Vencer el desamor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vencer el desamor
Vencer o Desamor (BR)
Vencer el desamor
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Romance
Suspense
Duração 40-50 minutos
Estado Finalizada
Desenvolvedor(es) Televisa
Elenco Claudia Álvarez
David Zepeda
Daniela Romo
Altair Jarabo
Juan Diego Covarrubias
Emmanuel Palomares
Julia Urbini
Valentina Buzzurro
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 93
Produção
Produtor(es) executivo(s) Rosy Ocampo
Câmera Multicâmara
Tema de abertura «Vencer el desamor» por Daniela Romo
Empresa(s) produtora(s) Televisa
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Univision
Distribuição Televisa Internacional
Formato de exibição 1080i HDTV
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original México 12 de outubro de 2020 - 19 de fevereiro de 2021

Estados Unidos 9 de novembro de 2020 - 30 de março de 2021

Cronologia
Vencer el miedo
Vencer el pasado

Vencer el desamor (no Brasil, Vencer o Desamor) é uma telenovela mexicana produzida por Rosy Ocampo para a Televisa e exibida em Las Estrellas entre os dias de 12 de outubro de 2020 e de 19 de fevereiro de 2021. Substituiu Esta historia me suena Vol. 3 e foi substituída por ¿Qué le pasa a mi familia?. Trata-se de uma continuação da telenovela Vencer el miedo[1][2], da franquia "Vencer", que também conta com Vencer el Pasado e Vencer la Ausencia.

É protagonizada por Claudia Álvarez, David Zepeda, Daniela Romo, Emmanuel Palomares, Julia Urbini e Valentina Buzzurro, e antagonizada por Altair Jarabo, Juan Diego Covarrubias, Alfredo Gatica, Issabela Camil, Tizoc Arroyo e Marco Treviño e tem atuações estelares de Christian de la Campa, Alejandra García e Lourdes Reyes; e os primeiros atores Raquel Morell e Claudia Ríos e José Elías Moreno.[3][4].

Produção[editar | editar código-fonte]

A novela foi anunciada no evento NAPTE 2020 com o título provisório El ya no vive aquí. Em fevereiro de 2020, foi anunciado que a produção faria parte da franquia "Vencer". O elenco foi anunciado oficialmente em 14 de março de 2020. As filmagens estavam programadas para começar em abril de 2020 e a novela estrearia em 13 de julho de 2020. No entanto, em 30 de março de 2020, a Televisa anunciou que havia suspendido filmagem de suas novelas. A produção começou oficialmente em 30 de junho de 2020 e foi concluída em 16 de dezembro de 2020.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

A trama entrou no ar em 12 de outubro de 2020. Inicialmente programada para entrar no horário das 18h30, após a terceira temporada da série Esta historia me suena, a estreia foi realocada para o horário das 20h30, até então ocupado pela telenovela La mexicana y el güero, rebaixada de horário por conta de seus insatisfatórios índices de audiência.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida pelo SBT de 3 de outubro de 2022 a 15 de fevereiro de 2023, em 97 capítulos, substituindo A Desalmada e sendo substituída por Três Vezes Ana, no horário das 18h30.[5] A novela não foi exibida no dia 14 de fevereiro de 2023, em razão da transmissão do jogo de ida das oitavas de final entre PSG e Bayern pela Liga dos Campeões da UEFA. Sendo assim, seu último capítulo foi ao ar no dia seguinte (15), a exemplo do que ocorreu com a reprise de Amanhã é Para Sempre e com a inédita Amores Verdadeiros.[6]

Em Angola e Moçambique[editar | editar código-fonte]

Foi exibida dublada em português pelo canal TLNovelas, com dublagem paulista de BKS em Angola e Moçambique de 31 de outubro de 2022 a 05 de março de 2023.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quatro mulheres com idades e pensamentos diferentes, são obrigadas a conviver abaixo do mesmo teto. E todas com o mesmo problema, sofrem pela ausência de seus companheiros.

