Marielena (1992)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marielena
A Fúria do Destino (PT)
Marielena (BR)
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Delia Fiallo
Elenco Lucía Méndez
Eduardo Yañez
Zully Montero
Mara Croatto
Salvador Pineda
ver mais
País de origem  Estados Unidos
Espanha
Idioma original espanhol
Episódios 228
Produção
Diretor(es) Rodolfo Hoppe
Andrei Zinca
Produtor(es) José Enrique Crousillat
Tema de abertura "Se acabó", por Lucía Méndez; "Nosso amor se acabou", por Perla
Exibição
Emissora original Estados Unidos Telemundo
Espanha La 1
Transmissão original 13 de abril de 19925 de março de 1993
Cronologia
Programas relacionados Querida mamá
Soledad

Marielena é uma telenovela estadunidense e espanhola produzida pela Capitalvision International Corporation para a Telemundo e Televisión Española e exibida entre 1992 e 1993 pela Telemundo em 228 capítulos e também exibida no La 1. Foi protagonizada por Lucía Méndez e Eduardo Yáñez com atuação antagônica de Zully Montero.[1]

Escrita por Delia Fiallo e sendo um remake da venezuelana Querida mamá, foi produzida por José Enrique Crousillat e adaptada por Tabaré Pérez e Isamar Hernández.

Foi exibida no Brasil pelo SBT entre 1 de junho de 1993 a 1 de janeiro de 1994 em 185 capítulos.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Marielena é uma jovem secretária de classe baixa, firme em seus valores cristãos, decente e muito ligada à família.  Porém, o amor a pegará de surpresa ao conhecer Luis Felipe e seu coração estremecer. Secretária executiva recém-formada, ela decide procurar trabalho.  Em seguida, ele reencontra Luís Felipe, que será seu chefe.  Com o passar dos dias, ela sente uma atração por ele que será impossível esconder. Ela duvida do relacionamento com o atual namorado, até que descobre que a pessoa por quem está apaixonada é um homem casado com a dona da empresa, uma senhora distinta que está com Luis Felipe há mais de 15 anos. Marielena sofre com a verdade, mas é impossível parar o sentimento.  Um dia, incapaz de resistir mais, ela se rende a ele e então começa sua própria provação, escondendo de sua mãe e irmãos que ela é a amante de um homem casado. Assim, ele vive escondendo e negando perante a sociedade a vida dupla que agora deve levar ao amá-lo.  Ele enfrentará todos os tipos de obstáculos: Cláudia, esposa de Luis Felipe, descobre tudo e se torna seu pior pesadelo. Carmela, mãe de Marielena, ao saber da situação, adoece e chantageia a filha com sua possível morte para separá-la de seu grande amor.  Marielena vai morar com Luis Felipe, mas a solidão e a rejeição das pessoas que ela ama vão acabando com ela até que ela decide forçar Luis Felipe a tomar uma decisão: ou Cláudia ou ela. Luis Felipe decide ficar ao lado de Cláudia, que o chantageia mais uma vez com seu estado de saúde. Marielena muda de cidade e decide viver outra vida longe dele e do sustento de sua família.  Em Los Angeles, ela conhece Estêvão, um homem que lhe dá confiança, apoio e um emprego. Tempos depois, casa-se com ele, e ao voltar para Miami tornou-se dona daquela empresa onde foi secretária e foi humilhada por Claudia e seus amigos. Ela também reencontra Luís Felipe e seu passado, que a confronta e tem que escolher entre o amor verdadeiro e o homem que a ama e lhe dá segurança e respeito. Como sua mãe e sua família, que a lembram novamente que deve decidir o caminho que deve seguir.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Versões[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Querida Mama en Recordar es vivir[ligação inativa] Network
  2. «Marielena». Telenoveleiros. Consultado em 17 de agosto de 2014 
  3. Soledad en IMDb

Ligações externas[editar | editar código-fonte]