos, e a ele que fugirá com Mônica, para matar sua nora a e Juan fingindo um acidente.

Como Juan não confia em Sofia decidi antecipadamente sua fuga um dia, mas descobre que Aimée havia ido ver Espíndola, que planeja abusar dela. Ao ouvir seus gritos, Juan agride Espíndola e é ferindo com gravidade. Tuerto atira e mata o chefe de prisão e assim conseguem fugir, mas como Juan está muito ferido, o levam para a cabana da curandeira Tehua, onde também se esconde Aimeé, que mais tarde descobre estar grávida de Andrés.

Guadalupe Cajiga espalha pelo povoado que Juan e Aimée fugiram juntos e morreram durante um acidente, após roubarem-lhe um de seus barcos, deixando Mônica arrasada com a morte e a suposta traição de seu marido.

Oportunamente o juiz de San Pedro é substituído por Marcelo Romero Vargas, que vem acompanhado por sua cunhada Amanda, viúva do seu irmão e da filha desta, Mariana. Logo não demora para que saibam que Mariana não é filha do marido de Amanda, mas de Noel Mancera. Romero Vargas, que tem um enorme senso de justiça, assume o caso de Juan, apesar de estar tramitando o processo de certidão de óbito. Noel descobre que as armas encontradas no depósito de Juan não são provenientes do contrabando, mas uma apreensão anterior e que o cadáver que puseram no depósito pertence a um outro prisioneiro que estava na prisão e que foi réu apenas antes de Juan.

Mônica, destruída pela dor e luto, como todos acredita que Juan e sua irmã tinham morrido, mas vários dias mais tarde por uma palavra de Açucena, descobre que Juan pode estar vivo e decide vender a casa e o barco para fazê-lo voltar. Finalmente alugou a casa para o novo juiz, voltando para a casa de sua mãe e apresenta os documentos do navio para que Andrés venda.

Mônica, que não se cabe em si de tanta alegria ao ver Juan, ela cuida de suas feridas, o faz descansar e propõe fugir juntos, mas Juan se nega porque não quer fugir da vida toda da justiça, porque ele é inocente ou de André, que agora acredita que ele fugiu com a sua esposa e agora pode querer vingança. Quando Juan reapareceu na missa diante de toda o povoado, Andrés o desafia para um duelo, porém, estava tão bêbado que falha por duas vezes, permitindo que Juan atire em sua mão, encerrando assim o duelo.

Como é bem sabido que Juan e Aimeé não morreu, foi resolvido que Aimeé foi levada a força pelos homens de Juan, para que ela possa voltar com Andrés, mas continua pendente a morte de Espíndola como Tuerto o matou para salvar a vida de Juan, ele decide se entregar no lugar do amigo e declarar autodefesa, já que Espíndola o feriu primeiro. Como Mônica disse que não podia suportar a vê-lo na prisão e menos para proteger outro, Juan decide que o melhor será se afastar dela até que fique provado que ele é inocente, ele vai para uma fazenda abandonada e quando Mônica o procurará para contar que era incapaz de recuperar o barco que afundou, ele a faz acreditar que o barco era mais importante que ela e pede para que dona Catalina a leve embora para a Capital.

André mantém Aimée em Campo Real para que tenha seu filho, mas ela sofre um aborto espontâneo e para esconder a situação decide sair a cavalo e fingir que caiu. Bautista, para que sua sobrinha tenha a chance de se deitar com Andrés e ter um filho dele, coloca uma pedra embaixo da cela e enquanto Aimeé sai se encontra com Mônica. O cavalo se assusta e Aimée cai nas rochas. Gravemente ferida, Aimée morre, mas não antes de fazer Mônica prometer que nunca mais verá Juan novamente. Mônica, com o sentimento de culpa pela morte da irmã e a decepção por ter sido rejeitada por Juan, parte com sua mãe para a Capital. Andrés, que desde que soube do affair de sua mulher com Juan, quer se casar com Mônica apenas para afrontar o irmão, trama para tirar o sobrenome de Juan. Assim, o casamento seria anulado, pois Juan Alcázar y Valle deixa de existir. Por outro lado, Juan se entrega a justiça para esclarecer todos os fatos.

Quando Juan sai da prisão três meses mais tarde, vai para a capital para buscar sua esposa, mas a prima é de que lhe diz que Mônica não quer vê-lo. Desolado, volta a San Pedro embora é Andrés que, a visita propriamente.