Bárbara Albarrán (Daniela Romo) é a esposa de Joaquín Falcón (José Elías Moreno), um respeitável advogado com o qual ela teve três filhos: Álvaro (David Zepeda), Eduardo (Juan Diego Covarrubias) e Gael (Emmanuel Palomares). Seu sonho de vida é viajar pelo mundo com seu esposo, mas seu plano é frustrado quando Joaquín morre de um infarto dentro de seu escritório, gerando um mistério quando Calixto Bojórquez (Tizoc Arroyo) vai atrás de Bárbara, fingindo ser um corretor de imóveis para entrar em sua casa, tentando encontrar algo que Joaquín escondeu em seu escritório. Bárbara pensa que ele está querendo vingança pelo seu maior segredo com Joaquín: depois de perder um bebê ao nascer, Bárbara e Joaquín adotaram Gael, fazendo ela acreditar que Calixto seja seu verdadeiro pai. Mas Bárbara, ao saber mais ao fundo da origem de Gael, conhece Guadalupe Guajardo (Ariane Pellicer), a mulher de um dos casos de seu falecido esposo, sendo ela a verdadeira mãe de Gael. Da mesma forma que foi confundido por Calixto, Gael é confundido por Doña Efi (Beatriz Moreno) e o padre Antero (Carlos Bonavides) com Rommel Guajardo (Emmanuel Palomares), um jovem idêntico a ele. Gael conhece a história de vida de Rommel e Guadalupe, assim começando a suspeitar que sua mãe tem estado ocultando algo dele. Decidindo investigar mais ao fundo quem é Rommel, vai pela segunda vez no Peñón de la Esperanza, mas é agredido por uma quadrilha dos Peñones, por ser confundido pelo Rommel, menos por Liendre, um velho amigo de Rommel, que ajuda Gael levando ele para conhecê-lo. Gael, arrasado e não se sentindo um Falcón, confronta Bárbara e se revolta com ela. Gael começa a visitar seu irmão gêmeo na prisão, sem imaginar que Rommel o manipularia para continuar fazendo negócios ilícitos, fazendo assim, Gael ser preso. Assim que Gael consegue sua liberdade, Rommel o dopa e troca de lugar com ele. Gael consegue esclarecer a situação com a ajuda de Lupe, e indo atrás de Rommel, que morre salvando Gael. Depois de se reconciliar com Gael, Bárbara irá reconhecer o amor com Lino Ferrer (Leonardo Daniel / Marco Treviño), um aluno das aulas de inglês de Dafne, que tem muitas coisas em comum com Bárbara como o sonho de viajar pelo mundo.

Ariadna López (Claudia Álvarez), é a nora de Bárbara com quem ela não se dá bem, devido a elas pensarem diferente sobre a criação de Tadeo (Iker García) filho de Ariadna. Ela era namorada de Eduardo, e nunca se casaram, mesmo tendo um filho juntos. Tadeo, é um menino com Síndrome de Asperger e precisa de atenção especial. Eduardo tenta fazer o seu melhor para cuidar de Tadeo, mas nunca é suficiente, e após perder seu emprego de contador por uma fraude que ele fez, vai viver na casa de sua mãe com Ariadna e Tadeo. Eduardo por precisar pagar uma grande quantia em dinheiro pela fraude, pede ajuda a Bárbara que hipoteca sua casa, deixando ela e Ariadna com uma dívida. Eduardo, não suportando mais Ariadna e Tadeo, decide abandonar ela e se casar com Linda Brown (Issabela Camil), uma empresária norte-americana com a qual se muda para Los Ángeles. Por causa disso, Ariadna decide voltar a trabalhar como jornalista no jornal "La voz del pueblo", onde começa a fazer reportagens sobre casos de abusos sexuais e sobre violência de gênero. Eduardo começa a ter problemas com Linda e Ariadna o denuncia por abandono de lar, e nem imagina que Ariadna reencontrou o amor com seu cunhado Álvaro, irmão de Eduardo que saiu de um divórcio conturbado com Olga (Altair Jarabo) após saber de uma traição dela, devido a problemas para engravidarem. Álvaro se dá muito bem com Tadeo, conseguindo entender o transtorno dele com perfeição, fazendo Ariadna e ele se apoiarem ainda mais.

Dafne Falcón Miranda (Julia Urbini), é filha de uma relação de Joaquín Falcón com Josefina Miranda (Lourdes Reyes). Bárbara descobre que Joaquín teve uma filha com Josefina, quando no seu testamento ele incluiu Dafne, fazendo ela herdeira de Joaquín. Dafne é uma mãe muito jovem, teve dois filhos com seu esposo Néstor (Joshua Gutiérrez): Clarita y Santiago. Dafne após dar a luz a Santiago, perde o esposo num acidente trágico. Sem dinheiro para pagar o aluguel de onde morava, e por ter problemas com seu padrasto, Dafne se muda para a casa de seus meios irmãos, exigindo a parte que a corresponde no testamento de Joaquín. Chegando na casa dos Falcón, Dafne conhece Gael, por quem acaba se apaixonando, mesmo sendo uma relação proibida por ele supostamente ser seu meio irmão. Gael além de se apaixonar por Dafne, se encanta com os filhos dela, mudando sua visão de compromissos. Essa relação, tratá mais problemas entre Dafne e Bárbara, que já não se davam bem. Para conseguir seguir adiante, Dafne começa a dar aulas de inglês na casa dos Falcón, sendo Lino Ferrer um de seus alunos.

