Amigos x siempre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Amigos X Siempre
Amigos para Sempre (BR)
Amigos x siempre.png
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min. (aprox.)
Criador(es) Palmera Olguín
Martha Olaíz
Irma Ramos
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Martín Pérez Islas
Pino Castellanos
Rafael Banquells
Gilberto Macín
Eduardo Saíd
Produtor(es) Rosy Ocampo
Eduardo Meza
Elenco Belinda
Martín Ricca
Ernesto Laguardia
Adriana Fonseca
Christopher Uckermann
Lourdes Reyes
ver todos
Tema de abertura "Amigos X Siempre"
Interpretada por Belinda e Martín Ricca
Tema de
encerramento
"Amigos X Siempre"
Interpretada por Belinda e Martín Ricca
Exibição
Emissora de
televisão original
México Televisa
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original  México: 10 de janeiro de 2000
 Brasil: 12 de março de 2001 México: 16 de junho de 2000
 Brasil: 20 de julho de 2001
N.º de episódios México 115 Brasil 95
Cronologia
Último
Último
Cuento de Navidad
Carita de ángel
Próximo
Próximo

Amigos x siempre (no Brasil: Amigos Para Sempre) foi uma telenovela mexicana da Televisa, exibida entre 10 de janeiro a 16 de junho de 2000.

A trama tem Adriana Fonseca (substituída no decorrer da trama por Lourdes Reyes) e Ernesto Laguardia como protagonistas adultos, Belinda e Martín Ricca como protagonistas juvenis e Rebeca Mankita, Odiseo Bichir e Carmen Montejo como antagonistas principais.

No Brasil foi exibida pelo SBT, entre 12 de março e 20 de julho de 2001.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história ocorre em torno do Instituto Vidal, um colégio tradicional e conservador. O colégio possui uma educação bastante rígida e a um nível quase militar, sendo que meninos e meninas são separados por meio de um muro. O Instituto é dirigido por Júlia Vidal e foi fundado por seu marido Eduardo Vidal, sendo que ela está no comando do colégio desde sua morte. Júlia é uma mulher fria e infeliz pela morte de Eduardo e de sua filha Laura, além da falta de apoio e o afastamento de seu filho Salvador. Ele é um músico bem sucedido que viveu por muitos anos nos Estados Unidos, após ter tido vários desentendimentos com Júlia e por discordar de suas atitudes. Ela não aprovava a ideia de que Salvador seguisse na carreira musical, assim como as mudanças que ele pretendia fazer no colégio. Ele é pai adotivo de Pedro e vive com Amanda, sua empresária e responsável legal pela guarda de Pedro.

Laura deixou uma filha chamada Ana, que mora com a avó Júlia e seu pai Francisco. Ela é uma menina triste e reclusa por conta da morte da sua mãe e pela falta de atenção por parte de Francisco. Ele é contador do Instituto Vidal, sendo um homem sórdido e pouco confiável. Casou com Laura apenas por interesse, pois seu único objetivo é assumir o comando do colégio e se apossar da fortuna de Júlia. Salvador sempre desconfiou de seus planos, mas sua mãe nunca quis ouvi-lo e defendia cegamente Francisco. No intuito de concretizar seus objetivos Francisco namora Melissa, a bibliotecária do colégio, ela é a melhor amiga de Ana e não concorda com o tratamento dado por Francisco à menina.

Ao voltar dos Estados Unidos, em virtude dos problemas de saúde de sua mãe, Salvador se apaixona por Melissa e torna-se um grande inimigo de Francisco. Que o vê como uma potencial ameaça para seus planos, pois ao retornar ele busca se reconciliar com Júlia e convencê-la a se afastar do Instituto para tratar de sua saúde. Fazendo com que aos poucos ele consiga a aprovação dela para colocar em prática grandes mudanças na educação rígida da escola, o que será visto com grande resistência por professores e o tirano inspetor Natanael. Que se alia a Francisco no intuito de evitar o sucesso do filho de Júlia. Pedro e Ana se tornam grandes amigos e buscam mobilizar todos os alunos do instituto para que manifestem apoio as ideias de Salvador.

Produção[editar | editar código-fonte]

Foi a segunda novela do gênero infantil na carreira da produtora Rosy Ocampo, que havia obtido bastante êxito com a novela O Diário de Daniela. Martín Ricca, Christopher Uckermann e o veterano Odiseo Bichir, que haviam colaborado com o projeto anterior de Ocampo, retornavam nesta nova produção. Assim como na novela protagonizada por Daniela Luján, Amigos Para Sempre foi marcada por um enredo que envolve aventuras, emoções, lições de amizade e música.

Belinda, que foi intérprete de Ana e protagonista da trama, foi a grande revelação da trama. Além de motivo de comparação e rivalidade com Daniela Luján, que mais tarde na novela Cúmplices de um Resgate (outra produção de Rosy Ocampo), ficaria com os papéis de Belinda, que abandonou a produção por questões de agenda. Adriana Fonseca, atriz que interpretou Melissa (par romântico de Salvador), foi muito criticada pela imprensa mexicana por sua má atuação, e logo foi dispensada pelos diretores da novela devido aos seus atrasos para as gravações. Sendo escolhida como substituta a atriz Lourdes Reyes, entretanto a personagem passou a ter menos participação nos capítulos restantes.

A novela sensibilizou o público ao abordar a síndrome de Down, através do ator Pablo Tableros que sofria com com a síndrome na vida real. Durante a exibição no Brasil, alguns críticos brasileiros de televisão elogiaram a abordagem do tema pela produção mexicana. Até então, um assunto pouco explorado pelos folhetins. Na TV Brasileira o tema seria tratado com grande destaque somente alguns anos mais tarde, na novela Páginas da Vida da Rede Globo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Belinda Ana Capístran Vidal
Martín Ricca Pedro Naredo
Ernesto Laguardia Salvador Vidal Ruvalcaba
Adriana Fonseca Melissa Escobar #1
Lourdes Reyes Melissa Escobar #2
Carmen Montejo Júlia Ruvalcaba de Vidal
Rebeca Mankita Amanda Naredo
Odiseo Bichir Francisco Capístran
Yolanda Mérida Brígida Escobar
Vanessa Angers Claudia Hernández
Marcela Páez Isabel Egurrola
Juan Carlos Bonet Xavier Egurrola
Julio Mannino Marco
Oscar Traven Ernesto Sánchez Galvão
Bárbara Ferré Nina Sánchez Galvão
Héctor Ortega Cristiano Avila

Instituto Vidal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Christopher Uckermann Santiago del Valle
Daniela Mercado Lourdes Egurrola
Grisel Margarita Patricia 'Patty' Hernández
Mickey Santana Gilberto Sánchez Galvão
Naydelin Navarrete Renata Sánchez Galvão
Ronald Duarte Rafael 'Bolinha' Núñez Zaldívar
Oscar Larios João 'O Sete Léguas'
Pablo Tableros Carlos 'Carlinhos' Egurrola
Germán Robles Inspetor Natanael Güemes
Julio Monterde Professor Félix
Lucía Guilman Professora Victoria
Humberto Dupeyrón Professor Araulfo
Francisco Rossell Professor Gonçalves
Lisette Sáez Merlina
Eugenio Bartilotti Agente 000
Gerardo Camarena Agente 001

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Susan Vohn Laura Vidal Ruvalcaba de Capístran
Maripaz García Elizabeth
Esteban Franco Cúmplice de Francisco
Mariagna Prats Olga
Ariel López Padilla Pai de Ana
Oscar Morelli Máximo Luján
Héctor Gómez Professor Afonso
Raúl Magaña Geraldo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]