Dona Catalina vê com bons olhos que Andrés quer casar-se com Mônica e tenta convencê-la a aceitar, mas regressão a San Pedro, onde caminhando através do mercado, com André e sua prima Dolores, encontrou-se novamente com Juan, que deseja falar com ela e explicar tudo, mas ela não sento força para continuar sofremdo e declínia a falar com ele. Então Juan vai a noite na casa de Andrés, para tentar entrar no quarto onde Monica dorme com sua prima, pronto para obrigá-la a ouvir mesmo que ela implore para ele ir. Saindo do quarto e lá surpresos Andrés e Bautista. Começa uma briga os entre os irmãos, Bautista dipara contra Juan para proteger Andrés, mas Mônica se interpõe e fica ferida em um braço.

Determinada a não suportar mais de dois irmãos, a tenham como moeda de troca, ela alugar um quarto e passa a viver sozinha, mesmo com a oposição de todos.

Além disso, como Dona Sofia não quer que seu filho se casa com Mônica, em seguida, culpou sua primo Catalina, e suas filhas por todas as suas desgraças, ela conspira para Mônica volte para seu marido Juan. Vem à luz novamente a carta que Francisco escreveu reconhecendo Juan, que está na posse de Guadalupe Cagigas sem que este se desse conta, não percebendo, foi roubado por Batista, que, por sua vez, tinha roubado de Dona Sofia. Portanto, Sofia e Alberto novamente armam um plano para atacar e roubar a carta de Batista, que acreditavam estar com ele, mas Juan pensa o mesmo e embora ele saiba que só vai encontrar o envelope, e pensa que será suficiente para provar a existência da carta para o juiz Romero Vargas. Quando o Batista é espancado e registada pelos mercenários de Alberto, o envelope não aparece, algo que desaponta muito a Sofia, porque ele se escondeu no chapéu. Juan acredita que foram atrasados, mas o chapéu está com Tuerto incoincidentemente acaba aparecendo sobre ele.

Uma noite Andrés, bêbado e ansioso por vingança, entra no quarto de Mõnica e tenta possuí-la a forças, dizendo que, se Juan teve Aimeé, ele é também tem direito sobre Mônica, mas as suplicas delas fazem ele ver o que estava prestes a fazer e vai embora. Ela não conta com receio de que, desta vez Juan mate Andrés.

Juan continua a insistindo com Mônica que o quer tanto quanto ele a quer, ainda pretende visitar ela e à noite no seu quarto. A doan da pensão está reclamando que não é digno Mônica receber visita de homens em horário inapropriado. Andrés se interpõe ante Juan com mentiras, dizendo que ela é sua. Mas Juan, que já recuperou o seu sobrenome graças à carta e ao juiz Romero Vargas, leva Mônica para a casa, que era de Dona Catalina.

Juan descobre que Mônica está esperando um filho, mas ele diz que não se importaria ser for de Andrés. Ao ouvir isso, s pobre Mônica desmaia com a má impressão, porque Juan já sabia e que do foi capaz Andrés e acreditou.

Finalmente, Andrés envia convite Juan ir à sua casa e, enquanto os dois estavam ali acontece um terremoto que desabou a casa sobre suas cabeças. Andrés está preso sob os escombros e Juan, comovido, salva sua vida apesar de tudo, antes de correr de volta para sua casa em ruínas descobre que Mônica desapareceu. Desesperado, buscando incansavelmente por dois dias entre os mortos e feridos, até que ela finalmente aparece na casa de Tehua. Ele segue para lá e sofre uma emboscada, de Batista e os seus homens para matá-lo, mas se joga na água, onde Batista pensa que ele morreu, e Mônica, que o viu, pula atrás dele para finalmente, reunir-se.

Andreés, feridos pelo terramoto, ciente de que Juan salvou sua vida, apesar de tudo, reconsidera:faz a mãe saber que ele não quer saber dela de novo, porque ela tem de suas intrigas só destruiu sua vida, e com raiva ele mata Batista quando este pretende asfixiar Dona Sofia.

Quando ele sabe que Juan está em casa, Andrés vai até lá decidido para esclarecer que nunca abusou de Mônica, pedindo perdão por tudo e dizer adeus a seu irmão.