Gemma Corona (Valentina Buzzurro) é filha de Levita Albarrán (Claudia Ríos), meia irmã de Bárbara que a odeia por ser fruto da infidelidade do seu pai. Gemma chega a casa dos Falcón para substituir a vaga de empregada de Cuquita (Evangelina Martínez) sem que Bárbara saiba que ela é sua sobrinha e fugindo de Cuauhtémoc Vargas (Gustavo) (Alfredo Gatica), um homem que seu pai Onofre Corona (Moisés Manzano) a vendeu para que eles se casassem e pudessem ter uma vida melhor. O sonho de Gemma é estudar para poder ajudar seu pai e seus irmãos. Depois de seu pai e Cuauhtémoc são presos por corrupção de menores, e que Bárbara e Levita se reconciliarem após um acidente, Gemma começa a morar com sua tia e continua a estudar. Porém, Gemma descobre que está grávida, e agora terá que enfrentar muitos desafios na sua vida por conta dessa gravidez precoce.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Claudia Álvarez - Ariadna López Hernández de Falcón
  • David Zepeda - Álvaro Falcón Albarrán
  • Daniela Romo - Bárbara Albarrán Vda. de Falcón
  • Altair Jarabo - Olga Collado
  • Juan Diego Covarrubias - Eduardo Falcón Albarrán
  • Emmanuel Palomares - Gael Falcón Albarrán e Romeu Galhardo
  • Julia Urbini - Dafne Falcón Miranda de Ibarra
  • Valentina Buzzurro - Gema Corona Albarrán
  • Alfredo Gatica - Gustavo Vargas
  • Issabela Camil - Linda Brown de Falcón
  • José Elías Moreno - Joaquim Falcón Ruiz
  • Joshua Gutiérrez - Nestor Ibarra Bustos
  • Christian de la Campa - Paulo Manrique
  • Alejandra García - Romena Inzunza
  • Raquel Morell - Dona Imelda Vda. de Cervantes
  • Claudia Ríos - Evita Albarrán de Corona
  • Lourdes Reyes - Josefina Miranda
  • Patricia Martínez - Martha Bustos de Ibarra
  • Francisco Avendaño - Eugênio Ibarra
  • Iván Caraza - Humberto
  • Bárbara Falconi - Cassandra Ríos
  • Paco Luna - João José
  • Mildred Feuchter - Ivette
  • Gabriela Zas - Yolanda "Yola" Enríquez
  • Jorge Alberto Bolaños - Silvestre Salmerón
  • Moisés Manzano - Onofre Corona
  • Tizoc Arroyo - Calixto Bojórquez
  • Íker García - Tadeo Falcón López
  • Mía Martínez - Clara Maria "Clarinha" Ibarra Falcón
  • Eugenio Cobo - Padre Pedro
  • Evangelina Martínez - Lucinha
  • Leonardo Daniel - Lino Ferreira / Eliseo Moraes #1
  • Marco Treviño - Lino Ferreira / Eliseo Moraes #2
  • Pía Sanz - Estefânia Cervantes
  • Mauricio García Muela - Guilherme Estévez
  • Ricardo Baranda - Inocêncio
  • Ricardo Baranda - Bruno
  • Mariana Roes - Erika
  • Andrés Vásquez - Dimitri "Dimi" Pacheco
  • Axel Araiza - Alfonso «Poncho» Martínez
  • Elena Lizarraga - Elena
  • Carlos Orozco Plascencia - Conrado
  • Esperanza Morett - Dulcina
  • Fernanda Ferruzca - Perla "Perlinha" Corona Albarrán
  • Julio Durán - Antonio "Toño"
  • Emmanuel Cano - Manolo
  • Ilka Najera - Ximena
  • Leslie Aguilar - Patricia "Paty"
  • Barbara Singer - Rosario "Chayo"
  • Renata Alejandra Aguilar - María
  • Dandy Jiménez - Sandro
  • Ariane Metcalf Pellicer - Guadalupe "Lupe" Galhardo
  • Claudia Arce Lemaitre - Tamara
  • Sergio Zaldívar - Montaño
  • Alfredo Huereca - Martín
  • Elizabeth Gudini - Giselle
  • María del Carmen Félix - Graciela
  • Paulina Goto - Marcela Durán Bracho
  • Beatriz Moreno - Efigenia Cruz
  • Carlos Bonavides - Padre Antero
  • Beng Zeng - Marco Beltrán Arizpe "La Liendre"
  • Ariane Pellicer - Guadalupe "Lupe" Galhardo
  • Jonathan Becerra - El Yeison
  • Anna Ciocchetti - Refugio
  • Carlos Gatica - David
  • Francisco Pizaña - Vidal

