César Évora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


César Évora
César Évora, ao lado de seu amigo Ernesto Magos.
Nome completo César Évora Díaz
Nascimento 4 de Novembro de 1959 (54 anos)
Havana,  Cuba
Nacionalidade Cuba cubano
México mexicano
Ocupação Ator
Cônjuge Vivian Domínguez
Atividade 1981 - atual
IMDb: (inglês) (português)

César Évora Díaz nasceu em (Havana, Cuba, dia 4 de novembro de 1959) é um ator cubano, atualmente vive no México, já fez vários trabalhos na TV. Apesar de ter trabalhado no cinema, teatro e televisão, é mas conhecido por seu papéis de novelas, em Cuba e no México.

Biografia[editar | editar código-fonte]

César estudou Geofisica, para a participar na busca de petróleo e minerais, até que um dia ele decidiu fazer um teste de televisão, que foi selecionado entre 500 candidatos. Após uma série de atuações e vivendo em Cuba seu país natal, decide radicarse no México.

Depois de um casamento falhado, ele conheceu sua atual esposa Vivian , com quem tem sua terceira filha. César tem dois filhos do seu primeiro casamento: Rafael e Mariana, que vivem em Cuba com sua mãe, e Carla filha de Vivian que vive no México. César é primo da famosa escritora cubana Daina Chaviano.

Durante a instrução primária era sempre escolhido para vir para a frente ou para o festival de dizer um poema ou algumas palavras, como sempre foi conhecido por ter uma voz muito peculiar.

Évora cresceu ao lado de sua mãe e seu avô, que tem muitas lembranças, e seu pai estava sempre viajando e só lhe enviava uma carta a cada seis meses e isso foi assim por 20 anos.

Aos 18 anos ele já tinha um objetivo bem definido, para se tornar ator de cinema.

Nos papéis principais nas telenovelas Luz Clarita, Gente Bien e especialmente El privilegio de amar logo Évora se estabeleceu como um dos mais populares atores na indústria. Ele tem mantido um perfil elevado após performances em produções bem sucedidas, como a La Madrastra, La esposa virgen, e Mundo de fieras. Em 2010, ele se juntou ao elenco da novela Llena de amor que dá vida a Emiliano.

Em 2011 o ator se juntou no elenco da novela Triunfo del Amor ao lado de Victoria Ruffo com quem fez par romântico na telenovela La madrasta. Em Triunfo del Amor ele interpreta o Dr.Heriberto Rios Bernal.

É carinhosamente chamado de Papasito Evora.


Seu dublador oficial no Brasil é Roberto Macedo

Diretor[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter o física do clássico galã e de ter se formado a no Instituto Superior de Arte de Havana, especializando-se em atuação, Évora queria ser por um longo tempo, um cineasta. Este desejo levou-o a passar por um curso de assistente de direção no ICAIC e cursar os primeiros dois anos da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños.

No entanto,sua personalidade e capacidade de atuar foram mais fortes, atuando há vários anos.

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

Serie de Televisão[editar | editar código-fonte]

  • Día y Noche (1993) Cuba

Ligações externas[editar | editar código-fonte]