Finalmente, Juan e Mônica puderam viver felizes.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco de Dublagem[editar | editar código-fonte]

  • Edith González (Mônica de Altamira): Priscila Amorim
  • Eduardo Palomo (João do Diabo Alcázar y Valle): Marcelo Torreão
  • Ana Colchero (Aimeé de Altamira): Marisa Leal
  • Ariel López Padilla (André Alcázar y Valle): Jorge Lucas
  • Enrique Lizalde (Noel Mancera): Élcio Romar
  • Claudia Islas (Sofia Alcázar y Valle): Geisa Vidal
  • César Evora (Marcelo Romero Vargas): Roberto Macedo
  • Luz Maria Aguillar (Catarina Altamirano): Marlene Costa
  • Javier Ruán (Geraldo Carrera): Ricardo Juarez
  • Arsenio Campos (Alberto de la Sema): Carlos Marques
  • Ernesto Yáñez (Batista): José Augusto Sendim
  • Yolanda Ventura (Açucena): Aline Ghezzi
  • Julio Monterde (Padre Domingo): Waldir Fiori
  • Isaura Espinoza (Amanda Monterrubio Vargas): Marly Ribeiro
  • Verónica Merchant (Mariana Romero Vargas/ Mariana Mancera): Fabíola Giardino
  • Antonia Marcin (Dolores Peñaloza de Altamira): Rita Lopes
  • Gerardo Hammer (Joaquim Martínez): Marcelo Garcia
  • Maribel Palmer (Teresa): Carla Pompilio
  • Olivia Cairo (Joaninha): Sarito Rodrigues
  • Indra Zuno (Mercedes): Bia Barros
  • Joana Brito (Ana, a cozinheira): Elza Martins
  • Outras Vozes:

Domício Costa, José Leonardo, Marcelo Sandryni, Melise Maia.

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A trama estreou no México às 21:30, substituindo a novela Entre la vida y la muerte. A partir de 8 de novembro de 1993 passou a ser exibida às 22:00. Em ambos horários, apresentava capítulos de 30 minutos. Na emissão original, chegou a exibir 160 capítulos.

Foi reprisada pela primeira vez pelo canal TLNovelas entre 09 de novembro de 1998 a 26 de fevereiro de 1999.

Foi reprisada pela segunda vez pelo TLNovelas entre 25 de fevereiro a 13 de junho de 2008, substituindo Cuna de lobos e sendo substituída por Amor Real.[1]

Foi reprisada pela terceira vez pelo TLNovelas entre 16 de maio de 2022, substituindo Rubí.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pela CNT entre 17 de fevereiro e 30 de maio de 1997 em 75 capítulos.[2]

Também foi exibida pelo SBT, entre 4 de dezembro de 2000 a 12 de março de 2001, as 17h, substituindo A Usurpadora e sendo substituida por Amigos para Sempre[3].

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pela RTP1 no ano de 1995 em seus 80 capítulos de uma hora com dublagem de Brasil.

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Historia Original - Caridad Bravo Adams
  • Adaptação - María Zarattini
  • Tema de entrada - "Corazón Salvaje"
  • Autor - Jorge Avendaño
  • Intérprete - Manuel Mijares
  • Musicalização - Jorge Avendaño
  • Desenho de vestuário - Mirsa Paz
  • Gerente de produção - Roberto Hernández
  • Direção de cena em locação - Ricardo de la Parra
  • Direção - José Rendon, Alberto Cortés
  • Produtor executivo - José Rendón

Premios[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 1994[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor telenovela José Rendón Ganhador
Melhor atriz protagonista Edith González Ganhadora
Melhor ator protagonista Eduardo Palomo Ganhador
Melhor primeira atriz Claudia Islas Ganhadora
Melhor primeiro ator Enrique Lizalde Nomeado
Melhor revelação feminina Ana Colchero Ganhadora
Yolanda Ventura Nomeada
Melhor revelação masculina Ariel López Padilla Ganhador
César Évora Nomeado
Melhor tema musical Manuel Mijares Ganhador

Prêmio Heraldo de México 1994[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor telenovela José Rendón Ganhador
Melhor ator de televisão Eduardo Palomo Ganhador

Prêmios TP de Oro 1995[editar | editar código-fonte]

  • Melhor telenovela

Prêmios Telegatto 1995[editar | editar código-fonte]

Categoria Resultado
Melhor telenovela do ano emitida na Italia Ganhadora

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Desta historia original de Caridad Bravo Adams realizou várias versões para a televisão:

Referências

  1. «Corazón Salvaje por canal TL Novelas en el 2008». De Telenovelas. 22 de dezembro de 2007. Consultado em 12 de dezembro de 2015 
  2. «Novelas mexicanas invadem a TV». Folha de S.Paulo. 16 de fevereiro de 1997. Consultado em 22 de novembro de 2015 
  3. «SBT estréia amanhã mais um novelão made in México». A Notícia. 3 de dezembro de 2000. Consultado em 8 de setembro de 2016. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]