Audiência[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro

capítulo

Data Último

capítulo

Segunda—Sexta

20h30

93 12 de outubro de 2020 3.5[7] 19 de fevereiro de 2021 4.0[8] #1 2020 3.48

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Horário # Eps. Estreia Final Posição Temporada Classificação geral
Data Primeiro

capítulo

Data Último

capítulo

Segunda—Sexta

18h30

97 3 de outubro de 2022 5.1[9] 15 de fevereiro de 2023 4.7[10] #3 2022-23 4.67

Estreou com 5,1 pontos, segundo dados consolidados do Kantar Ibope Media, referentes a Região Metropolitana de São Paulo. Foram 0,4 pontos a menos que a estreia de A Desalmada e se tornando até então um dos piores índices de um primeiro capítulo da segunda faixa.[9] O segundo capítulo registrou 5 pontos.[11] O terceiro capítulo seguiu em queda e registrou apenas 4,8 pontos.[12] Já o quarto registrou 4,6 pontos.[13] Em 13 de outubro, registrou 5,2 pontos.[14] No dia seguinte marcou 5,3 pontos.[15] Em 18 de outubro, bateu seu recorde com 5,4 pontos.[16] No dia 1 de novembro, registrou a sua pior média com 3,6 pontos, até então.[17] Em 3 de novembro, bateu recorde com 5,6 pontos.[18] Seu último capítulo registrou 4,7 pontos, sendo até então o menos assistido das novelas da tarde.[10] Teve média geral de 4,67 pontos, apresentado um desempenho razoável.[19]

Referências

  1. TIM, Televisa. «'Vencer el Desamor', la nueva telenovela de Rosy Ocampo, buscará promover la sororidad» (em espanhol) 
  2. TIM, Televisa. «'Vencer el Desamor' revela su fecha y hora de estreno: "4 mujeres deberán recuperar el amor propio"» (em espanhol). Consultado em 23 de setembro de 2020 
  3. TIM, Televisa. «Este es el elenco completo de Vencer el Desamor, encabezado por Daniela Romo y Altaír Jarabo» (em espanhol) 
  4. TIM, Televisa. «Conoce a los protagonistas confirmados de Vencer el Desamor, la nueva telenovela de Rosy Ocampo» (em espanhol) 
  5. «Assista à primeira chamada de Vencer o Desamor, substituta de A Desalmada no SBT». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 10 de setembro de 2022 
  6. «SBT transmite PSG x Bayern de Munique pelas oitavas da Champions». www.sbt.com.br. Consultado em 14 de fevereiro de 2023 
  7. «EL ESTRENO DE "VENCER EL DESAMOR" DE TELEVISA LIDERÓ AUDIENCIAS EN MÉXICO - SEÑAL NEWS». senalnews.com (em espanhol). Consultado em 4 de outubro de 2022 
  8. «El final de ‘Vencer el desamor’ arrasó con el rating, ¡fue lo más visto en TV abierta!». TVyNovelas (em espanhol). Consultado em 4 de outubro de 2022 
  9. a b Canil, Matheus (4 de outubro de 2022). «Saiba qual foi a audiência da estreia de Vencer o Desamor, no SBT». Portal Alta Definição. Consultado em 4 de outubro de 2022 
  10. a b Redação (16 de fevereiro de 2023). «Com os dias contados, Casos de Família abre cratera na audiência do SBT». TV Pop. Consultado em 16 de fevereiro de 2023 
  11. Redação (5 de outubro de 2022). «Audiência da TV: Consolidados de terça-feira, 04/10/2022». Portal Alta Definição. Consultado em 5 de outubro de 2022 
  12. NERY, ERICK MATHEUS (6 de outubro de 2022). «Novelas da Record têm mais ibope do que versão 'pura' de Verdades Secretas 2». Notícias da TV. Consultado em 9 de outubro de 2022 
  13. NERY, ERICK MATHEUS (7 de outubro de 2022). «Sem O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta sofre nas tardes da Globo». Notícias da TV. Consultado em 9 de outubro de 2022 
  14. Redação (14 de outubro de 2022). «Audiência da TV: Consolidados de quinta-feira, 13/10/2022». Portal Alta Definição. Consultado em 19 de outubro de 2022 
  15. Novelas, Amo (18 de outubro de 2022). «Audiências 14/10: Vencer O Desamor bate recorde no SBT». Amo Novelas. Consultado em 19 de outubro de 2022 
  16. Redação (19 de outubro de 2022). «Audiência da TV: Consolidados de terça-feira, 18/10/2022». Portal Alta Definição. Consultado em 19 de outubro de 2022 
  17. Redação (3 de novembro de 2022). «Audiência da TV: Consolidados de terça-feira, 01/11/2022». Portal Alta Definição. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  18. Canil, Matheus (4 de novembro de 2022). «Vencer o Desamor bate recorde e alcança maior audiência desde a estreia». Portal Alta Definição. Consultado em 7 de novembro de 2022 
  19. Novelas, Amo (31 de janeiro de 2023). «Vencer O Desamor (2022) - tabela com audiência detalhada da novela do SBT». Amo Novelas. Consultado em 16 de fevereiro de 2023